TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXPERIÊNCIA DE UM PSICÓLOGO SOCIAL E SUA COMPARAÇÃO COM A PSICOLOGIA CONSTRUTIVISTA

Por:   •  4/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.399 Palavras (6 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP[pic 1]

CAMPUS NORTE

Ariane Carneiro (RA: N2475C2)

Geovana Veiga (RA: D624989)

Isabella Paola (RA: D521020)

Lucas Cardoso (RA: N2556B4)

Mariana Leon (RA: D650823)

Tânia Cristina (RA: T7999F7)

EXPERIÊNCIA DE UM PSICÓLOGO SOCIAL E SUA COMPARAÇÃO COM A PSICOLOGIA CONSTRUTIVISTA

SÃO PAULO

2019

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP[pic 2]

CAMPUS NORTE

Ariane Carneiro (RA: N2475C2)

Geovana Veiga (RA: D624989)

Isabella Paola (RA: D521020)

Lucas Cardoso (RA: N2556B4)

Mariana Leon (RA: D6509823)

Tânia Cristina (RA: T7999F7)

EXPERIÊNCIA DE UM PSICÓLOGO SOCIAL E SUA COMPARAÇÃO COM A PSICOLOGIA CONSTRUTIVISTA

Trabalho apresentado ao curso

de Psicologia, da Universidade

Paulista – UNIP sob orientação da

Prof. Andreia

SÃO PAULO

2019

SUMÁRIO[pic 3]

1.INTRODUÇÃO........................................................................................4

2.INTERPRETAÇÃO DO ARTIGO COM A MATÉRIA......................5

3.CONCLUSÃO..........................................................................................8

4.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...................................................9

  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tratará sobre a interpretação de um artigo científico junto com uma matéria escolhida pelo grupo, onde iremos analisar e comentar sobre eles.

O artigo científico relata uma experiência vivida por um Psicólogo Social, que fala sobre o autoconceito e sua influência com a ansiedade nas escolas e como ela acaba afetando na aprendizagem das crianças e dos jovens.

Interpretaremos esse artigo com a matéria de Psicologia Construtivista que fala sobre a educação dos jovens, o desenvolvimento deles, a interação que eles possuem com família, professores, amigos e como a ansiedade, citada no artigo, afeta seu desempenho escolar.

  1. INTERPRETAÇÃO DO ARTIGO COM A MATÉRIA

A Psicologia Social permite estudarmos o comportamento de indivíduos, mas também a sua influência que recebem de outras pessoas e de outros meios. Por isso, a influência do meio social e histórica influenciam nas normas e nos papéis sociais de cada sujeito.

No artigo científico sobre "Autoconceito e ansiedade escolar: um estudo com alunos do ensino fundamental", o principal objetivo foi observar o quanto o autoconceito tem associação com a ansiedade na fase escolar e, se ocorrer, entrando na fase da vida adulta.

No livro Psicologia Social Contemporânea, STREY, M. N. o autor cita “Constitui-se como objeto dessa Psicologia Social o estudo da interação entre indivíduo e sociedade; portanto, indivíduo e sociedade como duas instâncias distintas que, apenas, interagem entre si [...] procura-se analisar e explicar as influências do meio social e avaliar e promover o ajustamento do indivíduo à sociedade”.

No artigo, as duas elaboradoras são psicólogas sociais exercendo sua função com crianças do fundamental, aplicando atividades para comprovar o objetivo de sua pesquisa escolar no meio social, no qual seria comprovar se realmente o autoconceito influencia na ansiedade dos jovens estudantes.

As elaboradoras diferem no texto sobre a definição de autoconceito e de ansiedade. No caso, autoconceito seria a percepção do indivíduo tem de si mesmo conforme suas experiências vividas e o valor que cada um atribui a sua própria conduta. A ansiedade seria uma interferência no humor da pessoa onde existe uma apreensão da falta de controle do indivíduo provocando uma inquietação interna sobre pensamentos futuros provocando estímulos negativos.

No artigo que estamos abordando Autoconceito e ansiedade escolar: um estudo com alunos do ensino fundamental, as elaboradoras citam “as pesquisas sobre autoconceito e ansiedade apoiam a necessidade de se compreender esses construtos no ambiente escolar, bem como analisar como esses fatores interferem no processo de ensino-aprendizagem. Além de ser constatada, de forma separada, a relevância de ambos os construtos, também é importante investigar a relação entre eles. As pesquisas que investigam a relação entre esses dois construtos são escassas, principalmente quando se considera a ansiedade escolar, o que indica a necessidade de que mais estudos sejam realizados”.

Em outro livro Psicologia Social: Principais temas e vertentes, os autores relatam “dependendo do grupo de que fazemos parte, cada um desses componentes ocorre em maior ou menor grau, e eles estão intimamente ligados ao nosso autoconceito”.

Como foi citado, a aprendizagem pode acabar sendo afetada por estes dois fatores que acompanham a vida de jovens estudantes no mundo todo. Com isso, procuramos pegar algumas coisas da matéria de Psicologia Construtivista, onde Jean Piaget possui uma forte influência sobre ela.

Nela, Piaget fala que a inteligência da criança não se mede, ela sempre se constrói. O Construtivismo possui fortes bases no Interacionismo, onde existe a interação aluno com professor, e professor com aluno, além da família, amigos e também do meio em que cada um vive. Assim como a experiência do artigo, onde cada aluno ao ser pesquisado obteve determinado resultado diferente dos demais, por ser uma pessoa que carrega sua própria história de interação com outras pessoas.

Sobre ele, foram aplicadas três atividades, a primeira aborda o autoconceito em matemática e a ansiedade em cálculos de estatística, presentes na mesma matéria. A segunda atividade buscou encontrar alunos com ansiedade, depressão, baixa estima e oscilações de humor em aspectos individuais, sociais, escolar e familiar. Sobre a terceira atividade, foi pesquisado alunos que tinham depressão e se havia alguma relação com o autoconceito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (134.5 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com