TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA

Ensaios: PSICOLOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  1.422 Palavras (6 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 6

A leitura como momento lúdico para o desenvolvimento das crianças

Projeto de Intervenção apresentado à disciplina Estágio Supervisionado II da Universidade Aberta do Brasil, na Universidade Federal de Alagoas, sob a orientação da professora Maria Andreza Fabrício Pinheiro da Silva, como parte das atividades avaliativas desta disciplina.

Santana do Ipanema-AL

2012

SUMÁRIO

1. Tema--------------------------------------------------------------------------------------------------04

2. Justificativa -----------------------------------------------------------------------------------------05

3. Objetivo Geral -------------------------------------------------------------------------------------07

3.1 Específicos ----------------------------------------------------------------------------------------07

4. Metodologia ----------------------------------------------------------------------------------------08

5. Cronograma ----------------------------------------------------------------------------------------10

7. Referências --------------------------------------------------------------------------------------- 14

1 – TEMA:

A leitura como momento lúdico para o desenvolvimento das crianças

Através da literatura infantil a criança descobre o mundo mágico que os livros podem revelar. A cada momento prazeroso da criança pode-se perceber que esse contato direto com os livros pode ajudar socialmente no desenvolvimento cognitivo e emocional da identidade da criança de forma significativa procurando formar um cidadão crítico e consciente. Esse projeto tem como prioridade incentivar o hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam: a infância e que esse é mais um caminho que leva a criança de forma prazerosa a desenvolver a imaginação, as emoções e os sentimentos.

2 – JUSTIFICATIVA

O tema foi escolhido em função da presença de conceitos de linguagem e literatura como medida importante desde cedo para a criança, principalmente do ato de ouvir histórias e ter contato direto com o livro que desperta o prazer pela leitura.

Em razão de perceber a necessidade da literatura infantil no espaço de estágio entramos com a proposta de tornar significativo cada momento do processo de identidade da criança através das histórias infantis, tornando importante o momento lúdico despertando a oralidade, a fantasia e o reconto.

Aproveitando também, que nessa fase as crianças apresentam maior capacidade de concentração, fixam como ouvintes, e conquistam sua própria linguagem, sentimos a necessidade de montar este projeto abrangendo contos e histórias e música como: o sapo não lava o pé, chapeuzinho vermelho, Chapeuzinho amarelo, a formiguinha e a neve, dentre outros porque acreditamos que a Literatura Infantil deve ser prazerosa e não repetitivo e mecânico, de forma que lhes permitam viajar em outro mundo,

proporcionando momentos de risos e novos conhecimentos.

Através da nossa observação identificamos a necessidade de trabalhar com esse tema, em prol da criança por elas gostarem tanto de histórias infantis. Então a junção e a importância do lúdico, que nós estagiários viemos para motivar a criança a desenvolverem mais a oralidade começando pela a arte de contar histórias na Educação Infantil, de modo a desenvolver o interesse e o hábito pela leitura através é um processo diário que começa logo cedo na educação.

Para Bettelheim (1996, p. 20).

Enquanto diverte a criança, o conto de fadas a esclarece sobre si mesmo, e favorece o desenvolvimento de sua personalidade. Oferece significado em tantos níveis diferentes, e enriquece a existência da criança de tantos modos que nenhum livro pode fazer justiça à multidão e diversidade de contribuições que esses contos dão à vida da criança.

Há momentos que consideramos a leitura um ato muito importante para a criança, quanto mais cedo ela tiver contato com a literatura oral e escrita será grande a responsabilidade de se tornar um adulto leitor. Uma vez que a criança leia ou ouça uma história ela será capaz de comentar, questionar e refletir sobre elas adquirindo uma postura reflexiva muito relevante na formação cognitiva dela.

Para Silva (1992, p.57)

“Bons livros poderão ser presentes e grandes fontes de prazer

E conhecimento. Descobrir estes sentimentos desde bebezinhos

poderá ser uma excelente conquista para toda a vida”.

De acordo com os teóricos afirmam que é através dos livros que as crianças desenvolvem o hábito de leitura e é com a presença de ilustrações que ela pode imaginar e criar sua própria história. È de forma simples que os livros por sua vez são capazes de provocar em seres tão pequenos emoção, entretenimento, fantasia, prazer e através dele começar a assumir uma identidade própria.

3-OBJETIVO GERAL

* O projeto tem como objetivo geral mostrar como a Literatura Infantil ira contribuir no desenvolvimento social, emocional, e afetivo da criança através das histórias infantis. Por isso com o passar dos anos a educação se preocupa cada vez mais com a contribuição para formar um individuo crítico, responsável e atuante na sociedade. De fato estamos vivendo em uma sociedade onde as trocas sociais acontecem com muita velocidade seja através da linguagem oral, visual, artística, corporal e da leitura oral e escrita.

3-1OBJETIVOS ESPECÍFICOS

* Desenvolver na criança momentos e competências da escrita e da leitura de maneira que a literatura infantil venha influenciar positivamente no processo de aprendizagem;

* Focar principais importâncias que a literatura infantil oferece a criança, ou seja, a busca de fundamentos para valorizar o conhecimento, a interação, informação e recreação necessária ao ato de ler;

* Proporcionar a criança um momento de vivenciar momentos como:ouvir e sentir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com