TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Situação problema do filme: Patch Adams “O amor é contagioso”

Por:   •  22/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  1.286 Visualizações

Página 1 de 2

PUC Minas – Curso de Psicologia

DISCIPLINA: Psicopedagogia

PROFESSORA: Rosa Maria Corrêa

ALUNOS: Luciene Isabel de Jesus Silva

Situação problema do filme: Patch Adams “O amor é contagioso”

O filme Patch Adams: o amor é contagioso, retrata o espaço hospitalar, com as dificuldades dos pacientes, profissionais, os seus enfrentamentos e como um profissional, pode exercitar sua humanidade.

Situação problema: Patch Adams, que, após tentar suicidar-se resolve por conta própria internar-se num hospital psiquiátrico.

        

Descrição da situação problema: Um professor instrutor de uma turma de estudantes de medicina ao instruir seus alunos disse a beira leite, e o professor disse: “este é um suicida, ingeriu soda caustica.” E começou a descrever o quadro clínico do paciente. Olhando para o paciente vi um fio de lágrima escorrendo em sua face que expressava imensa dor. Fiquei impactada com aquela cena fria. Após a visita, senti uma imensa necessidade de conversar com o paciente, de saber o que estava acontecendo, como se sentia. Foi para mim um grande aprendizado de como não abordar pessoas que estão sentindo dores, sejam estas de qualquer natureza. Este e outros episódios são comuns em escolas. Prioriza-se o problema e não o aluno.

        Se mudarmos o ambiente do filme, podemos facilmente identificar essas situações dentro da escola, nas salas de aula, por exemplo, para um aluno tido como “aluno problema” que muitas vezes o seu nome é substituído por adjetivos pejorativos tais como: “marginalzinho”, “o problema da turma”, etc.de uma maneira diferente, aquele aluno pode estar de alguma maneira tentando falar que está precisando de ajuda, ou será que simplesmente vamos preferir colocar aquele aluno pra fora e negar a ele o direito de aprender? Que tipo de investimento fará quando nos depararmos com esse tipo de situação? Talvez a resposta esteja nessa cena do filme sendo uma das partes que Patch Adams tenta se aproximar de um paciente muito rancoroso e amargo, que sente fortes dores devido a um câncer em estado terminal, tamanha insistência de Patch que consegue aproximar-se dele, cria um laço de amizade incrível, pois consegue ainda tirar um sorriso do paciente mesmo com tantas dores, é Patch quem está ao lado dele quando ele vem a falecer.

         Se deixarmos um pouco de lado o “título” superior, lembrando que antes de tudo a criança ali presente é uma pessoa que precisa sim de aprender, mais que precisa ver no “educador” um amigo que ela possa confiar que as relações intersubjetivas, amorosas, cuidadoras, precisam estar presentes principalmente para criar junto à pessoa que estamos acompanhando, um ambiente em que possa haver desenvolvimento emocional para se viver com mais recursos, com mais criatividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (65 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com