TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCIPAIS FUNDAMENTOS E TEORIA DA SAÚDE MENTAL

Projeto de pesquisa: PRINCIPAIS FUNDAMENTOS E TEORIA DA SAÚDE MENTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 2

FUNDAMENTOS BÁSICOS E TEORIA EM SAÚDE MENTAL

Há alguns temas específicos de saúde que são poucos abordados por negligência do poder público fazendo que com que esse desconhecido se torne um tema pouco estudado e conhecido dificultando um conhecimento aprofundado e uma atuação eficaz. Porém é de extrema importância conhecer os aspectos históricos que norteiam a saúde mental para entender todo o seu processo evolutivo de abordagem e intervenções.

O início da história mostra que a loucura foi tratada como questões religiosas de possessão de espíritos e não como doença, o que levava as famílias o encarceramento da pessoa para não haver prejuízos alheios.

Vários filósofos e historiadores trouxeram várias teorias e supostos tratamos a saúde mental, alguns associaram à pobreza essa incapacidade de integrar-se a um grupo, intitulado já em meados do século XVIII como doença do espírito.

O que levou estigmar a doença foi considera-la de responsabilidade dos pacientes, como se pudessem controlar, considerados perigosos, violentos e ameaçadores para a sociedade ditas normais, levando ao pensamento errôneo de que o tratamento deveriam ser castigos. O que levou por uma boa parte da história a doença mental ser tratada com injustiças e desumanidade, agravando a situação da pessoa que precisava de um tratamento medicamentoso e correto.

Os asilos eram depósitos de pessoas em situações precárias, um desvirtuamento da proposta inicial. Eles pretendiam recolher os doentes, dar-lhes proteção, abrigo e cuidados gerais de saúde, conter as crises e oferecer-lhes a oportunidade de conviver com outras pessoas, de trabalhar no campo ou encontrar alguma outra forma de ocupação.

Foi então que as ideias Foucault, filósofo francês do século XX,tomaram força. Ele dizia que essas iniciativas não passavam de um grande confinamento, o que provavelmente se aplicava à França, mas não ao resto do mundo. A releitura de Foucault feita por vários historiadores importantes da área da Medicina mostra que sua interpretação não corresponde à realidade e aos poucos a realidade foi sendo alterada ao longo da história, não tão rápido como se esperava e quanto a necessidade pedia.

As doenças mentais foram classificadas em códigos para facilitar o tratamento , classificadas em CID (Classificação Internacional de Doenças), agrupadas em orgânica, psicose e neuroses.

Orgânica

 Delirium – alteração da consciência, confusão mental. Grau leve e moderado.

 Demência – prejuízo progressivo da inteligência

Psicose

 Delírio- vivência delirantes primárias e suas elaborações

 Alucinações – auditivas ou verbais

 Alterações da consciência do eu: vivencias de influência

• Esquizofrenia

• Paranoia

• Transtorno severos de humor

Neuroses

 Ansiedade

 Histeria

 Obsessiva

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com