TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR EM GESTÃO DE TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS (PROINTER_IV)

Artigo: PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR EM GESTÃO DE TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS (PROINTER_IV). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  1.358 Palavras (6 Páginas)  •  1.163 Visualizações

Página 1 de 6

Na sociedade humana, as organizações fornecem os meios para atender as necessidades das pessoas. Serviços de saúde, água, energia, segurança pública, controle de poluição, alimentação, diversão, educação em todos os níveis praticamente tudo depende das organizações (MAXIMIANO, 2012, p. 3). E, complementa que as organizações têm passado por muitas mudanças nos últimos anos e vêm adequando-se a elas para atender a um mercado exigente e altamente competitivo. Cujas transformações desencadearam a percepção da valorização do ser humano atrelado e incorporado à cultura das organizações para a manutenção da competitividade. Tal fato repercutiu na necessidade de implantação de um processo eficaz de gestão para administrar os fatores referentes às pessoas inseridas neste contexto.

2 DESENVOLVIMENTO TEMA:

“De que forma as relações sindicais e suas respectivas negociações podem impactar positivamente nos processos de recrutamento e seleção nas organizações e como as ações de saúde e segurança do trabalho podem contribuir neste contexto, conciliando a teoria com a prática profissional?”

2.1“Qual a importância das Técnicas de Recrutamento e Seleção para Gestão de Pessoas dentro das organizações?”

Atualmente, as empresas priorizam melhorias em seus processos, visando sempre alavancar vendas, maximizar seus lucros e reduzir custos. Condiz com as forças e fraquezas de uma organização. Contudo, existem também ameaças e oportunidades externas apresentadas pelo mercado e concorrentes, culminando para o acirramento da disputa pelo mercado, com proporções cada vez mais volumosas.

Toda empresa procura se destacar entre seus concorrentes e não basta, apenas, possuir máquinas e equipamentos de última geração; deve contar com colaboradores bem capacitados e adequados para desempenharem seus cargos e funções de maneira eficiente, buscando sempre a eficácia organizacional. Todo colaborador embasado pelos conceitos da eficiência organizacional, está empreendendo acertadamente o seu trabalho.

Desta forma, as empresas que trabalham com eficiência nos seus processos, com colaboradores que trabalham corretamente, há probabilidade maior de alcançar os objetivos e metas do que outras que não se preocupam com a sua eficácia. As organizações priorizam agregar a dinâmica corporativa de pessoas qualificadas e preparadas para as representarem e desenvolverem funções dentro desta temática. Por conseguinte, devem-se realizar processos de seleção e recrutamento de pessoas adequadas para preencherem os cargos disponíveis. Em linhas gerais, o principal fator a ser constatado é que os cargos disponibilizados pelas organizações devem ser preenchidos por profissionais experientes e com perfis direcionados a tais competências, uma tarefa árdua, em face dos fatores: falta de competências que o cargo exige; a organização não definiu o perfil adequado para o preenchimento do cargo; não descreve as exigências do cargo.

É salutar identificar a necessidade de elaboração adequada do Recrutamento e da Seleção de Pessoas, diminuindo o índice de rotatividade no quadro de colaboradores e visando melhorias no atendimento e prestação de serviços. A rotatividade de pessoas é algo que demonstra a fragilidade e deficiência de processos administrativos e gerenciais nas empresas. O recrutamento e seleção de pessoas, se bem aplicado, é primoroso e relevante quanto ao bom desempenho organizacional.

2.2 “De que forma os conhecimentos na área de Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas poderão agregar benefícios para os processos na área de pessoas nas organizações?”

A área de Relações Trabalhistas é a pilastra do RH nas empresas. Ela está presente em todas as organizações, independente do porte ou do ramo de atuação, tratando de rotinas como folha de pagamento, controle de ponto e de benefícios. Com os módulos desta solução, as empresas exercem sua responsabilidade social, recolhendo impostos e remunerando de forma correta dentro dos prazos estabelecidos.

Atendendo as rotinas inerentes do Departamento de Pessoal, cite-se: admissão, férias, rescisão, emissão de documentos, controle de impostos e cálculos de folha de pagamento, a Administração de Pessoal gerencia e realiza com eficiência processos trabalhistas e sindicais nas organizações. De acordo, com a legislação vigente mantém registro de informações cadastradas e confere precisão à consulta de dados. Além de executar, automaticamente, os processos solicitados pelo usuário. Desse modo, contribui para que os profissionais de RH.

Recursos Humanos - executem com rapidez procedimentos operacionais e parametrizações, conforme suas necessidades. Os termos são muitos, mas cada um com a sua importância dentro das Negociações trabalhistas: data-base, dissídio, acordo coletivo e convenção coletiva. Quase todos os trabalhadores e empresários estão acostumados a ouvir estes termos relacionados ao mundo corporativo, mas muitas pessoas ainda não sabem o que significam exatamente.

Conforme a legislação trabalhista, data base é a data na qual os sindicatos representantes das respectivas categorias têm para negociar, requerer, rever, modificar ou extinguir normas contidas nos instrumentos normativos de sua categoria, cujo mês se discute o reajuste salarial. Anualmente, é convocada Assembléia Geral para instalar o processo de negociações coletivas. As determinações da Convenção Coletiva atingem a todos os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com