TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA

Trabalho Universitário: PSICOLOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2013  •  2.158 Palavras (9 Páginas)  •  644 Visualizações

Página 1 de 9

Alunos:

Ana Laíde Videira Yamana

Dimas Francisco Vargem Zanon

Luciana Francisca de Barros

Luciana Sayuri Fugita Luíza Gonçalves Falcato

Professor Ms.: Pedro Zille Dutra

A adequação do ensino às características individuais dos alunos

A adequação do ensino às características individuais dos alunos

Psicologia da Educação 1

Sumário

A adequação do ensino às características individuais dos alunos 2

Estratégias educativas de resposta às diferenças individuais 2

As pesquisas ATI 5

O projeto Head Start 6

Tema Página

eixo da qualidade do ensino a partir de uma perspectiva construtivista 7

As diferenças individuais no estado inicial dos alunos diante da aprendizagem 8

A resposta à diversidade de capacidades, de interesses e de motivações na escola como um

atuação diferenciada 10

A opção para um currículo aberto e ao ensino como uma tarefa de conservação constante e O que as adaptações curriculares, a opcionalidade e a diversificação curricular comportam? . 1

Curiosidades 13

Referências Bibliográficas 14

Sites consultados ....................................................................................................... 14

A adequação do ensino às características individuais dos alunos

Psicologia da Educação 2

A adequação do ensino às características individuais dos alunos

Estratégias educativas de resposta às diferenças individuais

A análise das características individuais do aluno e a sua relação com a aprendizagem1 escolar constituem um dos temas fundamentais na psicologia do ensino.

O objetivo dessa análise é de primeiro apresentar e discutir algumas estratégias gerais da resposta às diferenças individuais dos alunos que os diferentes sistemas educativos adotaram ao longo da história. Tais estratégias são analisadas a partir das diferentes concepções sobre a natureza e a origem das diferenças individuais, o que leva a destacar idéias baseadas na adaptação das formas e dos métodos de ensino e no ensino adaptativo como o mais adequado de acordo com a concepção interacionista2 das diferenças individuais que se adotou. A partir dessa tomada de posição, é possível analisar algumas das linhas de pesquisa e de aprofundamento teórico e empírico que desenvolvem essa estratégia com o fim de ajudar a colocá-las em prática. Assim, são consideradas em primeiro lugar as proposições das denominadas pesquisas ATI, centradas precisamente na pesquisa e interações entre características dos alunos e tratamentos ou métodos educativos. A valorização dos resultados dessas pesquisas leva a postular a importância de dispor de algum tipo de teoria do ensino que possa guiar conceitualmente a pesquisa para respostas básicas às questões sobre as características individuais dos alunos.

Seguindo a análise feita por Cronbach (1967) e Glaser (1977), cinco estratégias são utilizadas para o tratamento educativo das diferenças individuais dos alunos:

1. Estratégia seletiva: parte da premissa de que o aluno avance ou progrida no sistema educativo até o nível que as suas capacidades permitam e que abandone

1 a.pren.di.za.gem: sf (aprendiz+agem) 1 Ação de aprender qualquer ofício, arte ou ciência. 2 O tempo gasto para aprender uma arte ou ofício. 3 Psicol Denominação geral dada a mudanças permanentes de comportamento como resultado de treino ou experiência anterior; processo pelo qual se adquirem essas mudanças. Var: aprendizado.

2 Surge como uma alternativa para promover ambientes interativos de qualidade que promovam o diálogo efetivo entre alunos e professores, a interação social e a colaboração. Representada por cognitivistas como J. Piaget, o professor torna‐se o mediador, o “desequilibrador” de todo o processo de aprendizagem; provocando conflitos e situações problemáticas que estimulem a reversibilidade de pensamento e que levem ao educando a questionar sua ação, com também de “regulador”, mediando às inter‐relações dos alunos, dando ênfase a procedimentos democráticos e lúdicos. O aluno será o interagente. O conhecimento resultará da ação do aluno sobre a realidade e desta sobre ele. “A criança como o adulto, só executa alguma ação exterior ou mesmo inteiramente interior quando impulsionada por um motivo e este se traduz sempre sobre a forma de uma necessidade (uma necessidade elementar ou um interesse, uma pergunta, etc) [...] a visão de um mesmo objeto suscitará diferentes perguntas em uma criança ainda incapaz de classificação e em uma maior, cujas idéias são mais amplas e mais sistemáticas. Os interesses de uma criança dependem, portanto, a cada momento do conjunto de suas noções adquiridas e de suas disposições afetivas, já que estas tendem a completá‐las em sentido de melhor equilíbrio” (PIAGET, 1995, p.14).

A adequação do ensino às características individuais dos alunos

Psicologia da Educação 3 quando estas não forem suficientes ou adequadas para continuar. O sistema educativo tem alguns objetivos, conteúdos e métodos de ensino3 fixos e comuns para todos os alunos. Enquanto alguns alunos têm capacidade para alcançar esses objetivos e aprender os conteúdos mediante os métodos utilizados, outros não as têm, ou somente tem até certo nível de complexidade. Podemos citar, como exemplo, em um determinado momento e de acordo com os resultados obtidos em etapas anteriores da escolaridade, induzem os alunos até certas vertentes ou vias de ensino, impedindo-os ou desaconselhando-os ao acesso de outras; como também, as provas ou exames de grau para dar continuidade ao sistema educativo.

Estratégias educativas de respostas às diferenças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com