TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia: Ciência e Profissão Psicólogos Penitenciários

Por:   •  8/10/2022  •  Projeto de pesquisa  •  20.582 Palavras (83 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 83

[pic 1]

UNIP- UNIVERSIDADE PAULISTA

Instituto de Ciências Humanas Curso de Psicologia

Davi Cristiano Chaves (RA: F344029) Melissa Estevam de Morais (RA: N937939) Nádjla Yared Amin (RA: F344827)

Noemi Corandin Dentale (F3457I9) Pedro Fonseca Rechi (RA: N919817)

Raphaella Gabrielly Ribeiro (RA: G402685)

Atividades Práticas Supervisionadas:

“Psicologia Ciência e Profissão: Psicologia nos Presídios”

Campus Swift - Campinas ANO 2022

Davi Cristiano Chaves (RA: F344029) Melissa Estevam de Morais (RA: N937939) Nádjla Yared Amin (RA: F344827)

Noemi Corandin Dentale (F3457I9) Pedro Fonseca Rechi (RA: N919817)

Raphaella Gabrielly Ribeiro (RA: G402685)

Atividades Práticas Supervisionadas:

“Psicologia Ciência e Profissão: Psicologia nos Presídios”

Campus Swift - Campinas ANO 2022

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        5
  2. ORIGEM DA PSICOLOGIA PENITENCIÁRIA        5
  3. ATIVIDADES DE UM PSICÓLOGO NOS PRESÍDIOS BRASILEIROS        6
  4. FUNÇÃO SOCIAL.        6
  5. FUNÇÕES EXERCIDAS        7
  6. ISÃO DA SOCIEDADE X VISÃO DO PSICÓLOGO (EM RELAÇÃO AOS DETENTOS)        7
  7. FORMAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO        7
  8. ENTREVISTAS        8[pic 2]
  9. CONCLUSÃO        61

REFERÊNCIAS        62

RESUMO

Este trabalho tem o objetivo de explicar quais são as atividades exercidas por um psicólogo dentro dos presídios brasileiros e a importância delas tendo em vista que o sistema prisional precário juntamente com a visão distorcida, da sociedade, sobre os detentos desencadeia nos mesmos a desesperança em uma vida diferente.

Na pesquisa do tema “Psicologia nos Presídios” foi utilizado o método de pesquisa qualitativa com a finalidade de analisar as atividades exercidas pelo psicólogo na penitenciária e sua importância, através de entrevistas por profissionais já inseridos neste mercado de trabalho.

  1. INTRODUÇÃO

A psicologia se mostra uma ciência, para ser suscinto, que tem um papel forte na educação e saúde da sociedade.

O que nos leva a questionar sobre como podemos chamar essas pessoas encarceradas de reeducando. A palavra educar, etimologicamente remete a criar, educar, nutrir, “trazer luz a ideia” e no brasil não é o que observamos. Um País que conta com mais de 773 mil pessoas encarceradas, segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, no ano de 2019, com condições péssimas na saúde e em sua sociabilização e educação. Apresentando casos em que um presídio possui um psicólogo para 2300 detentos, uma demanda que jamais será sanada.

Podemos lembrar de Foucault, em seu livro a “História da loucura na idade clássica”, que prendemos os loucos não porque são loucos, mas para garantir que a aqueles soltos que são sãos, e isso é o que alguns encarcerados no brasil sofrem, uma desumanização. Para garantir que nós somos superiores em um mecanismo muito útil que foi utilizado no século passado, e que infelizmente deu muito certo para cometer crimes hediondos. Podemos observar no livro da jornalista Daniela Arbex, “Holocausto Brasileiro”, que retrata que muito longe de ser um manicômio o Hospital Colônia, era um lugar para encarcerar as pessoas que eram indesejadas por algumas pessoas poderosas, como ocorre até hoje com a população negra e periférica que as vezes são presos injustamente apenas pela cor da pele.

Nosso propósito nessa pesquisa é fazer uma reflexão sobre o assunto, a partir de alguns psicólogos que trabalham ou trabalharam nessa situação, que se relacionaram com esse encarcerados, que viram muita injustiça e presenciaram muita maldade, tanto de funcionários como dos encarcerados, dentro dessas instituições. O seu trabalho humaniza, traz a luz a essas pessoas e faz com que a palavra reeducando realmente faça sentido.

  1. ORIGEM DA PSICOLOGIA PENITENCIÁRIA

A prisão é a suspensão da liberdade ambulatória do indivíduo, ato que decorre da transgressão ou não cumprimento das leis legais estabelecidas pelo território na qual o indivíduo cometeu o delito.

No Brasil, essa instituição, de modo geral, carece de estrutura e investimentos para garantir um bom ambiente para proporcionar aos seus detentos uma reeducação adequada para sua reinserção na sociedade. Fatores como superlotação, infestações, problemas

sanitários e falta de água são encontrados na realidade penitenciaria do Brasil. Fazendo com que o propósito reeducativo da instituição perca seu caráter, tornando-se para o senso comum como algo punitivo.

A Lei de Execução Penal de 1984 trouxe a junção entre as áreas do Direito e a Psicologia, formalizando a atuação do psicólogo no âmbito penal em dois momentos: elaboração de pareceres na Comissão Técnica de Classificação e manifestação do Centro de Observação Criminal. É no Centro de Observação Criminal onde atua o psicólogo penitenciário, com o propósito de humanizar o processo penal de reinserção do indivíduo na sociedade. Nele, há um estudo em que se aprofunda na psique dos detentos, para que os mesmos encontrem refúgio e conforto mental e tornem-se capazes de serem reinseridos. Além disso, auxiliam, de modo distinto, na aplicação de punições e na organização da grade disciplinar dos detentos.

  1. ATIVIDADE DE UM PSICÓLOGO NOS PRESIDIOS BRASILEIROS

De acordo com Kolker (2004), a instituição denominada prisão surge junto ao capitalismo. Essa instituição nasce para que se tenha o controle das pessoas que de alguma forma eram consideradas perigosas. No século XIV as prisões eram lugares onde os criminosos aguardavam o seu julgamento, e para que pudessem aplicar penas como a de trabalho forçado.

Segundo a Lei de Execução Penal – LEP (Lei Nº 7.210, 1984), a Psicologia estaria inserida no sistema prisional para concretizar o Princípio da Individualização das Penas, fazendo parte da equipe técnica que compõe as Comissões Técnicas de Classificação (CTC) e os Centros de Observação Criminológica (COC), junto a outros profissionais, como assistentes sociais, psiquiatras e chefes da segurança. Segundo este princípio, cada detento deveria cumprir a sua pena de acordo com um “tratamento penal” individualizado com objetivo de ser “reeducado” e “ressocializado”, de modo que, ao término de sua pena pudesse estar em condições de viver em sociedade sem cometer novos delitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (125.1 Kb)   pdf (338.8 Kb)   docx (95 Kb)  
Continuar por mais 82 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com