TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Tese: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  Tese  •  2.024 Palavras (9 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

POLO PALMAS – TO.

CURSO DE PEDAGÓGIA-LICENCIATURA

DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇAO

ALUNA: CÁRITA REJAINE ROQUE SILVA RA 410466

ALUNA: JOÉDINA FARIAS RA 410608

ALUNA: JANDISLEIA RIBEIRO ARAUJO RA 410605

ALUNA: LORENA CRISTINA XAVIER BRITO RA 410673

ALUNA: VANUZA ALVES DA SILVA RA 410851

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Sigmund Freund

A obra de Freud inicialmente foi centrada na terapia de doenças emocionais, mais veio contribuir muito na área social e na pedagogia. Pois o ato de educar está relacionado com o desenvolvimento humano, principalmente do aparelho psíquico. Através das reflexões feitas por Freud, podemos entender melhor enquanto educadores como se processa em nossos educando o desenvolvimento emocional e mental, por que o ser humano é formado de razão e emoção. Segundo Freud, os estudos psicanalíticos devem direcionar-se mais a auxiliar o educador na difícil tarefa de educar, missão quase impossível. Pois o ser humano vive em constante luta entre suas forças internas, regidas pelo principio do prazer (id) e as forças externas que impõem juízos de valor (superego) sobre esses desejos. O educador precisa ajudar o educando a buscar esse equilíbrio na construção do eu (ego) para que aprendizagem possa ocorrer de forma eficaz. Revelando que o ser humano possui vários tipos de pensamento (prático, cogitativo e critico). O estudo freudiano lembra a importância que tem a escola poder proporcionar o desenvolvimento de todas as suas dimensões, extenso assim a capacidade do sujeito buscar alternativa, por si próprio e desenvolver o prazer de aprender. Uma grande contribuição diz respeito à aprendizagem por identificação, pois é através de pessoas que foram significativas que o ser humano quer ter sua imagem associada. A teoria de Freud destaca a importância da relação professor-aluno, uma boa relação, empatia que favorece o aprendizado. Para Freud, o aluno aprende mais quando esta de bem com o seu emocional e mental,mais infelizmente ainda temos uma educação que trata os alunos como iguais, ignorando as diferenças, e o professor muitas vezes não consegue entender determinados fracassos escolares, que certamente estão ligados a problemas emocionais, ou a metodologias equivocadas que não respeitam a forma de construção do pensamento e as etapas da educação pensamento (prático, cogitativo e critico)...

Jean Piaget

Jean Piaget foi o nome mais influente no campo da educação durante a segunda metade do século 20, a ponto de quase virar sinônimo da pedagogia. Ele nunca atuou como pedagogo, Piaget foi biólogo e dedicou a vida à observação cientifica, o processo de conhecimento pelo ser humano, particularmente a criança.

O estudo das concepções infantis de tempo, espaço, causalidade física, movimento e velocidade, ele criou um campo de investigação que denominou epistemologia genética isto é, uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança, segundo ele, o pensamento infantil passa por quatro estágios, iniciando no nascimento ate o inicio da adolescência quando a capacidade de raciocínio é alcançada. A grande contribuição de Piaget foi estudar o raciocínio lógico-matemático, que é fundamental na escola, mais nem todas as crianças tem conhecimento suficiente para aprender.

As descobertas de Piaget tiveram grande impacto na pedagogia mas transmissão de conhecimento é uma possibilidade limitada. Não é possível fazer uma criança aprender, o que ela ainda não tem condições de absorver, e por outro lado ela só vai se interessar por conteúdos que lhe façam falta. Piaget comprovou na prática, que o conhecimento se dá por descobertas que a própria criança faz. O aprendizado é construído pelo aluno e é sua teoria que inaugura a corrente construtivista.

Educar para Piaget, é estimular a procura do conhecimento. Ficou claro para ele que as crianças não raciocinam como adultos e isso acontece de forma gradual, dois mecanismos são necessários, os de assimilação e o de acomodação, o primeiro consiste em assimilar objetos do mundo exterior a esquemas mentais existentes, já à acomodação se refere a modificações dos sistemas de assimilação por influencia do mundo externo.

Henri Wallon

Desenvolveu uma teoria que propunha a formação integral da criança, ou seja, intelectual, afetiva e social. A memória e a erudição eram as ferramentas para construção do conhecimento, Wallon foi o primeiro a levar a emoção da criança para dentro da sala de aula, a sua teoria baseia-se em quatro elementos fundamentais, a afetividade, o movimento, a inteligência, e a formação do eu como pessoa. Em sua teoria a reprovação era como a negação do ensino. Para Wallon, a emoção tem papel fundamental no desenvolvimento do ser humano. É quando as crianças expõem suas vontades e desejos.

A afetividade é onde se revelam traços importantes da personalidade da criança e o movimento é através dele, que as crianças expressam suas emoções. E no choque entre a realidade e a fantasia que a criança desenvolve a sua inteligência. A construção do eu na teoria de Wallon depende essencialmente do outro, tanto como referencia ou como negação.

Lev Vigotsky

Vygotsky insistia na importância de a educação pensar o desenvolvimento da criança de forma prospectiva, e não retrospectiva, como era feito. Segundo Vygotsky, a escola pensa a criança e planeja o ensino de forma retrospectiva por considerar, como condição para a aprendizagem, o nível de desenvolvimento já conquistado pela criança. Para ele a escola deveria pensar o ensino das possibilidades que o aprendizado já obtido traz.

A aprendizagem é, portanto um processo essencialmente social, que ocorre na interação com os adultos e os colegas. O desenvolvimento é resultado desse processo, e a escola, é o lugar para essa estimulação. A educação passa, então, a ser vista como processo social sistemático de construção da humanidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com