TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA

Trabalho Escolar: PSICOLOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  9.568 Palavras (39 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 39

ativ_1 e 2

UNIGRAN - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE DOURADOS

CURSO: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS ATIVIDADE:

Aula 01 e aula 02

Aluno: ROENIL LINO DOS SANTOS

RGM:0235217

Polo : LONDON

Disciplina: PSICOLOGIA APLICADA ANO LETIVO: segundo bimestre

2014

DATA PARA ENTREGA: 05/05/2014 Valor de cada atividade 1,25

Total das duas Atividades: 2,5

QUERIDO ALUNO (A)

Envie as atividades das aulas 1 e 2 por meio do portfólio 1

QUALQUER DÚVIDA SOBRE AS CORREÇÕES DAS ATIVIDADES DEVERÃO

SER ENCAMINHADAS VIA PORTFÓLIO DAS ATIVIDADES CORRESPONDENTES.

POR FAVOR, NÃO COLOQUEM AS RESPOSTAS DE SUAS ATIVIDADES NO QUADRO DE AVISO.

USE O ESPAÇO FORUM PARA POSTAREM SUAS DÚVIDAS OU MESMO PELO PORTFÓLIO. OBRIGADA!

PROF.ª Me. SILVIA MARA PAGLIUZO MURAKI.

ATIVIDADES DA AULA 1

1. Não há uma só teoria psicológica, mas sim uma multiplicidade de enfoques, correntes, escolas, paradigmas, variados objetos de estudo e metodologias concorrentes, muitas das quais apresentam profundas divergências entre si.

a) Discorra sobre Psicologia Ciência e Psicologia do Senso Comum

R: Psicologia senso comum se adquire informalmente-nao proporciona diretrizes para a avaliacao de questoes complexas. As pessoas geralmente confiam muito na intuicao, na lebranca de experiencias pessoais ou nas palavras, de algumaautoridade, o senso comum e o conhecimento da realidade diaria, olhando ouvindo e aprendendo, muitas vezes na pratica, mais sem conhecer seus fundamentos reais, como por exemplo: uma dona de casa as vezes sabe exatamente quanto tempo um cafe ficara quentinho na garrafa termica, sendo queela nunca estudou a respeito. O senso comum nesse tipo de conhecimento percorre um caminho que vai do habito a tradicao passando de geracao pra geracao. E nessa tentativa de facilitar o dia a dia, que o senso comumfaz suas propriasteorias, na realidade um conhecimento que numa interpretacaolivre poderiamos chamar de teorias medicas, fisicas psicologicas, etc.O senso comum mistura e recicla os outros saberes muito mais especializaos e os redEquipe Portal de Contabilidade

O regime de competência é um princípio contábil, que deve ser, na prática, estendido a qualquer alteração patrimonial, independentemente de sua natureza e origem.

Por este princípio, as receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento.

A COMPETÊNCIA é o Princípio que estabelece quando um determinado componente deixa de integrar o patrimônio, para transformar-se em elemento modificador do Patrimônio Líquido.

Da confrontação entre o valor final dos aumentos do Patrimônio Liquido - usualmente denominados "receitas" - e das suas diminuições - normalmente chamadas de "despesas" ou "custos" , emerge o conceito de "resultado do período": positivo, se as receitas forem maiores do que as despesas; ou negativo, quando ocorrer o contrário.

RECEITAS

As receitas consideram-se realizadas:

1 - nas transações com terceiros, quando estes efetuarem o pagamento ou assumirem compromisso firme de efetivá-lo, quer pela investidura na propriedade de bens anteriormente pertencentes à Entidade, quer pela fruição de serviços por esta prestados;

2 - quando da extinção, parcial ou total, de um passivo, qualquer que seja o motivo, sem o desaparecimento concomitante de um ativo de valor igual ou maior;

3 - pela geração natural de novos ativos independentemente da intervenção de terceiros;

4 - no recebimento efetivo de doações e subvenções.

DESPESAS OU CUSTOS

Consideram-se incorridas as despesas ou custos:

1 – quando deixar de existir o correspondente valor ativo, por transferência de sua propriedade para

2 – pela diminuição ou extinção do valor econômico de um ativo;

3 – pelo surgimento de um passivo, sem o correspondente ativo.

AS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS E O PRINCÍPIO DA COMPETÊNCIA

O fulcro está na qualificação das variações diante do Patrimônio Líquido, isto é, na decisão sobre se estas o alteram ou não.

A compreensão do cerne do Princípio da COMPETÊNCIA está diretamente ligada ao entendimento das variações patrimoniais e sua natureza. Nestas encontramos duas grandes classes:

1) a daquelas que somente modificam a qualidade ou a natureza dos componentes patrimoniais, sem repercutirem no montante do Patrimônio Líquido, e

2) a das que o modificam.

As primeiras são denominadas de "qualitativas", ou "permutativas", enquanto as segundas são chamadas de "quantitativas", ou "modificativas". Cumpre salientar que estas últimas sempre implicam a existência de alterações qualitativas no patrimônio, a fim de que permaneça inalterado o equilíbrio patrimonial.

O Princípio da Competência não está relacionado com recebimentos ou pagamentos (regime de caixa), mas com o reconhecimento das receitas geradas e das despesas incorridas no período.

uza a um tipo de teoria simplificada, produzindo uma determinada visao do mundo. O senso comum integra de um modo precario( mas esse o seu modo), o conhecimento humano. Isso nao ocorre rapidamente, muitas vezes podemos estar proximos do conceito cientificos. A relacao da psicologia cumum e complexa. Os detractores dapsicologia afirmam que de psicilogia todos sabemos um pouco, que a psicologia nao passa de um senso comum esclarecido que tem por objetivo comfirmar o obvio e em redescobrir o que ja se sabe. A psicologia cientifica responde ao senso comum desmostrando as contradicoes expressas em varios provebios aponta, a indentificacao de fronteiras e das circustancias em que se aplica, apresenta resultados de investigacao psicologicas contra intuitivos e resalto a existencia de areas em relacao as quais o senso comum pouco ou nada tem a dizer,como a neuropsicologia e a psicologia congnitiva experimental. O artigo discute estes argumentos, analisa as contradicoes do senso comum em provebio portugues descreve 10 resultados-contra intuitivos da psicologia congnitiva e defende em conclusao o distanciamento da psicologia cientifica face ao senso comum.

b) Descreva sobre as três principais abordagens de Psicologia (Gestalt- Behaviorismo e Psicanálise ). (sua resposta deve atingir no mínimo 6 linhas).

R: PRIMEIRA: parte carcterixa a psicologia como ciencia- traz suas historias, seu objetivo de estudo, as principais teorias, as areas de conecimento e sua aplicacao pratica. O estudo dessa parte oferece uma visao geral da psicologia. A dimensao fonte-ondeas coisas acontecem de fato, o aqui agora: o meu ato de escrever e dominar o ambiente e os equipamentos dos quais faco uso, o ato do internauta de ler, compreender a leitura e o ambiente que o envolve a todo os instante que essa dimensao da conciencia nao retrocede muito ao passado e da mesma forma, nao avanca para o futuro. Ela se limita a registrar s atos presentescom um espaco-tempo (passado/futuro) suficiente para que os momentos ( presentes) tenham continuidade.

R:SEGUNDA: parte trata-se de algum tema teorico-multideterminacao do humano, inteligencia, a vida afetiva, grupos sociais, indentidade e sexualidade. A dimensao processual-amplitude de sistema que abriga expectativas, planos e qualquer registro mental em aberto; aquelas questoes que causam ruidos e umpulsiona o ser humano a busca de solucoes. Essa amplitude de conciencia permite observar questoes do passado e investigar tambem apresenta nossa posicao quanto a visao do ser humano em psicologia e um pouco do futuro etc.

