TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Projeto de pesquisa: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 4

Psicologia da Educação - Ciclo II

Centro Educacional Claretiano

Curso de Matemática

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - CICLO II

Atividade: Com base nas Unidades 1 e 2, estabeleça a relação entre as afirmações e os Tópicos:

1 – Estruturalismo; 2 – Funcionalismo; 3 – Associacionismo; 4 – Behaviorismo; 5 – Neobehaviorismo; 6 − Conhecimento científico.

Escola: 1 - Estruturalismo

Momento Histórico: Segunda Metade do século XIX. Caracterizado pelo pensamento liberal, pela ascensão dos valores burgueses, defesa da propriedade privada e da economia de mercado. Liberalismo politico que reconhece igualdade jurídica entre todos perante a lei. Período de modernização da sociedade e de grande desenvolvimento tecnológico e científico. Uma nova organização do trabalho e das Instituições de ensino. Psicologia voltada para sociedade e não para o indivíduo.

Principais representantes: Wilhelm Wundt (iniciou a teoria) e Edward Titchner (Pai da Teoria).

Principais idéias: Pode ser entendida como o estudo dos elementos da consciência por meio da introspecção e do experimentalismo adotados em laboratórios. A análise das estruturas fundamen¬tais (processos psíquicos conscientes) e a descoberta de seus me¬canismos associativos também são objetivos da Psicologia Estruturalista.

Contribuições: Ciência e/ou Psicologia e/ou Educação: Possibilitar que a psicologia se tornasse Ciência. Abrir caminho para o campo da pesquisa experimental em Psicologia.

Escola: 2 - Funcionalismo

Momento Histórico: Segunda Metade do século XIX. Forte pragmatismo pregado pelos norte-americanos decorrentes do rápido crescimento de fábricas e da economia em alta.

Principais Representantes: Willian James

Principais ideias: A Psicologia funcional, como o próprio nome indica, interessa-se pelo funcionamento da mente. Os funcionalistas estudavam a mente não do ponto de vista da sua composição (uma estrutura de elementos mentais), mas como um aglomerado de funções ou processos que levam a consequências práticas no mundo real. Os funcionalistas adotaram muitas das descobertas feitas nos laboratórios dos estruturalistas. Não faziam objeções à introspecção nem se opunham ao estudo experimental da consciência. A sua oposição voltava-se para as definições anteriores da psicologia que eram desprovidas das considerações acerca das funções utilitárias e práticas da mente.

Contribuições: Ciência e/ou Psicologia e/ou Educação: Teve contribuição na psicologia social, uma vez que sua teoria enfatizou a cooperação entre os indivíduos. Para James, somente por meio dessa aprendizagem inteligente, poderíamos criar hábitos sólidos, formar indivíduos autônomos, ativos e capazes de atuar no coletivo de forma democrática.

Escola: 3 - Associacionismo

Momento Histórico: Início do século XX, primeira guerra mundial. Crise da bolsa de Nova York, Redução industrial, desemprego.

Principais Representantes: Edward L. Thorndike

Principais ideias: A aprendizagem se dá por associação de ideias, das mais simples às mais complexas; assim, para aprender um conteúdo complexo, seria necessário que a pessoa aprendesse ideias mais simples associadas àquele conteúdo. Nessa concepção, se as ideias são associadas em nossa mente em decorrência da nossa experiência de mundo, então, podemos afirmar que o conexionismo se baseia no empirismo.

Contribuições: Ciência e/ou Psicologia e/ou Educação: Foi a primeira escola que começou a trabalhar com as diferenças individuais mesmo que em grupos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com