TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERGUNTA DE PSICOLOGIA

Artigo: PERGUNTA DE PSICOLOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  6.009 Palavras (25 Páginas)  •  1.214 Visualizações

Página 1 de 25

1_O adolescente realiza três lutos fundamentais, são eles:

Alternativas:

A: Luto pelos ganhos infantis; luto pelo papel e a identidade infantis; luto pelos pais infantis.

B: Luto pelo corpo infantil; luto pela personalidade infantil; luto pelos pais da infância.

C: Luto pelo corpo infantil: luto pelo papel e a identidade infantis; luto pelos pais da infância.

D: Luto pelos sonhos infantis; luto pela personalidade infantil; luto pelos pais infantis.

E: Luto pela dissolução da simbiose parental; luto pelos amigos da infância; luto pelas transformações corporais.

Resposta do aluno: C

2_ Amanda é uma menina de 15 anos, tem dias que chega em casa com toda energia, canta, pula , dança. Em outros dias, está calada, quieta e às vezes confusa; explode fácil quando questionada. A mãe de Amanda, preocupada, procura você como um profissional de psicólogia e pede ajuda. Quais seriam as orientações adequadas para a mãe de Amanda?

I – A senhora deve repreender sua filha toda vez que ela apresentar mau humor

II – A senhora deve vigiá-la constantemente e repreender todas as atitudes incoerentes da mesma, pois ela já é praticamente adulta

III – A senhora deve procurar entender que estas oscilações de humor e atitudes são normais da fase (adolescência) em que ela se encontra

IV – Evite criticar, mas procure se aproximar e dialogar o mais frequentemente possível, pois essa é uma fase cheia de dúvidas

V – Se a adolescente se enveredar para o caminho das drogas e do álcool não precisa se preocupar, pois isto faz parte dessa fase

Assinale a alternativa que contenha todas as assertivas corretas:

Alternativas:

A:Todas corretas

B:Somente a I está correta

C:III, IV corretas

D:I e III corretas

E:I, III e V corretas

Resposta do aluno: C

3_ Um jovem de 15 anos de idade está cursando o ensino médio numa escola de seu bairro. É uma pessoa bastante popular entre os colegas e principalmente em relação a alguns professores. Esses últimos o consideram bastante pelo seu interesse em discussões sobre ideologias políticas. Faz parte, inclusive, do grêmio estudantil da escola. Local onde, além de fazer suas discussões, encontra ótimo espaço para atividades sociais. Têm muitos amigos, e a família já está deixando de ser o centro da sua existência.Tem discussões com os pais em razão de algumas posturas rebeldes que apresenta, principalmente em relação aos horários de chegar em casa à noite. Apesar disso sempre que tem algum problema, procura compartilhar com os pais, se sente orientado.

A maioria dos colegas são do mesmo sexo, outros jovens com quem pode falar e comentar sobre as garotas. Inclusive sobre aquelas que estarão na festinha no fim de semana.

Gosta de futebol e pratica sempre que pode. Está cheio de dúvidas sobre o que fazer na faculdade, cursar História, Arte, Sociologia ou Psicologia. Mas não consegue se decidir.

Em relação ao caso descrito reflita.

I. O interesse por ideologias políticas pode indicar um conflito pessoal com autoridades.

II. A necessidade que sente das orientações paternas indica que fortes laços afetivos foram estabelecidos em relação à família.

III. Não deveria sentir necessidades de orientações dos pais, pois está numa idade em que o afastamento familiar é normal.

IV. O jovem se encontra na primeira fase da adolescência, pois ainda busca pares do mesmo sexo para se relacionar.

V. Apesar de já ter certa autonomia, e um maior distanciamento familiar parece ter uma significativa confiança em relação a essa. Isso demonstra sua imaturidade, pois já deveria ser completamente independente.

Alternativas:

A: Apenas, III, IV e V

B: Apenas, I e II.

C: II, III e V, apenas.

D: V, apenas.

E: I, apenas.

Resposta do aluno: A

4_ “Fernando passou no vestibular para cursar oceanografia muito cedo (aos 17 anos). Ao término do 1º semestre, para o desespero de seus pais, ele resolveu trancar a faculdade e fazer algumas viagens para conhecer outras culturas. Conseguiu um emprego, guardou algum dinheiro e começou seu passeio pelo mundo. Depois de um ano viajando, voltou ao Brasil e resolveu cursar a faculdade de Psicologia. Hoje, aos 39 anos, Fernando é um respeitado psicólogo da área clínica.”

O que aconteceu com Fernando na adolescência é comum, pois segundo Erik Erikson a adolescência é um período de:

Alternativas:

A: moratória psicossocial durante a qual o indivíduo depende de um tempo de reflexão paraintegrar elementos da identidade do ego no qual os compromissos da vida adulta são adiados.

B: moratória egóica na qual ocorre a superação de defesas menos elaboradas que permitirão a passagem para o estágio subseqüente como um ego progressivamente mais integrado, em que dúvidas e incertezas são recorrentes.

C: moratória psicossexual que se apresenta a partir de elementos contraditórios: como o desejo de ser alguém e a necessidade de fantasiar, o que demanda sua resolução para que a passagem para a fase adulta seja possível.

D: moratória parcial, de duração decrescente, que favorecerá ensaios de papéis sociais exigidos nos estágios subseqüentes.

E: moratória individual que requer uma evolução da dependência para a autonomia, com a substituição gradativa do apego individual pela responsabilidade social.

Resposta do aluno:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.6 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com