R: TERCEIRA: parte aborda, do ponto de vista da psicologia, alguns aspectos darealidade vivida pelo jovem em nossa cultura-familia , escola, adolecencia escolha proficional violencia. O estado dessa parte proporciona ao jovem uma visao mais criticas dos fenonimos sociaise, consequentimente, maior lucidez quanto aatuacao presente e futura nos grupos sociais a que pertence, dimensaoampla-regiao de sistema que, sem ser um dispositivos de memoria, alberga os conhecimentos do passado e experimentacoes pela qual o ser humano atravessou na vida: uma antiga profissao que nao se tem mais qualquer habilidade para exercer, guarda registro importantes que servirao como experienciaem outras praticas. Qual dimensao procesual, esse amplitude da conciencia permite examinar o passado e avancar no futuro-tudodentro de limites impostos pelo proprio desenvolvimentos mental do individuo. O behaviorismo se basea fundamentalmente na previsibilidade das reacoes aos estimulos e reforcos. Seus obejetivos educacionais buscam resultados defenidosantecipadamente para que seja possivel diante de uma crianca ou adolecente, projetar a modelagemdo adulto, o comportamento e aquilo que pode ser objetivamente estudado a personalidade e uma colecao do comportamento pode ser modelo atraves da administracao de reforcos positivos e negativos, o que implicatambem numa relacao causal entre reforco(causa) e comportamento(efeito): O behaviorismo ingnoraaconciencia os sentimentos e os estados mentais sua teoria chamada de epistemologia genetica ou teoria temologia genetica ou teoria psicogenetico e amais conhecida concepcao construtivistas da formacao da inteligencia; em suateoria, explica comoo individuo desde do seu nascimento.

2. Estudar o homem é pensar sobre si mesmo. Para Bock (2002), a subjetividade pode ser vista também como objeto de estudo da psicologia. Descreva o que é subjetividade.

R: Subjetividade e entendida como o espaco intimo do individuo, ou seja como ele” instala” a sua

Opiniao ao que e dito (mundointerno) com o qual ele se relaciona com o mundo social(mundo externo), resultando tanto em marcas singulares na formacao do individuo quanto na construcao de crencas e valores compartilhados na dimensao cultural que vao constituir a experiencia historica e coletiva 1 dos grupos e populacao. A psicologia social utiliza frequentimente esse conceito de subjetividade ou subjetivacao. Etimologia: do latim subjetivas(subsere: “colocar sobre + Jcere:2 ativar, jogar, lancar, a subejetividade na psicologia foi conceituada apartir das inquietacao do sujeito, de modo que pensadores foram levados a sintetizara questao na contraposicao entre caracteristicas interna e externas.subjetividade e algo que varia de acordo com o julgamento de cada pessoase um tema que cada individuo pode interpretar da sua maneira, que e subjetivo. Subjetividade dizrespeito ao sentimento de cada pessoa, sua opiniao sobre determinado assunto. Subjetividade e algo que munda de acordo com cada pessoa, por exemplo: gosto pessoal, cada um possui o seu, portanto e algo subjetivo. O tema subjetividade varia de acordo com os sentimentos e habitos de cada um, e uma relacao e opiniao individual, nai e passiva de discucao, uma vez que cada-um da valor para uma coisa especifico. A subjetividade e formada-atraves das crencas e valores do individuo, com suas experiencias e historias de vida. O tema da objetividade e bastante debatido e estudado em psicologia, como ela se forma, de onde vem etc.

ATIVIDADES DA AULA 2

Dentro da história humana, o trabalho é um elemento que se confunde com a própria vida, uma vez que é ele o instrumento utilizado pelo próprio homem para saciedade corporal e, portanto, de sobrevivência. Nesse sentido elabore um texto explicativo sobre : (com no mínimo 6 linhas cada

a) R: E inicialmente denominada como psicologia industrial, estuda os fenonimos psicologicos presentes nas organizacoes. Mais especificamente, atua sobre os problemas organizacionais, ligados a gestao de recursos humanos( ou gestao de pessoas). 23.6% dos psicologos trabalham na area organizacional, o que a torna a segunda maior area da psicologia a psicologia esta ligadas as empresas atualmente, seja no bem-estar de cada um colaboradores, ate mesmo na emocao geradas numambiente de trabalho, tradicionalmente, as principais areas da psicologia organizacional sao: recrutamentos selecao de pessoal, treinamento e diagnosticos organizacional

b)

c)

d) b) Discorra sobre o trabalhador do sec. XXI.

e) R: A gestao de pessoas sera o maior desafio a ser vencido pelo engenheiro de producao como gestor da industria do seculo XXI. Apesar de todo discurso empreendido pelas empresas eespecialistas na area de recursos humanos, ao analisarmos o mercado de trabalho, constatamos o aumento de dificuldades das empresas, no preechimento de suas vagas, devido ao alto nivel de exigencias do perfil dos candidatos. Posteriormente, observamos tambem a dificuldade em motiva-los em seus quadros. No mundo globalizado, onde as informacoes estao disponiveis com muita facilidade, vemos pessoas cada vez mais sonhadoras e insastisfeitas com a propria realidade e na maioria das vezes, sem o delineamento cloro do seu caminho proficional. O outro exemplo: India e China ocuparam no atual cenario mundial, um lugar tao importante que ja se fala, entre estudiosos de geopolitica, em dominar o seculo XXI como o seculo Asiatico.

c) Descreva sobre as três principais abordagens de Psicologia (Gestalt- Behaviorismo e Psicanálise ). (sua resposta deve atingir no mínimo 6 linhas).

R: A obra de de Skinner pode ser compaada apenas com a de Freud sobre a psicanalise. Seus trabalhos variaveis de controle de variosproblemas humano. Dessa forma, seu estudo buscam descrever causas, efeitos de variaveis e possiveis formas de modificar esses problemas. Sua metadalogia prioriza o estudo do sujeito unico, em sua relacao compormentais estabelecidas com o ambiente no qual esta inserido. Mais importante do que a descricao das respostas que levam os individuo aos consultorios e oconhecimento da funcao que essas respostas apresentam nesse ambiente. O modelo e Darwinista e baseia-se em selecao das respostas (ditas comportamentos por consequencia, portanto, Skinner) nao discute as manifestacoes comportamentais em termo, de normal e patologica(Banaco 1997). Skinner adotou uma possicao como tese deque somente o comportamento pode ser totalmente descrito, istoisto e mensuraveis e perceptivel atraves de instrumentos de medida (Fadiman e Frager 2002). Para essa abordagem, portanto o comportamento e o objetivo de estudo que tenta descrever dentro de quais determinadas circustancias o individuo responde da quela forma e quais as consequencias seguem-se a essa resposta de forma e mante-la. Qualquer mudanca nas circustancias, resposta ou nas consequencias modificaram toda a relcaoe, por tanto o comportamento(Banaco, 1997). A grande ferramenta que os analistas do comportamentos tem para descreverem e manipularem essas relacoes e a analise funcional. Atraves desse tipo de analise e possivel encontrar as relacoes estabelecidas entre individuo eo ambiente, assim como a experimentacaode modificacoes nessas relacoes, que e descrita por balanco(1997) como tecnicas comportamentais. No cenario clinico, ha alguma tecnica que podem ser utilizada como tratamento, como por exemplo: de recompensas e punicao(reforco possitivo e negativo) e de dessnsibilizacao( Fadiman e Frager 2002) na teoria congnitiva, como tambem e denominada a abordagem Bhaviorismo, mais paticularmente a abordagem congnitiva-comportamental o comportamento nunca e visto de forma isolada, pois ele esta sempre inserido emum contexto onde havera a sua sugnificacao(Banaco, 1997).

Oi professora tentei dar meu melhor tudo de bom ROSENIL!!!

f) b)

P.S. Para complementação do conteúdo da disciplina e ajudá-los na elaboração das

atividades , disponibilizei “ artigos e links” na plataforma em “Material de Aula” .

Bons Estudos.

Profª. Me Silvia Mara Pagliuzo Muraki

UNIGRAN - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE DOURADOS

CURSO: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS ATIVIDADE:

Aula 01 e aula 02

Aluno: ROENIL LINO DOS SANTOS

RGM:0235217

Polo : LONDON

Disciplina: PSICOLOGIA APLICADA ANO LETIVO: segundo bimestre

2014

DATA PARA ENTREGA: 05/05/2014 Valor de cada atividade 1,25

Total das duas Atividades: 2,5

QUERIDO ALUNO (A)

Envie as atividades das aulas 1 e 2 por meio do portfólio 1

QUALQUER DÚVIDA SOBRE AS CORREÇÕES DAS ATIVIDADES DEVERÃO

SER ENCAMINHADAS VIA PORTFÓLIO DAS ATIVIDADES CORRESPONDENTES.

