TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PATCH ADAMS – O AMOR É CONTAGIOSO

Por:   •  17/9/2018  •  Resenha  •  1.345 Palavras (6 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 6

PATCH ADAMS – O AMOR É CONTAGIOSO

        No filme Patch Adams – o amor é contagioso (1998) é apresentado uma história focada na vida do personagem  Hunter Adams que inicialmente começa pela sua tentativa de suicídio, do qual decide se internar em uma clínica psiquiátrica e na convivência com os outros usuários e consultas com o psiquiatra, vê que o médico não dá importância ao seu trabalho e aos usuários ali presentes, e quando ele se depara com um problema presente no seu colega de quarto (aparentemente esquizofrênico) de ir fazer xixi, ele busca tentar resolver o problema, descobrindo um potencial em si e vontade de ajudar o próximo. A partir de então, esse seu amigo da clínica passa a chama-lo de Patch Adams, devido a sua capacidade de ajudar e curar as outras pessoas, assim como o ajudou. É neste momento, então, que Patch decide ir para a faculdade de medicina onde ao chegar na Universidade se depara com a desumanização da profissão a partir dos preceitos pregados aos estudantes, no qual o modelo biomédico prevalece, evitando qualquer tipo de contato emocional ou tratamento diferente do uso de remédios, ou seja, buscam “pregar” o afastamento na relação médico-paciente. E nesse ingresso na faculdade de medicina, Patch passa a visitar regularmente o hospital conhecendo e fazendo amizade com as enfermeiras, e visitando os pacientes.

        Uma outra questão vista no filme e que é discutida até hoje, é o “poder” hierárquico presente entre o médico e os demais profissionais da saúde e seus pacientes. Por isso Patch Adams vai tentar construir uma imagem diferente da medicina na época. Através da solidariedade e afeto pelos pacientes, ele vai buscar trazer uma melhoria na qualidade de vida de tais, deixando de lado o que a medicina “prega”, o modelo biomédico com uso de medicamentos em horários determinado, sem qualquer tipo de contato a mais e a superioridade aparentemente presente, enquanto Patch vai buscar trazer animação para pessoas que estão ali no hospital, apenas esperando melhoria ou o fim da vida, buscando conhecê-los, realizando sonhos e mostrando a medicina como uma forma prazerosa de tratar das enfermidades. Dentre tais ações, uma que foi marcante foi ainda no início do filme, quando Patch entra na ala pediátrica e se depara com várias crianças doentes, onde sua atitude foi pegar um material médico e cortar, utilizando como nariz de palhaço para trazer alegria para elas.

        No momento de seu ingresso, ainda, Patch Adams apaixona-se por Carin Fischer, sua colega de faculdade e uma das poucas mulheres no curso de Medicina que não o suporta e não aceita seu método de estudo e visão de como a medicina deveria ser, o que resulta em falta de interesse em Patch. No entanto, Carin depois de um tempo e ter conhecido Patch melhor, vendo suas visitas aos pacientes demonstra um pouco de interesse em prosseguir com o romance e, no decorrer do filme, Patch Adams conquista sua confiança e seu coração com o afeto que demonstra com as demais pessoas e a paixão pela verdadeira prática da medicina. Conhece, ainda, Truman Schiff, um simpático jovem rapaz que torna-se seu amigo de imediato, instigado a conhecer seus métodos e ingressar em suas “aventuras”.

        Apesar de seus métodos pouco convencionais, Patch Adams é o primeiro da turma, com ótimo desempenho escolar. Todavia, suas notas não são o suficiente para seu humanismo ser aceito pelos seus colegas e demais médicos, e muito menos convencer o reitor da universidade de medicina de seu enorme potencial como médico inovador das políticas da medicina. Enquanto Adams convive diariamente com os pacientes do hospital, tornando-os mais acessíveis, alegres e saudáveis através do elo emocional que é construído, a sociedade médica, em especial o mesmo reitor, sente-se ameaçado por esta atitude, repudiando-a e levando a juízo para expulsão da faculdade.

        É através do diálogo feito entre a humanização da medicina e o modelo biomédico presente na medicina e no médico em si, que o filme nos mostra a importância de novos métodos de atuação e a relação do médico-paciente que se faz necessária, pois desta forma a qualidade de vida das pessoas podem melhorar e a vontade para lutar para vencer a doença também, se motivando para o tratamento.  E é com esta paixão por exercer a profissão, esta humanização e melhoria da qualidade de vida através da atenção ao doente, que Patch Adams nos transmite a mensagem “o amor é contagioso”, pois este é o sentimento que um médico deve transmitir a seus pacientes, formando uma relação da qual o paciente se sinta a vontade e possa falar de como se sente, ao invés de seguir apenas as medicações do seu prontuário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (99.6 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com