TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA

Trabalho Universitário: PSICOLOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  2.185 Palavras (9 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como foco principal fazer um relato político e social do estado do Rio de Janeiro e da política do país; também irá fazer uma analise estrutural do grupo dos policiais do Bope (Batalhão de operações Polícias Especiais). Será dessa forma que conseguiremos destacar as relações de poder dos polícias, diante dos conflitos sociais; e As demandas trabalhadas pelo filme que é a corrupção dos polícias e o tráfico de drogas na favela do Rio de Janeiro. Vamos destacar também dois conflitos muito presentes em nossa sociedade capitalista. A desigualdade social e a corrupção aonde na maioria das vezes vêm acompanhadas pela apologia e a tortura.

ETAPA1: PASSO3= O QUE É CULTURA? QUAIS SÃO AS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS APRESENTADAS NO FILME?

Cultura é um processo histórico e universal, ela e é fundamental para a compreensão de diversos valores morais e éticos que guiam nosso comportamento social, está devidamente expressa a uma determinada sociedade. Todos os seres humanos estão submetidos á ela desde quando nasce e aprende a comer, falar, andar, pois esse contato leva a socialização. Pois é definida como um conjunto de atividades e modos de agir, costumes e instruções de um povo. Cultura também é um sinônimo de sofisticação, ou seja, com ela adquirimos sabedoria, inteligência, educação, sendo assim a cultura acontece na interação entre os seres humanos com o meio em que vive, é algo que não se acaba, é algo que se constrói coletivamente e que está em constante transformação. Por ter sido fortemente associada ao conceito de civilização, a cultura muitas vezes se confunde com noções de desenvolvimentos, desse modo podemos notar que existem mecanismos que permite a mudança cultural, sendo eles à invenção de novos conceitos e a difusão de conceitos a partir de outras culturas.

Dessa forma podemos observar no filme “Tropa de Elite” que o mesmo relata o cotidiano dos policiais dentro das favelas do Rio de Janeiro, um fato que não podemos negar é que, tanto em favelas, grandes centros ou até mesmo no interior, há uma grande massa de policiais corruptos e outros honestos, onde a massa “do bem” luta para combater a violência e o trafico de drogas,enquanto os maus policiais estão sempre a postos como em qualquer organização policial no mundo, e estes policiais corruptos é que são denunciados no filme.

As manifestações culturais do filme são apresentadas primeiramente através de um indivíduo marginalizado, vítima de uma condição social de exclusão, sendo apresentado a todos como um assassino cruel, que não possui limites morais, que diante do certo e do errado, do bem e do mal, toma a atitude que lhe for mais conveniente, sendo assim incapaz pensar nas consequências de seus atos e nos danos que causa as pessoas ao seu redor. Por outro lado do contexto temos a outra manifestação que está representada por um indivíduo que se desenha dentro dos padrões sociais aceitos, ou seja, um pai de família, trabalhador, porém, ao mesmo tempo convive ligado diretamente a uma rotina de violência, onde ele próprio capaz de muitas barbáries desumanas, porém, diferentemente do primeiro individuo citado, esse possui plena consciência de suas atitudes e de seus atos perante a sociedade, e justamente por isso passa a ter uma vida atormentada por conflitos pessoais e mergulhada em contradições, onde as suas relações sociais e familiares, de certo modo, acabam sendo afetadas diretamente.

ETAPA 2:PASSO1=ENUMERAR , DOIS CONFLITOS SOCIAIS PRESENTES NO FILME E PORQUE É IMPORTANTE QUE SE TENHA AÇÕES PÚBLICAS PARA A RESOLUÇÃO DESTES CONFLITOS.

Os Conflitos escolhidos pelo nosso grupo são: Violência, drogas e corrupção. Esses são fatos que fazem parte do dia a dia das pessoas que moram na favelas, apresentadas no filme. Que vivem em meio à disputa policial e bandido. Por tal fato a ação pública tem uma grande importância se tratando desses conflitos sociais, pois será através dessas ações que será possível obter uma prestação de serviços adequada as necessidades daquela comunidade e por conssequencia a geração de bens á coletividade, onde interagira entre os agentes da política e sua regulação. Tais açoes ajudaram a alcançar e perceber as necessidades do sujeito alvo e assim refletir qual a melhor maneira de lidar com as varia formas de exclusão do mesmo. A ação pública também irá garantir os direitos difusos e coletivos.

“Direitos difusos constituem direitos transindividuais, ou seja, que ultrapassam a esfera de um único indivíduo, trata-se do interesse de uma categoria. Ja os Direitos coletivos constituem direitos transindividuais de pessoas ligadas por uma relação jurídica base entre si ou com a parte contrária, sendo seus sujeitos indeterminados, porém determináveis.”.

Tais direitos sao destinados á proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente, tais instrumentos jurídicos estão sendo utilizados para a defesa das pessoas portadoras de deficiência física, pela criança e adolescente, pelo direito a um meio ambiente equilibrado, dentre outros.

PASSO2=POR QUE O SERVIÇO SOCIAL É IMPORTANTE NA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS SOCIAIS?OU A PSICOLOGIA PODE AUXILIAR EM SITUAÇÕES DE CONFLITOS SOCIAIS?

O Serviço Social é importante porque ele irá trabalhar como elaborador, implementador, e executara políticas sociais, programas e projetos junto á administração pública, direta ou indireta, empresas, entidades e organizações populares; prestara orientações sociais a indivíduos, grupos e população , tomara as devidas providencias , prestara assessoria, realizara estudos socioeconômicos, vistoria, pericia técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre a matéria de Serviço Social. Trabalhará com diversas questões sociais (saúde, habitação, lazer, justiça, assistência social, previdência, educação).

Sim, a Psicologia Social atuara dentro da psicologia que busca o entendimento da natureza social do fenômeno psíquico, na relação entre o individuo e o social. A Psicologia estuda a relação essencial entre o individuo e a sociedade, esta entendida historicamente, desde como seus membros se organizam para garantir sua sobrevivência até seus costumes, valores e intuições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com