TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PPS Psicologia

Trabalho Universitário: PPS Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  4.111 Palavras (17 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 17

MÓDULO: PRINCÍPIOS, PROCEDIMENTOS E PRÁTICA DE SUPERVISÃO – 80h.

UNIDADE 1

SUPERVISÃO EDUCACIONAL

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Como a supervisão era vista na Grécia Antiga?

R: Na Grécia antiga a Supervisão era considerada treinamento para estudantes e que na Idade Média era enviado às escolas um professor, percebido pelos demais como alguém que controlava as atividades, a fim de garantir que aspectos morais e religiosos da instituição fossem desenvolvidos.

2. Ao longo do tempo, o conceito de supervisão escolar sofreu algumas modificações, passando por três fases: Fiscalizadora, Construtiva e Criadora. Explique cada uma delas.

R: Fase Fiscalizadora: Essa fase confunde-se com a inspeção, ou seja, tinha como objetivo o cumprimento das leis de ensino, a situação legal dos professores, o cumprimento de datas e prazos, verificação de documentos escolares.

Fase Construtiva: Trata-se de uma supervisão orientadora e reconhece a necessidade de melhorar a atuação dos professores. Surgem os cursos de aperfeiçoamento e atualização dos educadores. Neste sentido, o objetivo maior é examinar as falhas na atuação dos professores.

Fase criativa: É atual, na qual podemos perceber uma mudança de postura do professor supervisor que passa de inspetor a colaborador e tem como objetivo o aperfeiçoamento de todo o processo ensino-aprendizagem. A supervisão criadora estimula e orienta, de maneira democrática e cientifica os mestres, a fim de que se desenvolvam profissionalmente e sejam capazes de melhorar o ensino-aprendizagem.

3. Explique o Projeto de Lei nº 4.106, de 2012, expondo seu ponto de vista sobre o conteúdo.

R: O Projeto de Lei nº 4.106, de 2012, tem por finalidade regulamentar a profissão de Supervisor Educacional, além de deixar claro quais são suas atribuições. Explica quais são as atividades que o supervisor precisa exercer, qual o perfil que este profissional precisa ter. O Projeto de Lei também busca justificar a necessidade deste profissional na comunidade escolar enfocando a questão que nos dias atuais sua atuação é indispensável para a constante evolução e renovação do universo escolar.

De fato se justifica a criação deste Projeto de Lei para regulamentar essa profissão, pois é indiscutível a necessidade da existência desse tipo de profissional no meio escolar.

O que se busca é um profissional articulador que saiba coordenar, promover, mobilizar, assessorar, orientar, planejar e acompanhar tudo o que diz respeito às novas propostas pedagógicas.

A escola é uma instituição de suma importância na vida do ser humano e o prepara para viver na sociedade e para se tornar um cidadão pleno, e necessita de profissionais competentes e em constante preocupação com relação ao seu desenvolvimento.

O supervisor é fundamental para ser um profissional que zela pela quantidade e qualidade do que é ensinado pelas escolas, pois ele é um professor também e, dessa forma, sabe exatamente do que os alunos precisam.

4. Escolha cinco dificuldades e problemas enfrentados pelo supervisor escolar, elencados no item 7.2, e argumente sobre cada um.

R: a) Resistencia a mudança: No caso de professores com muito tempo de carreira não aceitam bem mudanças, estão tão habituados com sua rotina e acreditam que sua experiência basta criando resistência a qualquer tipo de mudança que venha tira-los de sua rotina.

b) Escola de hoje despreparada para o aluno que recebe: Um dos fatores que dificultam a qualidade do ensino é o grande número de aluno por turma. Além disso, nem todo profissional formado tem condição de assumir sala, na maioria os professores tem muita teoria e pouca pratica em sala de aula.

c) Pouca motivação do professor, metodologia ultrapassada e desinteresse por aprimoramento e capacitação: Muitos profissionais da educação estão desmotivados, e isso causa grande perda na qualidade do ensino. Cada vez menos criativos e não procuram se abrir para novos conceitos e ideias. Esse é um grande desafio do supervisor de conscientizar o professor a se atualizar e capacitar para os desafios diários da educação.

d) Desvalorização do profissional pelos próprios professores e funcionários: Esse é um trabalho de soma e não de divisão de ideias, professores e funcionários nem sempre dão o devido valor ao supervisor que está na escola. Nem sempre são receptivos e acham que possuem mais conhecimento e não querem aceitar as orientações do supervisor, considerando que aquilo que a supervisão orienta é uma crítica ao trabalho.

e) Professores desestimulados: Os professores, muitas vezes pelo stress ou pelo salario estão insatisfeitos e isso dificulta a atuação do profissional que está na supervisão que não consegue trabalhar da maneira adequada com cada professor, que acaba ficando inacessível.

5. Proponha alternativas, além das citadas no item 7.3 desta unidade, que possam colaborar na solução dos problemas enfrentados pelo supervisor escolar.

R: Presença constante do supervisor nas reuniões com os professores e deixar bem claro as vantagens que os professores têm por existir um supervisor educacional na sua escola e de que maneira isso contribui com o seu trabalho.

6. Buscando pela definição do papel do supervisor pedagógico, Vasconcelos (2002), começa por aquilo que a supervisão não é. O que não é função de um supervisor escolar, segundo o autor?

R: O supervisor não deve ser visto como autoritário, mas como membro de uma equipe, também não visto como coringa que na falta de alguém está disponível para substituir, ele tem sua função e deve ser respeitado como a de qualquer outro funcionário da escola.

7. Escolha um tema apresentado na unidade e faça um texto argumentativo posicionando-se a respeito.

R: Dificuldades enfrentadas e atribuições do supervisor educacional

Ao longo da história conta que o supervisor tem uma função muito técnica e politica que contribui para uma capacitação de autonomia escolar sempre com a participação tanto da parte burocrática como a do professor-conhecimento-aluno.

O profissional tem que agir com bom senso frente uma situação de desequilíbrio, agir de maneira neutra e conduzir a situação para um melhor resultado possível e equilibrado. Uma das grandes dificuldades encontradas pelo supervisor atualmente é o encontro da sua identidade e afirmação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com