POR FAVOR, NÃO COLOQUEM AS RESPOSTAS DE SUAS ATIVIDADES NO QUADRO DE AVISO.

USE O ESPAÇO FORUM PARA POSTAREM SUAS DÚVIDAS OU MESMO PELO PORTFÓLIO. OBRIGADA!

PROF.ª Me. SILVIA MARA PAGLIUZO MURAKI.

ATIVIDADES DA AULA 1

1. Não há uma só teoria psicológica, mas sim uma multiplicidade de enfoques, correntes, escolas, paradigmas, variados objetos de estudo e metodologias concorrentes, muitas das quais apresentam profundas divergências entre si.

a) Discorra sobre Psicologia Ciência e Psicologia do Senso Comum

R: Psicologia senso comum se adquire informalmente-nao proporciona diretrizes para a avaliacao de questoes complexas. As pessoas geralmente confiam muito na intuicao, na lebranca de experiencias pessoais ou nas palavras, de algumaautoridade, o senso comum e o conhecimento da realidade diaria, olhando ouvindo e aprendendo, muitas vezes na pratica, mais sem conhecer seus fundamentos reais, como por exemplo: uma dona de casa as vezes sabe exatamente quanto tempo um cafe ficara quentinho na garrafa termica, sendo queela nunca estudou a respeito. O senso comum nesse tipo de conhecimento percorre um caminho que vai do habito a tradicao passando de geracao pra geracao. E nessa tentativa de facilitar o dia a dia, que o senso comumfaz suas propriasteorias, na realidade um conhecimento que numa interpretacaolivre poderiamos chamar de teorias medicas, fisicas psicologicas, etc.O senso comum mistura e recicla os outros saberes muito mais especializaos e os redEquipe Portal de Contabilidade

O regime de competência é um princípio contábil, que deve ser, na prática, estendido a qualquer alteração patrimonial, independentemente de sua natureza e origem.

Por este princípio, as receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento.

A COMPETÊNCIA é o Princípio que estabelece quando um determinado componente deixa de integrar o patrimônio, para transformar-se em elemento modificador do Patrimônio Líquido.

Da confrontação entre o valor final dos aumentos do Patrimônio Liquido - usualmente denominados "receitas" - e das suas diminuições - normalmente chamadas de "despesas" ou "custos" , emerge o conceito de "resultado do período": positivo, se as receitas forem maiores do que as despesas; ou negativo, quando ocorrer o contrário.

RECEITAS

As receitas consideram-se realizadas:

1 - nas transações com terceiros, quando estes efetuarem o pagamento ou assumirem compromisso firme de efetivá-lo, quer pela investidura na propriedade de bens anteriormente pertencentes à Entidade, quer pela fruição de serviços por esta prestados;

2 - quando da extinção, parcial ou total, de um passivo, qualquer que seja o motivo, sem o desaparecimento concomitante de um ativo de valor igual ou maior;

3 - pela geração natural de novos ativos independentemente da intervenção de terceiros;

4 - no recebimento efetivo de doações e subvenções.

DESPESAS OU CUSTOS

Consideram-se incorridas as despesas ou custos:

1 – quando deixar de existir o correspondente valor ativo, por transferência de sua propriedade para

2 – pela diminuição ou extinção do valor econômico de um ativo;

3 – pelo surgimento de um passivo, sem o correspondente ativo.

AS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS E O PRINCÍPIO DA COMPETÊNCIA

O fulcro está na qualificação das variações diante do Patrimônio Líquido, isto é, na decisão sobre se estas o alteram ou não.

A compreensão do cerne do Princípio da COMPETÊNCIA está diretamente ligada ao entendimento das variações patrimoniais e sua natureza. Nestas encontramos duas grandes classes:

1) a daquelas que somente modificam a qualidade ou a natureza dos componentes patrimoniais, sem repercutirem no montante do Patrimônio Líquido, e

2) a das que o modificam.

As primeiras são denominadas de "qualitativas", ou "permutativas", enquanto as segundas são chamadas de "quantitativas", ou "modificativas". Cumpre salientar que estas últimas sempre implicam a existência de alterações qualitativas no patrimônio, a fim de que permaneça inalterado o equilíbrio patrimonial.

O Princípio da Competência não está relacionado com recebimentos ou pagamentos (regime de caixa), mas com o reconhecimento das receitas geradas e das despesas incorridas no período.

uza a um tipo de teoria simplificada, produzindo uma determinada visao do mundo. O senso comum integra de um modo precario( mas esse o seu modo), o conhecimento humano. Isso nao ocorre rapidamente, muitas vezes podemos estar proximos do conceito cientificos. A relacao da psicologia cumum e complexa. Os detractores dapsicologia afirmam que de psicilogia todos sabemos um pouco, que a psicologia nao passa de um senso comum esclarecido que tem por objetivo comfirmar o obvio e em redescobrir o que ja se sabe. A psicologia cientifica responde ao senso comum desmostrando as contradicoes expressas em varios provebios aponta, a indentificacao de fronteiras e das circustancias em que se aplica, apresenta resultados de investigacao psicologicas contra intuitivos e resalto a existencia de areas em relacao as quais o senso comum pouco ou nada tem a dizer,como a neuropsicologia e a psicologia congnitiva experimental. O artigo discute estes argumentos, analisa as contradicoes do senso comum em provebio portugues descreve 10 resultados-contra intuitivos da psicologia congnitiva e defende em conclusao o distanciamento da psicologia cientifica face ao senso comum.

b) Descreva sobre as três principais abordagens de Psicologia (Gestalt- Behaviorismo e Psicanálise ). (sua resposta deve atingir no mínimo 6 linhas).

R: PRIMEIRA: parte carcterixa a psicologia como ciencia- traz suas historias, seu objetivo de estudo, as principais teorias, as areas de conecimento e sua aplicacao pratica. O estudo dessa parte oferece uma visao geral da psicologia. A dimensao fonte-ondeas coisas acontecem de fato, o aqui agora: o meu ato de escrever e dominar o ambiente e os equipamentos dos quais faco uso, o ato do internauta de ler, compreender a leitura e o ambiente que o envolve a todo os instante que essa dimensao da conciencia nao retrocede muito ao passado e da mesma forma, nao avanca para o futuro. Ela se limita a registrar s atos presentescom um espaco-tempo (passado/futuro) suficiente para que os momentos ( presentes) tenham continuidade.

R:SEGUNDA: parte trata-se de algum tema teorico-multideterminacao do humano, inteligencia, a vida afetiva, grupos sociais, indentidade e sexualidade. A dimensao processual-amplitude de sistema que abriga expectativas, planos e qualquer registro mental em aberto; aquelas questoes que causam ruidos e umpulsiona o ser humano a busca de solucoes. Essa amplitude de conciencia permite observar questoes do passado e investigar tambem apresenta nossa posicao quanto a visao do ser humano em psicologia e um pouco do futuro etc.

R: TERCEIRA: parte aborda, do ponto de vista da psicologia, alguns aspectos darealidade vivida pelo jovem em nossa cultura-familia , escola, adolecencia escolha proficional violencia. O estado dessa parte proporciona ao jovem uma visao mais criticas dos fenonimos sociaise, consequentimente, maior lucidez quanto aatuacao presente e futura nos grupos sociais a que pertence, dimensaoampla-regiao de sistema que, sem ser um dispositivos de memoria, alberga os conhecimentos do passado e experimentacoes pela qual o ser humano atravessou na vida: uma antiga profissao que nao se tem mais qualquer habilidade para exercer, guarda registro importantes que servirao como experienciaem outras praticas. Qual dimensao procesual, esse amplitude da conciencia permite examinar o passado e avancar no futuro-tudodentro de limites impostos pelo proprio desenvolvimentos mental do individuo. O behaviorismo se basea fundamentalmente na previsibilidade das reacoes aos estimulos e reforcos. Seus obejetivos educacionais buscam resultados defenidosantecipadamente para que seja possivel diante de uma crianca ou adolecente, projetar a modelagemdo adulto, o comportamento e aquilo que pode ser objetivamente estudado a personalidade e uma colecao do comportamento pode ser modelo atraves da administracao de reforcos positivos e negativos, o que implicatambem numa relacao causal entre reforco(causa) e comportamento(efeito): O behaviorismo ingnoraaconciencia os sentimentos e os estados mentais sua teoria chamada de epistemologia genetica ou teoria temologia genetica ou teoria psicogenetico e amais conhecida concepcao construtivistas da formacao da inteligencia; em suateoria, explica comoo individuo desde do seu nascimento.

