TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL TERAPIA COMUM

Relatório de pesquisa: PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL TERAPIA COMUM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 3

PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA

PROMOÇÃO DE SAÚDE PSÍQUICA

TERAPIA COMUNITÁRIA

WHAT?

A TC constitui-se de um espaço público aberto, de ajuda mútua, onde se aborda tanto o indivíduo na sua singularidade como no seu contexto social, familiar e cultural. Através da escuta das histórias de vida de cada pessoa, todos se tornam co-responsáveis pela superação dos desafios do dia-a-dia, despertando a solidariedade, a partilha, valorizando-se a dinâmica interna de cada indivíduo e sua capacidade de transformação individual e coletiva.

A TC favorece o desenvolvimento de uma teia de relação social que propicia as trocas de experiências, a retomada de habilidades e a superação de adversidades baseado na aquisição de recursos sócio- emocionais e na conquista da força individual e coletiva.

WHY?

• Valorização Pessoal

O segundo eixo temático valorização pessoal ocorre quando o individuo acredita que ele enquanto sujeito do processo da vida que se dá de modo dinâmico passa a ser pertença desse grupo social, entendida na aceitação de diferenças individuais, fazendo surgir a valorização de cada ser humano e o aprendizado de conviver com a diversidade.

Nesse eixo as participantes relatam aspectos valorativos que se encontram alicerçados nas teorias de conhecimento e que contribuem para o fortalecimento das proposições de vida de cada pessoa.


Os encontros de TC tecem redes de apoio e despertam possibilidades de mudanças, já que as pessoas do grupo participam de uma mesma cultura e partilham entre si recursos de comunicação e laços de identidade, apresentando afinidades em seus sofrimentos e a busca de soluções para os mesmos.

• Fortalecimento dos vínculos

O terceiro eixo que trata do fortalecimento de vínculos de solidariedade traz também à tona a importante relação da identidade grupal que se constrói.

Para entender vínculos se faz importante considerar o sujeito como múltiplo, tendo múltiplas origens ao longo de sua vida, além das primeiras relações, onde alguns vínculos são considerados como emergidos em sua origem, por inscrever no sujeito àquilo que não fazia parte de sua personalidade, modificando-o, suplementando-o, tornando-o um outro sujeito, que não estava previsto na infância. Nesse contexto, o enquadre grupal é considerado como próprio da vincularidade, e se configurando como um atributo terapêutico. Desse modo, a realização de seu potencial constitui-se na medida em que as relações em seu interior estimulam em seus participantes a constante produção de novos vínculos e pertenças e, com isso, a formulação de sujeitos.

As transformações provocadas pela TC revelam o fortalecimento e renovação de vínculos promotores de saúde, seja no espaço familiar, no lazer, laboral e espiritual. Enfim, as sessões dessa terapia permitem a construção de vínculos de amizade, de comunidade e vínculo social. Além disso, a TC vem se firmando como uma tecnologia de cuidado, pouco onerosa, onde são geradas e, ao mesmo tempo, implementadas ações de promoção da saúde e prevenção do sofrimento emocional nas relações. Pode ainda ser compreendida como uma estratégia de reabilitação e de inserção social através da rede de apoio social instigada por ela.

Esta terapia é compreendida como um espaço de partilha das vivências, permitindo o alívio do sofrimento, valorização pessoal e fortalecimento dos vínculos concorrendo para o surgimento da resiliência. Além disso, revela-se o empoderamento por meio da capacidade do participante da TC de gerenciar a sua vida, e estimular a mobilização do grupo para questões inerentes ao coletivo.

As participantes em suas falas revelam o resgate da riqueza de identidade humana onde passa a existir a melhora da relação com os demais do grupo, enquanto se humano importante nesse espaço coletivo desenvolvendo ações de sustentabilidade diante das dificuldades que podem lhe causar sofrimento mental.

A terapia comunitária vem funcionando como base para o desenvolvimento de redes solidárias, reforço da identidade e diversidade cultural dos grupos, uma vez que trabalha perdas, crises, e valoriza as competências do individuo e da familia. Tem na dialogicidade a essência da educação como prática da liberdade e considera que a superação passa pela vivência da emoção e identificação com o sentimento, dando possibilidade de ressignificação, objetivando assegurar o aprofundamento de questões relativas ao Eu, baseado em princípios equitativos, universais e integrais.

WHO?

Psicologia

WHEN?

• 02 horários de 30 minutos, de livre adesão, em hora do almoço.

1 encontro por semana na sala de reuniões.

• Está indicado para qualquer pessoa da organização que queira partilhar deste espaço.

HOW?

Inicialmente divulgar a importância de um programa de Qualidade de Vida e facilitar a implantação do Projeto da Terapia Comunitária junto as chefias.

HOW MUCH?

...

Baixar como  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »