TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA

Por:   •  6/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.623 Palavras (7 Páginas)  •  541 Visualizações

Página 1 de 7

ETAPA 3

PRINCIPAIS NOMES DA PSICOLOGIA NO BRASIL

Nos anos de 1900 á 1920, já haviam iniciado as primeiras contribuições para o estudo da Psicologia no Brasil, que neste caso, foram feitas por médicos. Em suas teses de doutoramento, buscavam mostrar um pouco mais da história e da filosofia da Psicologia.

Em 1879, Wundt abriu seu laboratório de Psicologia Experimental. Nesse laboratório formaram-se grandes homens da ciência. Essa intensa pesquisa desenvolvida por Wundt, através dos seus alunos, teve grande influência em outros países, como por exemplo, no Brasil.

Alguns dos principais nomes que ficaram marcados na historia da psicologia no Brasil foram:

- Francisco Tavares da Cunhaescreveu o primeiro ensaio sistemático de Psicofisiologia no Brasil: Psicofisiologia acerca do Homem em 1851.

- Ernesto Carneiro Ribeiro fez a tese: Relação da Medicina com as Ciências Filosóficas, onde fala sobre a necessidade da pesquisa psicológica para a formação do médico em 1864.

-Odilon Goulart escreveu o primeiro trabalho, no Brasil, de Psicologia Clínica: Estudo Psicoclínico da Afasia em 1891. 

- Alberto Seabratrabalhou no campo da memória e fez o primeiro trabalho brasileiro sobre a mesma, em 1894, quando defendeu a tese: A Memória e a Personalidade.

- Henrique Roxo que se distinguiu pela defesa do primeiro trabalho de Psicologia Experimental. Além de ter sido o primeiro a orientar os estudos práticos com testes no Brasil no Hospício Nacional e organizar o laboratório de experimentação psicológica ele quem teve a ideia de associar a Psicologia Experimental à Neurologia e à Psiquiatria.

- Francisco Franco da Rocha, Durval Marcondes e Lourenço Filho fundaram a Sociedade Brasileira de Psicanálise em 1927.

- Djacir Menezes que publicou o primeiro Dicionário de Psicologia Pedagógica em 1938.

- Arthur Ramospublicou sua obra em 1939: A criança Problema foi um nome a ser lembrado pela História da Psicologia.

- lagoPimentel escreveu o livro: Psicologia Aplicada à Educação.

- José Estelita Tapajós defende a tese: Psicofisologia da Percepção e das Representações em 1980.

- Veríssimo de Castro dissertou sobre: Das Emoções. O interesse elementarístico dos primórdios da Psicologia Científica.

- Nise da Silveira quem fez a verdadeira terapia ocupacional, transformando as relações no tratamento de transtornos graves em dignos. Ela criou ateliês de pintura e modelagem para seus pacientes revolucionando a Psiquiatria no Brasil.

ETAPA 4

O SURGIMENTO DA PSICOLOGIA E SEU DESENVOLVIMENTO NO BRASIL

Por volta de 200 anos A.C os filósofos gregos clássicos foram os primeiros pensadores a se envolver com questões relacionas a psicologia. Nos séculos seguintes a filosofia falava dos assuntos “da alma humana”, apenas com as transformações na racionalidade pós iluminismo.

Alguns sábios gregos como, por exemplo, Aristóteles viam os mesmos problemas que hoje ocupam os psicólogos: memória, aprendizagem, motivação, percepção, atividade onírica e o comportamento anormal. Ou seja, as mesmas interrogações feitas atualmente eram feitas nos séculos passados, demonstrando essa continuidade.

Entre os séculos III a.C. e III d.C. foram os romanos que se apropriaram-se da cultura grega (helenismo), surgindo assim algumas escolas como estoicismo que acentuava a vontade humana com a capacidade de negar impulsos, o epicurismo que se preocupava com a ética fundada no prazer, o ceticismo que defendia que era impossível encontrar o conhecimento, o neoplatonismo que informava que o corpo não é um lugar para alma e o cristianismo que é movimento social e religioso dissidente do judaísmo que incorpora o pensamento grego e romano.

Já nos séculos V e XIV (Idade Média), quem exerce o domínio é a igreja, onde seu objetivo é de enfraquecer os pensamentos romano e grego e impor-se ao mundo judeu. Destacando Santo Agostinho para ele a alma está acima da razão, da moral e da ciência e São Tomás de Aquino.

No renascimento René Descartes construiu um novo sistema de pensamento, envolvendo a questão da divisão corpo-alma. Ele defendia que mente e corpo são considerados diferentes, para ele o corpo abarcava todas as funções de sobrevivência e a mente tinha somente a função do pensamento.

Simbolizando assim a passagem do Renascimento para o período moderno da ciência.

No século XVII e XVIII a Idade Moderna caracterizou se pela força da razão natural, o projeto iluminista, voltada para as questões da verdadeira capacidade do homem conhecer a realidade.

Antes da morte de René Descartes havia surgido o Empirismo que discutia o desenvolvimento da mente, e o modo como ela adquiria o conhecimento, para eles a reflexão não existe sem a experiência sensorial, John Locke (1632-1704) foi um dos representantes do Empirismo. Foi ele quem forneceu a base teórica e metodológica para o nascimento da Psicologia.

No século XIX foi constituído o cenário da psicologia moderna, a filosofia e a fisiologia produziram um campo de estudo, conseguindo assim a identidade e a estatura própria da psicologia. Os filósofos estudavam a natureza humana, sucedendo as transformações. Nesse período, foi que disciplina começou a florescer.

Foi implantando o primeiro laboratório de psicologia, no ano de 1879, por Wilhelm Wundt, em Leipzig na Alemanha. A primeira revista de psicologia que foi dedicada a relatos de experimentos foi fundada em 1881 seu nome era PhilosophíscheStudien, em 1887 foi publicada a primeira revista nos Estados Unidos a American JournalofPsychology por Stanley Hall.

Até então os psicólogos trabalhavam em departamentos de filosofia, mas em 1888 a Universidade da Pensilvânia nomeou James MckeenCattell como professor de psicologia, essa foi a primeira docência da área, com essa posição fez com que a Psicologia fosse reconhecida como disciplina independente.

Os anos de 1880 e 1895 foram marcados pelas mudanças na psicologia americana e pela fundação de vinte e seis laboratórios e três revistas de psicologia, nesse período também foi fundada A Associação Psicológica Americana, ao certo em 1892.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (182.7 Kb)   docx (35 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com