2. Estudar o homem é pensar sobre si mesmo. Para Bock (2002), a subjetividade pode ser vista também como objeto de estudo da psicologia. Descreva o que é subjetividade.

R: Subjetividade e entendida como o espaco intimo do individuo, ou seja como ele” instala” a sua

Opiniao ao que e dito (mundointerno) com o qual ele se relaciona com o mundo social(mundo externo), resultando tanto em marcas singulares na formacao do individuo quanto na construcao de crencas e valores compartilhados na dimensao cultural que vao constituir a experiencia historica e coletiva 1 dos grupos e populacao. A psicologia social utiliza frequentimente esse conceito de subjetividade ou subjetivacao. Etimologia: do latim subjetivas(subsere: “colocar sobre + Jcere:2 ativar, jogar, lancar, a subejetividade na psicologia foi conceituada apartir das inquietacao do sujeito, de modo que pensadores foram levados a sintetizara questao na contraposicao entre caracteristicas interna e externas.subjetividade e algo que varia de acordo com o julgamento de cada pessoase um tema que cada individuo pode interpretar da sua maneira, que e subjetivo. Subjetividade dizrespeito ao sentimento de cada pessoa, sua opiniao sobre determinado assunto. Subjetividade e algo que munda de acordo com cada pessoa, por exemplo: gosto pessoal, cada um possui o seu, portanto e algo subjetivo. O tema subjetividade varia de acordo com os sentimentos e habitos de cada um, e uma relacao e opiniao individual, nai e passiva de discucao, uma vez que cada-um da valor para uma coisa especifico. A subjetividade e formada-atraves das crencas e valores do individuo, com suas experiencias e historias de vida. O tema da objetividade e bastante debatido e estudado em psicologia, como ela se forma, de onde vem etc.

ATIVIDADES DA AULA 2

Dentro da história humana, o trabalho é um elemento que se confunde com a própria vida, uma vez que é ele o instrumento utilizado pelo próprio homem para saciedade corporal e, portanto, de sobrevivência. Nesse sentido elabore um texto explicativo sobre : (com no mínimo 6 linhas cada

a) R: E inicialmente denominada como psicologia industrial, estuda os fenonimos psicologicos presentes nas organizacoes. Mais especificamente, atua sobre os problemas organizacionais, ligados a gestao de recursos humanos( ou gestao de pessoas). 23.6% dos psicologos trabalham na area organizacional, o que a torna a segunda maior area da psicologia a psicologia esta ligadas as empresas atualmente, seja no bem-estar de cada um colaboradores, ate mesmo na emocao geradas numambiente de trabalho, tradicionalmente, as principais areas da psicologia organizacional sao: recrutamentos selecao de pessoal, treinamento e diagnosticos organizacional

b)

c)

d) b) Discorra sobre o trabalhador do sec. XXI.

e) R: A gestao de pessoas sera o maior desafio a ser vencido pelo engenheiro de producao como gestor da industria do seculo XXI. Apesar de todo discurso empreendido pelas empresas eespecialistas na area de recursos humanos, ao analisarmos o mercado de trabalho, constatamos o aumento de dificuldades das empresas, no preechimento de suas vagas, devido ao alto nivel de exigencias do perfil dos candidatos. Posteriormente, observamos tambem a dificuldade em motiva-los em seus quadros. No mundo globalizado, onde as informacoes estao disponiveis com muita facilidade, vemos pessoas cada vez mais sonhadoras e insastisfeitas com a propria realidade e na maioria das vezes, sem o delineamento cloro do seu caminho proficional. O outro exemplo: India e China ocuparam no atual cenario mundial, um lugar tao importante que ja se fala, entre estudiosos de geopolitica, em dominar o seculo XXI como o seculo Asiatico.

c) Descreva sobre as três principais abordagens de Psicologia (Gestalt- Behaviorismo e Psicanálise ). (sua resposta deve atingir no mínimo 6 linhas).

R: A obra de de Skinner pode ser compaada apenas com a de Freud sobre a psicanalise. Seus trabalhos variaveis de controle de variosproblemas humano. Dessa forma, seu estudo buscam descrever causas, efeitos de variaveis e possiveis formas de modificar esses problemas. Sua metadalogia prioriza o estudo do sujeito unico, em sua relacao compormentais estabelecidas com o ambiente no qual esta inserido. Mais importante do que a descricao das respostas que levam os individuo aos consultorios e oconhecimento da funcao que essas respostas apresentam nesse ambiente. O modelo e Darwinista e baseia-se em selecao das respostas (ditas comportamentos por consequencia, portanto, Skinner) nao discute as manifestacoes comportamentais em termo, de normal e patologica(Banaco 1997). Skinner adotou uma possicao como tese deque somente o comportamento pode ser totalmente descrito, istoisto e mensuraveis e perceptivel atraves de instrumentos de medida (Fadiman e Frager 2002). Para essa abordagem, portanto o comportamento e o objetivo de estudo que tenta descrever dentro de quais determinadas circustancias o individuo responde da quela forma e quais as consequencias seguem-se a essa resposta de forma e mante-la. Qualquer mudanca nas circustancias, resposta ou nas consequencias modificaram toda a relcaoe, por tanto o comportamento(Banaco, 1997). A grande ferramenta que os analistas do comportamentos tem para descreverem e manipularem essas relacoes e a analise funcional. Atraves desse tipo de analise e possivel encontrar as relacoes estabelecidas entre individuo eo ambiente, assim como a experimentacaode modificacoes nessas relacoes, que e descrita por balanco(1997) como tecnicas comportamentais. No cenario clinico, ha alguma tecnica que podem ser utilizada como tratamento, como por exemplo: de recompensas e punicao(reforco possitivo e negativo) e de dessnsibilizacao( Fadiman e Frager 2002) na teoria congnitiva, como tambem e denominada a abordagem Bhaviorismo, mais paticularmente a abordagem congnitiva-comportamental o comportamento nunca e visto de forma isolada, pois ele esta sempre inserido emum contexto onde havera a sua sugnificacao(Banaco, 1997).

Oi professora tentei dar meu melhor tudo de bom ROSENIL!!!

f) b)

P.S. Para complementação do conteúdo da disciplina e ajudá-los na elaboração das

atividades , disponibilizei “ artigos e links” na plataforma em “Material de Aula” .

Bons Estudos.

Profª. Me Silvia Mara Pagliuzo Muraki

UNIGRAN - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE DOURADOS

CURSO: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS ATIVIDADE:

Aula 01 e aula 02

Aluno: ROENIL LINO DOS SANTOS

RGM:0235217

Polo : LONDON

Disciplina: PSICOLOGIA APLICADA ANO LETIVO: segundo bimestre

2014

DATA PARA ENTREGA: 05/05/2014 Valor de cada atividade 1,25

Total das duas Atividades: 2,5

QUERIDO ALUNO (A)

Envie as atividades das aulas 1 e 2 por meio do portfólio 1

QUALQUER DÚVIDA SOBRE AS CORREÇÕES DAS ATIVIDADES DEVERÃO

SER ENCAMINHADAS VIA PORTFÓLIO DAS ATIVIDADES CORRESPONDENTES.

POR FAVOR, NÃO COLOQUEM AS RESPOSTAS DE SUAS ATIVIDADES NO QUADRO DE AVISO.

USE O ESPAÇO FORUM PARA POSTAREM SUAS DÚVIDAS OU MESMO PELO PORTFÓLIO. OBRIGADA!

PROF.ª Me. SILVIA MARA PAGLIUZO MURAKI.

