TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROVAS OPERATÓRIAS PIAGETIANAS: CLASSIFICAÇÃO

Por:   •  23/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  938 Palavras (4 Páginas)  •  4.306 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADES INTEGRADAS DE JAÚ[pic 1]

R. Ten. Navarro, 642 - Chácara Miraglia, Jaú - SP, 17207-310 Telefone:(14) 2104-3301 www.fundacaojau.edu.br

PSICOLOGIA

Caroline Tiburcio Gabriele Fernanda Poyo Jorge Fernando Marzanati

PROVAS OPERATÓRIAS PIAGETIANAS: CLASSIFICAÇÃO

Profª. Elaine Gardinal

JAÚ - 2016


Teoria do Desenvolvimento Cognitivo de Jean Piaget

Piaget buscou conhecer o processo de construção do conhecimento humano, e usou o desenvolvimento da criança como ponto inicial, postulando que esta nasce com uma bagagem biológica e hereditária que, quando em contato com o meio social, aprimora-se e molda-se na inteligência. Com isso, investigou o desenvolvimento cognitivo da criança.

Com sua Epistemologia Genética, Piaget estudou como ocorre a construção do conhecimento lógico e quais são os mecanismos envolvidos neste processo, considerando as noções de tempo, espaço, objeto, entre outras. Piaget constatou a dinâmica aprendizagem-desenvolvimento e também constatou que a aprendizagem é um processo de aprimoramento gradativo, no qual a criança aprimora-se à medida que passa por níveis mais complexos de conhecimento. De acordo com sua teoria, os seres humanos passam por uma série de estágios, períodos de desenvolvimento, nesse processo de construção do conhecimento. São eles:

  • Sensório-motor (0 a 2 anos);
  • Pré-operatório (2 a 7 anos);
  • Operações concretas (7 a 11-12 anos);
  • Operações formais (11-12 anos em diante).

Para Piaget, a aprendizagem e o desenvolvimento intelectual estão relacionados ao processo de equilibração, que possui dois esquemas e está diretamente relacionado ao contato com o meio. Um dos esquemas é a assimilação, que é um processo cognitivo desenvolvido a partir da interação do indivíduo com o meio, no qual o sujeito incorpora, interpreta e filtra nova informações de origem conceitual, motora ou sensorial. O outro é a adaptação/acomodação, no qual novos esquemas mentais são modificados ou os já existentes são modificados. Logo, a equilibração é o balanço entre esses dois processos.

Como dito acima, de acordo com Piaget, para a criança evoluir e se desenvolver intelectualmente, aprimorando seu aprendizado, ela deve passar por determinados estágios/períodos. Ao transpor essas etapas, novas qualidades e novos conhecimentos são agregados ao seu pensamento.

Como o enfoque deste trabalho encontra-se no estágio/período das Operações Concretas, é nele que iremos nos aprofundar.

Operações concretas (7 a 11-12 anos)

Neste período, o pensamento da criança torna-se reversível e conservador, tornando- a capaz de observar a transformação no formato de um objeto e mentalmente realizar a operação inversa, concluindo que a mudança não alterou a quantidade do objeto. Outra característica importante nesse período é a regressão do egocentrismo e interiorização das ações. Há também a compreensão da conservação de quantidade de matéria, de peso e de


volume, entre outros. Contudo, não há a coordenação dessas formas, visto que foco está no objeto concreto e não nas hipóteses.

Provas Piagetianas

As Provas Piagetianas são consideradas de grande importância para a Psicopedagogia, pois são recursos epistemológicos para a investigação de como funciona a construção gradativa do conhecimento, da aprendizagem nas crianças. Tais provas, atualmente, são muito utilizadas pela Psicopedagogia para a avaliação do raciocínio e da construção do conhecimento de crianças em idade escolar, visando avaliar o nível cognitivo da criança e verificando se há possíveis defasagens.

Ao aplicar as provas, durante o processo de avaliação, em que há diálogos informais e flexíveis, deve-se prestar atenção às respostas e justificativas, bem como levar em consideração o contexto, o comportamento, a fala, entre outros. Vale ressaltar que a avaliação e análise destas provas requer o conhecimento das etapas do desenvolvimento humano, descritas por Piaget. Tal domínio implica na eficácia da avaliação.

A Categoria das Provas Operatórias po Idade

As Provas Operatórias de Piaget são classificadas por idades, o que possibilita facilidade e precisão ao escolher a prova a ser aplicada.

Idades

Prova/Categoria

Prova/Tipo

6 anos

Conservação

Pequenos conjuntos discretos de elementos

Seriação

Seriação de palitos

7 anos

Seriação

Seriação de palitos

Conservação

Pequenos conjuntos discretos de elementos, matéria, comprimento, superfície, líquido.

Prova de espaço

Unidimensional

8 e 9 anos

Conservação

Massa, comprimento, superfície, líquido, peso.

Classificação

Mudança de critério, Quantificação de Inclusão de Classes, Interseção de Classes.


Espaço

Unidimensional e Bidimensional.

10 - 12 anos

Conservação

Massa, comprimento, superfície, líquido, peso.

Classificação

Mudança de critério, Quantificação de Inclusão de Classes, Interseção de Classes.

Espaço

Unidimensional e Bidimensional.

Conservação

Volume

acima de 12 anos

Conservação

Volume

Pensamento Formal

Combinação de Fichas, Permutação de Fichas, Predição.

Espaço

Tridimensional

Fonte: Sampaio, 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (136.3 Kb)   docx (37.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com