TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA CIENCIA E PROFISSÃO ENTREVISTA COM UM PSICOLOGO SOCIAL COMUNITARIOS

Por:   •  25/9/2022  •  Relatório de pesquisa  •  2.379 Palavras (10 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 10

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA

Instituto de Ciências Humanas

Curso de Psicologia

Anna Paula Alves RA G4009J-6

Bruna de Araujo RA G4474H-0

Gabriella Azevedo RA N97289-0

Marcela Macedo RA F347BJ-3

Sarah Morillo RA N78077-0

Yanni Kaira RA N8977E-8

PSICÓLOGO SOCIAL COMUNITÁRIO

Campus JUNDIAÍ

2022

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA

Instituto de Ciências Humanas

Curso de Psicologia

Anna Paula Alves RA G4009J-6

Bruna de Araujo RA G4474H-0

Gabriella Azevedo RA N97289-0

Marcela Macedo RA F347BJ-3

Sarah Morillo RA N78077-0

Yanni Kaira RA N8977E-8

PSICÓLOGO SOCIAL COMUNITÁRIO

Trabalho apresentado como parte integrante da disciplina Psicologia: Ciência e Profissão, ministrada pela Professora Dr.a. Anelise Dias, como parte da nota bimestral (relatório e apresentação).

Campus JUNDIAÍ

2022

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO …………………………………………………………………………….4

2 OBJETIVO …………………………………………………………………………………5

3 MÉTODO …………………………………………………………………………………..5

3.1 Sujeito…………………………………………………………………………………….5

3.2 Material …………………………………………………………………………….…….5

3.3 Procedimento da coleta de dados……………………………………………………..5

4 RESULTADOS …………………………………………………………………………….6

5 DISCUSSÃO……………………………………………………………………………….6

6 CONCLUSÃO ……………………………………………………………………………..7

REFERÊNCIAS

APÊNDICE

ANEXO

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho se trata de uma entrevista com o profissional Psicólogo Social Comunitário que atua na área de políticas públicas, em locais como o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) (SILVA, J. V.; CORGOZINHO, J. P., 2011), de forma com que o indivíduo em estado de vulnerabilidade que busca estes locais, tenha apoio para superar dificuldades no meio em que vive (CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA, 2008).

O trabalho do Psicólogo Social Comunitário é voltado para as comunidades, em uma forma de interação com o indivíduo com uma colaboração mútua para intervir de forma humanizada e justa, levando em consideração o contexto social do sujeito, para levá-lo a transformação no meio em que ele está inserido e prevenir situações de risco nestes locais (CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA, 2008). Na sua formação como Psicólogo Social Comunitário é importante destacar que o conhecimento e trabalho prático é significativo para o desenvolvimento de habilidades necessárias para exercer a profissão. Sua atuação conjunta com outros profissionais como assistentes sociais é essencial para complementação de saberes e ações para atingir melhores resultados (AZEVÊDO, A. V. S.; PARDO M. B. L., 2014).

A respeito do mercado de trabalho, o piso salarial dos psicólogos que atuam em locais como o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), área de atuação do psicólogo Social Comunitário, esta sendo analisado na Câmara dos Deputados para ser fixado no valor de R$ 3.600, com o intuito de melhorar o salário dos psicólogos (CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA).

2. OBJETIVO

O seguinte trabalho tem como objetivo estudar por meio da entrevista com o profissional Psicólogo Social Comunitário quais sãos os aspectos importantes dessa profissão, sua função social e seus desafios, tanto no seu meio quanto exteriores.

3. MÉTODO

3.1 Sujeito

Psicóloga formada em 2019, graduada em Psicologia Social e se especializando em Saúde mental. Profissional atuante desde 2022, atualmente atuando no serviço de proteção social a crianças e adolescentes.

3.2 Material

Para essa entrevista foram utilizados os seguintes materiais: roteiro de perguntas previamente elaborado (anexado a esse arquivo), o aplicativo de reuniões online (GOOGLE MEET) ,caneta esferográfica azul e papel sulfite A4 para possíveis anotações, celular para a realização da gravação do áudio da entrevista.

3.3 Procedimento de coleta de dados

Coleta realizada através de uma entrevista ONLINE, seguindo um roteiro previamente definido. O grupo entrou em contato através de uma ligação com o Centro de serviço de proteção social a crianças, nessa ligação foi relatado um pouco sobre o grupo, a instituição e a ideia inicial da entrevista, desta forma a própria profissional se prontificou a participar. Deste modo foi selecionado pelo grupo e pela profissional uma data e um horário para que a entrevista acontecesse, antecipadamente foi enviado um termo de consentimento para a profissional, para que desta forma as informações retiradas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (62.4 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com