ATIVIDADES DA AULA 1

1. Não há uma só teoria psicológica, mas sim uma multiplicidade de enfoques, correntes, escolas, paradigmas, variados objetos de estudo e metodologias concorrentes, muitas das quais apresentam profundas divergências entre si.

a) Discorra sobre Psicologia Ciência e Psicologia do Senso Comum

R: Psicologia senso comum se adquire informalmente-nao proporciona diretrizes para a avaliacao de questoes complexas. As pessoas geralmente confiam muito na intuicao, na lebranca de experiencias pessoais ou nas palavras, de algumaautoridade, o senso comum e o conhecimento da realidade diaria, olhando ouvindo e aprendendo, muitas vezes na pratica, mais sem conhecer seus fundamentos reais, como por exemplo: uma dona de casa as vezes sabe exatamente quanto tempo um cafe ficara quentinho na garrafa termica, sendo queela nunca estudou a respeito. O senso comum nesse tipo de conhecimento percorre um caminho que vai do habito a tradicao passando de geracao pra geracao. E nessa tentativa de facilitar o dia a dia, que o senso comumfaz suas propriasteorias, na realidade um conhecimento que numa interpretacaolivre poderiamos chamar de teorias medicas, fisicas psicologicas, etc.O senso comum mistura e recicla os outros saberes muito mais especializaos e os redEquipe Portal de Contabilidade

O regime de competência é um princípio contábil, que deve ser, na prática, estendido a qualquer alteração patrimonial, independentemente de sua natureza e origem.

Por este princípio, as receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento.

A COMPETÊNCIA é o Princípio que estabelece quando um determinado componente deixa de integrar o patrimônio, para transformar-se em elemento modificador do Patrimônio Líquido.

Da confrontação entre o valor final dos aumentos do Patrimônio Liquido - usualmente denominados "receitas" - e das suas diminuições - normalmente chamadas de "despesas" ou "custos" , emerge o conceito de "resultado do período": positivo, se as receitas forem maiores do que as despesas; ou negativo, quando ocorrer o contrário.

RECEITAS

As receitas consideram-se realizadas:

1 - nas transações com terceiros, quando estes efetuarem o pagamento ou assumirem compromisso firme de efetivá-lo, quer pela investidura na propriedade de bens anteriormente pertencentes à Entidade, quer pela fruição de serviços por esta prestados;

2 - quando da extinção, parcial ou total, de um passivo, qualquer que seja o motivo, sem o desaparecimento concomitante de um ativo de valor igual ou maior;

3 - pela geração natural de novos ativos independentemente da intervenção de terceiros;

4 - no recebimento efetivo de doações e subvenções.

DESPESAS OU CUSTOS

Consideram-se incorridas as despesas ou custos:

1 – quando deixar de existir o correspondente valor ativo, por transferência de sua propriedade para

2 – pela diminuição ou extinção do valor econômico de um ativo;

3 – pelo surgimento de um passivo, sem o correspondente ativo.

AS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS E O PRINCÍPIO DA COMPETÊNCIA

O fulcro está na qualificação das variações diante do Patrimônio Líquido, isto é, na decisão sobre se estas o alteram ou não.

A compreensão do cerne do Princípio da COMPETÊNCIA está diretamente ligada ao entendimento das variações patrimoniais e sua natureza. Nestas encontramos duas grandes classes:

1) a daquelas que somente modificam a qualidade ou a natureza dos componentes patrimoniais, sem repercutirem no montante do Patrimônio Líquido, e

2) a das que o modificam.

As primeiras são denominadas de "qualitativas", ou "permutativas", enquanto as segundas são chamadas de "quantitativas", ou "modificativas". Cumpre salientar que estas últimas sempre implicam a existência de alterações qualitativas no patrimônio, a fim de que permaneça inalterado o equilíbrio patrimonial.

O Princípio da Competência não está relacionado com recebimentos ou pagamentos (regime de caixa), mas com o reconhecimento das receitas geradas e das despesas incorridas no período.

uza a um tipo de teoria simplificada, produzindo uma determinada visao do mundo. O senso comum integra de um modo precario( mas esse o seu modo), o conhecimento humano. Isso nao ocorre rapidamente, muitas vezes podemos estar proximos do conceito cientificos. A relacao da psicologia cumum e complexa. Os detractores dapsicologia afirmam que de psicilogia todos sabemos um pouco, que a psicologia nao passa de um senso comum esclarecido que tem por objetivo comfirmar o obvio e em redescobrir o que ja se sabe. A psicologia cientifica responde ao senso comum desmostrando as contradicoes expressas em varios provebios aponta, a indentificacao de fronteiras e das circustancias em que se aplica, apresenta resultados de investigacao psicologicas contra intuitivos e resalto a existencia de areas em relacao as quais o senso comum pouco ou nada tem a dizer,como a neuropsicologia e a psicologia congnitiva experimental. O artigo discute estes argumentos, analisa as contradicoes do senso comum em provebio portugues descreve 10 resultados-contra intuitivos da psicologia congnitiva e defende em conclusao o distanciamento da psicologia cientifica face ao senso comum.

b) Descreva sobre as três principais abordagens de Psicologia (Gestalt- Behaviorismo e Psicanálise ). (sua resposta deve atingir no mínimo 6 linhas).

R: PRIMEIRA: parte carcterixa a psicologia como ciencia- traz suas historias, seu objetivo de estudo, as principais teorias, as areas de conecimento e sua aplicacao pratica. O estudo dessa parte oferece uma visao geral da psicologia. A dimensao fonte-ondeas coisas acontecem de fato, o aqui agora: o meu ato de escrever e dominar o ambiente e os equipamentos dos quais faco uso, o ato do internauta de ler, compreender a leitura e o ambiente que o envolve a todo os instante que essa dimensao da conciencia nao retrocede muito ao passado e da mesma forma, nao avanca para o futuro. Ela se limita a registrar s atos presentescom um espaco-tempo (passado/futuro) suficiente para que os momentos ( presentes) tenham continuidade.

R:SEGUNDA: parte trata-se de algum tema teorico-multideterminacao do humano, inteligencia, a vida afetiva, grupos sociais, indentidade e sexualidade. A dimensao processual-amplitude de sistema que abriga expectativas, planos e qualquer registro mental em aberto; aquelas questoes que causam ruidos e umpulsiona o ser humano a busca de solucoes. Essa amplitude de conciencia permite observar questoes do passado e investigar tambem apresenta nossa posicao quanto a visao do ser humano em psicologia e um pouco do futuro etc.

R: TERCEIRA: parte aborda, do ponto de vista da psicologia, alguns aspectos darealidade vivida pelo jovem em nossa cultura-familia , escola, adolecencia escolha proficional violencia. O estado dessa parte proporciona ao jovem uma visao mais criticas dos fenonimos sociaise, consequentimente, maior lucidez quanto aatuacao presente e futura nos grupos sociais a que pertence, dimensaoampla-regiao de sistema que, sem ser um dispositivos de memoria, alberga os conhecimentos do passado e experimentacoes pela qual o ser humano atravessou na vida: uma antiga profissao que nao se tem mais qualquer habilidade para exercer, guarda registro importantes que servirao como experienciaem outras praticas. Qual dimensao procesual, esse amplitude da conciencia permite examinar o passado e avancar no futuro-tudodentro de limites impostos pelo proprio desenvolvimentos mental do individuo. O behaviorismo se basea fundamentalmente na previsibilidade das reacoes aos estimulos e reforcos. Seus obejetivos educacionais buscam resultados defenidosantecipadamente para que seja possivel diante de uma crianca ou adolecente, projetar a modelagemdo adulto, o comportamento e aquilo que pode ser objetivamente estudado a personalidade e uma colecao do comportamento pode ser modelo atraves da administracao de reforcos positivos e negativos, o que implicatambem numa relacao causal entre reforco(causa) e comportamento(efeito): O behaviorismo ingnoraaconciencia os sentimentos e os estados mentais sua teoria chamada de epistemologia genetica ou teoria temologia genetica ou teoria psicogenetico e amais conhecida concepcao construtivistas da formacao da inteligencia; em suateoria, explica comoo individuo desde do seu nascimento.

2. Estudar o homem é pensar sobre si mesmo. Para Bock (2002), a subjetividade pode ser vista também como objeto de estudo da psicologia. Descreva o que é subjetividade.

R: Subjetividade e entendida como o espaco intimo do individuo, ou seja como ele” instala” a sua

Opiniao ao que e dito (mundointerno) com o qual ele se relaciona com o mundo social(mundo externo), resultando tanto em marcas singulares na formacao do individuo quanto na construcao de crencas e valores compartilhados na dimensao cultural que vao constituir a experiencia historica e coletiva 1 dos grupos e populacao. A psicologia social utiliza frequentimente esse conceito de subjetividade ou subjetivacao. Etimologia: do latim subjetivas(subsere: “colocar sobre + Jcere:2 ativar, jogar, lancar, a subejetividade na psicologia foi conceituada apartir das inquietacao do sujeito, de modo que pensadores foram levados a sintetizara questao na contraposicao entre caracteristicas interna e externas.subjetividade e algo que varia de acordo com o julgamento de cada pessoase um tema que cada individuo pode interpretar da sua maneira, que e subjetivo. Subjetividade dizrespeito ao sentimento de cada pessoa, sua opiniao sobre determinado assunto. Subjetividade e algo que munda de acordo com cada pessoa, por exemplo: gosto pessoal, cada um possui o seu, portanto e algo subjetivo. O tema subjetividade varia de acordo com os sentimentos e habitos de cada um, e uma relacao e opiniao individual, nai e passiva de discucao, uma vez que cada-um da valor para uma coisa especifico. A subjetividade e formada-atraves das crencas e valores do individuo, com suas experiencias e historias de vida. O tema da objetividade e bastante debatido e estudado em psicologia, como ela se forma, de onde vem etc.

ATIVIDADES DA AULA 2

Dentro da história humana, o trabalho é um elemento que se confunde com a própria vida, uma vez que é ele o instrumento utilizado pelo próprio homem para saciedade corporal e, portanto, de sobrevivência. Nesse sentido elabore um texto explicativo sobre : (com no mínimo 6 linhas cada

a) R: E inicialmente denominada como psicologia industrial, estuda os fenonimos psicologicos presentes nas organizacoes. Mais especificamente, atua sobre os problemas organizacionais, ligados a gestao de recursos humanos( ou gestao de pessoas). 23.6% dos psicologos trabalham na area organizacional, o que a torna a segunda maior area da psicologia a psicologia esta ligadas as empresas atualmente, seja no bem-estar de cada um colaboradores, ate mesmo na emocao geradas numambiente de trabalho, tradicionalmente, as principais areas da psicologia organizacional sao: recrutamentos selecao de pessoal, treinamento e diagnosticos organizacional

b)

c)

d) b) Discorra sobre o trabalhador do sec. XXI.

e) R: A gestao de pessoas sera o maior desafio a ser vencido pelo engenheiro de producao como gestor da industria do seculo XXI. Apesar de todo discurso empreendido pelas empresas eespecialistas na area de recursos humanos, ao analisarmos o mercado de trabalho, constatamos o aumento de dificuldades das empresas, no preechimento de suas vagas, devido ao alto nivel de exigencias do perfil dos candidatos. Posteriormente, observamos tambem a dificuldade em motiva-los em seus quadros. No mundo globalizado, onde as informacoes estao disponiveis com muita facilidade, vemos pessoas cada vez mais sonhadoras e insastisfeitas com a propria realidade e na maioria das vezes, sem o delineamento cloro do seu caminho proficional. O outro exemplo: India e China ocuparam no atual cenario mundial, um lugar tao importante que ja se fala, entre estudiosos de geopolitica, em dominar o seculo XXI como o seculo Asiatico.

c) Descreva sobre as três principais abordagens de Psicologia (Gestalt- Behaviorismo e Psicanálise ). (sua resposta deve atingir no mínimo 6 linhas).

R: A obra de de Skinner pode ser compaada apenas com a de Freud sobre a psicanalise. Seus trabalhos variaveis de controle de variosproblemas humano. Dessa forma, seu estudo buscam descrever causas, efeitos de variaveis e possiveis formas de modificar esses problemas. Sua metadalogia prioriza o estudo do sujeito unico, em sua relacao compormentais estabelecidas com o ambiente no qual esta inserido. Mais importante do que a descricao das respostas que levam os individuo aos consultorios e oconhecimento da funcao que essas respostas apresentam nesse ambiente. O modelo e Darwinista e baseia-se em selecao das respostas (ditas comportamentos por consequencia, portanto, Skinner) nao discute as manifestacoes comportamentais em termo, de normal e patologica(Banaco 1997). Skinner adotou uma possicao como tese deque somente o comportamento pode ser totalmente descrito, istoisto e mensuraveis e perceptivel atraves de instrumentos de medida (Fadiman e Frager 2002). Para essa abordagem, portanto o comportamento e o objetivo de estudo que tenta descrever dentro de quais determinadas circustancias o individuo responde da quela forma e quais as consequencias seguem-se a essa resposta de forma e mante-la. Qualquer mudanca nas circustancias, resposta ou nas consequencias modificaram toda a relcaoe, por tanto o comportamento(Banaco, 1997). A grande ferramenta que os analistas do comportamentos tem para descreverem e manipularem essas relacoes e a analise funcional. Atraves desse tipo de analise e possivel encontrar as relacoes estabelecidas entre individuo eo ambiente, assim como a experimentacaode modificacoes nessas relacoes, que e descrita por balanco(1997) como tecnicas comportamentais. No cenario clinico, ha alguma tecnica que podem ser utilizada como tratamento, como por exemplo: de recompensas e punicao(reforco possitivo e negativo) e de dessnsibilizacao( Fadiman e Frager 2002) na teoria congnitiva, como tambem e denominada a abordagem Bhaviorismo, mais paticularmente a abordagem congnitiva-comportamental o comportamento nunca e visto de forma isolada, pois ele esta sempre inserido emum contexto onde havera a sua sugnificacao(Banaco, 1997).

Oi professora tentei dar meu melhor tudo de bom ROSENIL!!!

f) b)

P.S. Para complementação do conteúdo da disciplina e ajudá-los na elaboração das

atividades , disponibilizei “ artigos e links” na plataforma em “Material de Aula” .

Bons Estudos.

Profª. Me Silvia Mara Pagliuzo Muraki

UNIGRAN - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE DOURADOS

CURSO: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS ATIVIDADE:

Aula 01 e aula 02

Aluno: ROENIL LINO DOS SANTOS

RGM:0235217

Polo : LONDON

Disciplina: PSICOLOGIA APLICADA ANO LETIVO: segundo bimestre

2014

DATA PARA ENTREGA: 05/05/2014 Valor de cada atividade 1,25

Total das duas Atividades: 2,5

QUERIDO ALUNO (A)

Envie as atividades das aulas 1 e 2 por meio do portfólio 1

QUALQUER DÚVIDA SOBRE AS CORREÇÕES DAS ATIVIDADES DEVERÃO

SER ENCAMINHADAS VIA PORTFÓLIO DAS ATIVIDADES CORRESPONDENTES.

POR FAVOR, NÃO COLOQUEM AS RESPOSTAS DE SUAS ATIVIDADES NO QUADRO DE AVISO.

USE O ESPAÇO FORUM PARA POSTAREM SUAS DÚVIDAS OU MESMO PELO PORTFÓLIO. OBRIGADA!

PROF.ª Me. SILVIA MARA PAGLIUZO MURAKI.

ATIVIDADES DA AULA 1

1. Não há uma só teoria psicológica, mas sim uma multiplicidade de enfoques, correntes, escolas, paradigmas, variados objetos de estudo e metodologias concorrentes, muitas das quais apresentam profundas divergências entre si.

a) Discorra sobre Psicologia Ciência e Psicologia do Senso Comum

R: Psicologia senso comum se adquire informalmente-nao proporciona diretrizes para a avaliacao de questoes complexas. As pessoas geralmente confiam muito na intuicao, na lebranca de experiencias pessoais ou nas palavras, de algumaautoridade, o senso comum e o conhecimento da realidade diaria, olhando ouvindo e aprendendo, muitas vezes na pratica, mais sem conhecer seus fundamentos reais, como por exemplo: uma dona de casa as vezes sabe exatamente quanto tempo um cafe ficara quentinho na garrafa termica, sendo queela nunca estudou a respeito. O senso comum nesse tipo de conhecimento percorre um caminho que vai do habito a tradicao passando de geracao pra geracao. E nessa tentativa de facilitar o dia a dia, que o senso comumfaz suas propriasteorias, na realidade um conhecimento que numa interpretacaolivre poderiamos chamar de teorias medicas, fisicas psicologicas, etc.O senso comum mistura e recicla os outros saberes muito mais especializaos e os redEquipe Portal de Contabilidade

O regime de competência é um princípio contábil, que deve ser, na prática, estendido a qualquer alteração patrimonial, independentemente de sua natureza e origem.

Por este princípio, as receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento.

A COMPETÊNCIA é o Princípio que estabelece quando um determinado componente deixa de integrar o patrimônio, para transformar-se em elemento modificador do Patrimônio Líquido.

Da confrontação entre o valor final dos aumentos do Patrimônio Liquido - usualmente denominados "receitas" - e das suas diminuições - normalmente chamadas de "despesas" ou "custos" , emerge o conceito de "resultado do período": positivo, se as receitas forem maiores do que as despesas; ou negativo, quando ocorrer o contrário.

RECEITAS

As receitas consideram-se realizadas:

1 - nas transações com terceiros, quando estes efetuarem o pagamento ou assumirem compromisso firme de efetivá-lo, quer pela investidura na propriedade de bens anteriormente pertencentes à Entidade, quer pela fruição de serviços por esta prestados;

2 - quando da extinção, parcial ou total, de um passivo, qualquer que seja o motivo, sem o desaparecimento concomitante de um ativo de valor igual ou maior;

3 - pela geração natural de novos ativos independentemente da intervenção de terceiros;

4 - no recebimento efetivo de doações e subvenções.

DESPESAS OU CUSTOS

Consideram-se incorridas as despesas ou custos:

1 – quando deixar de existir o correspondente valor ativo, por transferência de sua propriedade para

2 – pela diminuição ou extinção do valor econômico de um ativo;

3 – pelo surgimento de um passivo, sem o correspondente ativo.

AS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS E O PRINCÍPIO DA COMPETÊNCIA

O fulcro está na qualificação das variações diante do Patrimônio Líquido, isto é, na decisão sobre se estas o alteram ou não.

A compreensão do cerne do Princípio da COMPETÊNCIA está diretamente ligada ao entendimento das variações patrimoniais e sua natureza. Nestas encontramos duas grandes classes:

1) a daquelas que somente modificam a qualidade ou a natureza dos componentes patrimoniais, sem repercutirem no montante do Patrimônio Líquido, e

2) a das que o modificam.

As primeiras são denominadas de "qualitativas", ou "permutativas", enquanto as segundas são chamadas de "quantitativas", ou "modificativas". Cumpre salientar que estas últimas sempre implicam a existência de alterações qualitativas no patrimônio, a fim de que permaneça inalterado o equilíbrio patrimonial.

O Princípio da Competência não está relacionado com recebimentos ou pagamentos (regime de caixa), mas com o reconhecimento das receitas geradas e das despesas incorridas no período.

uza a um tipo de teoria simplificada, produzindo uma determinada visao do mundo. O senso comum integra de um modo precario( mas esse o seu modo), o conhecimento humano. Isso nao ocorre rapidamente, muitas vezes podemos estar proximos do conceito cientificos. A relacao da psicologia cumum e complexa. Os detractores dapsicologia afirmam que de psicilogia todos sabemos um pouco, que a psicologia nao passa de um senso comum esclarecido que tem por objetivo comfirmar o obvio e em redescobrir o que ja se sabe. A psicologia cientifica responde ao senso comum desmostrando as contradicoes expressas em varios provebios aponta, a indentificacao de fronteiras e das circustancias em que se aplica, apresenta resultados de investigacao psicologicas contra intuitivos e resalto a existencia de areas em relacao as quais o senso comum pouco ou nada tem a dizer,como a neuropsicologia e a psicologia congnitiva experimental. O artigo discute estes argumentos, analisa as contradicoes do senso comum em provebio portugues descreve 10 resultados-contra intuitivos da psicologia congnitiva e defende em conclusao o distanciamento da psicologia cientifica face ao senso comum.

b) Descreva sobre as três principais abordagens de Psicologia (Gestalt- Behaviorismo e Psicanálise ). (sua resposta deve atingir no mínimo 6 linhas).

R: PRIMEIRA: parte carcterixa a psicologia como ciencia- traz suas historias, seu objetivo de estudo, as principais teorias, as areas de conecimento e sua aplicacao pratica. O estudo dessa parte oferece uma visao geral da psicologia. A dimensao fonte-ondeas coisas acontecem de fato, o aqui agora: o meu ato de escrever e dominar o ambiente e os equipamentos dos quais faco uso, o ato do internauta de ler, compreender a leitura e o ambiente que o envolve a todo os instante que essa dimensao da conciencia nao retrocede muito ao passado e da mesma forma, nao avanca para o futuro. Ela se limita a registrar s atos presentescom um espaco-tempo (passado/futuro) suficiente para que os momentos ( presentes) tenham continuidade.

R:SEGUNDA: parte trata-se de algum tema teorico-multideterminacao do humano, inteligencia, a vida afetiva, grupos sociais, indentidade e sexualidade. A dimensao processual-amplitude de sistema que abriga expectativas, planos e qualquer registro mental em aberto; aquelas questoes que causam ruidos e umpulsiona o ser humano a busca de solucoes. Essa amplitude de conciencia permite observar questoes do passado e investigar tambem apresenta nossa posicao quanto a visao do ser humano em psicologia e um pouco do futuro etc.

R: TERCEIRA: parte aborda, do ponto de vista da psicologia, alguns aspectos darealidade vivida pelo jovem em nossa cultura-familia , escola, adolecencia escolha proficional violencia. O estado dessa parte proporciona ao jovem uma visao mais criticas dos fenonimos sociaise, consequentimente, maior lucidez quanto aatuacao presente e futura nos grupos sociais a que pertence, dimensaoampla-regiao de sistema que, sem ser um dispositivos de memoria, alberga os conhecimentos do passado e experimentacoes pela qual o ser humano atravessou na vida: uma antiga profissao que nao se tem mais qualquer habilidade para exercer, guarda registro importantes que servirao como experienciaem outras praticas. Qual dimensao procesual, esse amplitude da conciencia permite examinar o passado e avancar no futuro-tudodentro de limites impostos pelo proprio desenvolvimentos mental do individuo. O behaviorismo se basea fundamentalmente na previsibilidade das reacoes aos estimulos e reforcos. Seus obejetivos educacionais buscam resultados defenidosantecipadamente para que seja possivel diante de uma crianca ou adolecente, projetar a modelagemdo adulto, o comportamento e aquilo que pode ser objetivamente estudado a personalidade e uma colecao do comportamento pode ser modelo atraves da administracao de reforcos positivos e negativos, o que implicatambem numa relacao causal entre reforco(causa) e comportamento(efeito): O behaviorismo ingnoraaconciencia os sentimentos e os estados mentais sua teoria chamada de epistemologia genetica ou teoria temologia genetica ou teoria psicogenetico e amais conhecida concepcao construtivistas da formacao da inteligencia; em suateoria, explica comoo individuo desde do seu nascimento.

2. Estudar o homem é pensar sobre si mesmo. Para Bock (2002), a subjetividade pode ser vista também como objeto de estudo da psicologia. Descreva o que é subjetividade.

R: Subjetividade e entendida como o espaco intimo do individuo, ou seja como ele” instala” a sua

Opiniao ao que e dito (mundointerno) com o qual ele se relaciona com o mundo social(mundo externo), resultando tanto em marcas singulares na formacao do individuo quanto na construcao de crencas e valores compartilhados na dimensao cultural que vao constituir a experiencia historica e coletiva 1 dos grupos e populacao. A psicologia social utiliza frequentimente esse conceito de subjetividade ou subjetivacao. Etimologia: do latim subjetivas(subsere: “colocar sobre + Jcere:2 ativar, jogar, lancar, a subejetividade na psicologia foi conceituada apartir das inquietacao do sujeito, de modo que pensadores foram levados a sintetizara questao na contraposicao entre caracteristicas interna e externas.subjetividade e algo que varia de acordo com o julgamento de cada pessoase um tema que cada individuo pode interpretar da sua maneira, que e subjetivo. Subjetividade dizrespeito ao sentimento de cada pessoa, sua opiniao sobre determinado assunto. Subjetividade e algo que munda de acordo com cada pessoa, por exemplo: gosto pessoal, cada um possui o seu, portanto e algo subjetivo. O tema subjetividade varia de acordo com os sentimentos e habitos de cada um, e uma relacao e opiniao individual, nai e passiva de discucao, uma vez que cada-um da valor para uma coisa especifico. A subjetividade e formada-atraves das crencas e valores do individuo, com suas experiencias e historias de vida. O tema da objetividade e bastante debatido e estudado em psicologia, como ela se forma, de onde vem etc.

ATIVIDADES DA AULA 2

Dentro da história humana, o trabalho é um elemento que se confunde com a própria vida, uma vez que é ele o instrumento utilizado pelo próprio homem para saciedade corporal e, portanto, de sobrevivência. Nesse sentido elabore um texto explicativo sobre : (com no mínimo 6 linhas cada

a) R: E inicialmente denominada como psicologia industrial, estuda os fenonimos psicologicos presentes nas organizacoes. Mais especificamente, atua sobre os problemas organizacionais, ligados a gestao de recursos humanos( ou gestao de pessoas). 23.6% dos psicologos trabalham na area organizacional, o que a torna a segunda maior area da psicologia a psicologia esta ligadas as empresas atualmente, seja no bem-estar de cada um colaboradores, ate mesmo na emocao geradas numambiente de trabalho, tradicionalmente, as principais areas da psicologia organizacional sao: recrutamentos selecao de pessoal, treinamento e diagnosticos organizacional

b)

c)

d) b) Discorra sobre o trabalhador do sec. XXI.

e) R: A gestao de pessoas sera o maior desafio a ser vencido pelo engenheiro de producao como gestor da industria do seculo XXI. Apesar de todo discurso empreendido pelas empresas eespecialistas na area de recursos humanos, ao analisarmos o mercado de trabalho, constatamos o aumento de dificuldades das empresas, no preechimento de suas vagas, devido ao alto nivel de exigencias do perfil dos candidatos. Posteriormente, observamos tambem a dificuldade em motiva-los em seus quadros. No mundo globalizado, onde as informacoes estao disponiveis com muita facilidade, vemos pessoas cada vez mais sonhadoras e insastisfeitas com a propria realidade e na maioria das vezes, sem o delineamento cloro do seu caminho proficional. O outro exemplo: India e China ocuparam no atual cenario mundial, um lugar tao importante que ja se fala, entre estudiosos de geopolitica, em dominar o seculo XXI como o seculo Asiatico.

c) Descreva sobre as três principais abordagens de Psicologia (Gestalt- Behaviorismo e Psicanálise ). (sua resposta deve atingir no mínimo 6 linhas).

R: A obra de de Skinner pode ser compaada apenas com a de Freud sobre a psicanalise. Seus trabalhos variaveis de controle de variosproblemas humano. Dessa forma, seu estudo buscam descrever causas, efeitos de variaveis e possiveis formas de modificar esses problemas. Sua metadalogia prioriza o estudo do sujeito unico, em sua relacao compormentais estabelecidas com o ambiente no qual esta inserido. Mais importante do que a descricao das respostas que levam os individuo aos consultorios e oconhecimento da funcao que essas respostas apresentam nesse ambiente. O modelo e Darwinista e baseia-se em selecao das respostas (ditas comportamentos por consequencia, portanto, Skinner) nao discute as manifestacoes comportamentais em termo, de normal e patologica(Banaco 1997). Skinner adotou uma possicao como tese deque somente o comportamento pode ser totalmente descrito, istoisto e mensuraveis e perceptivel atraves de instrumentos de medida (Fadiman e Frager 2002). Para essa abordagem, portanto o comportamento e o objetivo de estudo que tenta descrever dentro de quais determinadas circustancias o individuo responde da quela forma e quais as consequencias seguem-se a essa resposta de forma e mante-la. Qualquer mudanca nas circustancias, resposta ou nas consequencias modificaram toda a relcaoe, por tanto o comportamento(Banaco, 1997). A grande ferramenta que os analistas do comportamentos tem para descreverem e manipularem essas relacoes e a analise funcional. Atraves desse tipo de analise e possivel encontrar as relacoes estabelecidas entre individuo eo ambiente, assim como a experimentacaode modificacoes nessas relacoes, que e descrita por balanco(1997) como tecnicas comportamentais. No cenario clinico, ha alguma tecnica que podem ser utilizada como tratamento, como por exemplo: de recompensas e punicao(reforco possitivo e negativo) e de dessnsibilizacao( Fadiman e Frager 2002) na teoria congnitiva, como tambem e denominada a abordagem Bhaviorismo, mais paticularmente a abordagem congnitiva-comportamental o comportamento nunca e visto de forma isolada, pois ele esta sempre inserido emum contexto onde havera a sua sugnificacao(Banaco, 1997).

Oi professora tentei dar meu melhor tudo de bom ROSENIL!!!

f) b)

P.S. Para complementação do conteúdo da disciplina e ajudá-los na elaboração das

atividades , disponibilizei “ artigos e links” na plataforma em “Material de Aula” .

Bons Estudos.

Profª. Me Silvia Mara Pagliuzo Muraki

UNIGRAN - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE DOURADOS

CURSO: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS ATIVIDADE:

Aula 01 e aula 02

Aluno: ROENIL LINO DOS SANTOS

RGM:0235217

Polo : LONDON

Disciplina: PSICOLOGIA APLICADA ANO LETIVO: segundo bimestre

2014

DATA PARA ENTREGA: 05/05/2014 Valor de cada atividade 1,25

Total das duas Atividades: 2,5

QUERIDO ALUNO (A)

Envie as atividades das aulas 1 e 2 por meio do portfólio 1

QUALQUER DÚVIDA SOBRE AS CORREÇÕES DAS ATIVIDADES DEVERÃO

SER ENCAMINHADAS VIA PORTFÓLIO DAS ATIVIDADES CORRESPONDENTES.

POR FAVOR, NÃO COLOQUEM AS RESPOSTAS DE SUAS ATIVIDADES NO QUADRO DE AVISO.

USE O ESPAÇO FORUM PARA POSTAREM SUAS DÚVIDAS OU MESMO PELO PORTFÓLIO. OBRIGADA!

PROF.ª Me. SILVIA MARA PAGLIUZO MURAKI.

ATIVIDADES DA AULA 1

1. Não há uma só teoria psicológica, mas sim uma multiplicidade de enfoques, correntes, escolas, paradigmas, variados objetos de estudo e metodologias concorrentes, muitas das quais apresentam profundas divergências entre si.

a) Discorra sobre Psicologia Ciência e Psicologia do Senso Comum

R: Psicologia senso comum se adquire informalmente-nao proporciona diretrizes para a avaliacao de questoes complexas. As pessoas geralmente confiam muito na intuicao, na lebranca de experiencias pessoais ou nas palavras, de algumaautoridade, o senso comum e o conhecimento da realidade diaria, olhando ouvindo e aprendendo, muitas vezes na pratica, mais sem conhecer seus fundamentos reais, como por exemplo: uma dona de casa as vezes sabe exatamente quanto tempo um cafe ficara quentinho na garrafa termica, sendo queela nunca estudou a respeito. O senso comum nesse tipo de conhecimento percorre um caminho que vai do habito a tradicao passando de geracao pra geracao. E nessa tentativa de facilitar o dia a dia, que o senso comumfaz suas propriasteorias, na realidade um conhecimento que numa interpretacaolivre poderiamos chamar de teorias medicas, fisicas psicologicas, etc.O senso comum mistura e recicla os outros saberes muito mais especializaos e os redEquipe Portal de Contabilidade

O regime de competência é um princípio contábil, que deve ser, na prática, estendido a qualquer alteração patrimonial, independentemente de sua natureza e origem.

Por este princípio, as receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que

...

Baixar como  txt (63.9 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »