TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Projeto de pesquisa: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.673 Palavras (11 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 11

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Introdução

Ao estudar o homem os teóricos utilizavam de varias formas e alternativas sem descartar o rigor necessário para auxiliar e compreender o ser humano.

Sigmund Freud e suas Contribuições para Educação

O austríaco Sigmund Freud (1856-1939) nasceu em Freiburg, hoje República Tcheca, conhecido como “pai da psicanálise", utilizou técnicas de hipnose nos pacientes com histeria, verificando melhoras no quadro dos pacientes, concluiu que as doenças eram psicológicas e não orgânicas, o que levou Freud a utilizar essas hipóteses para definir novos conceitos, sendo este último a conversão. Seus estudos serviram de influência nas áreas do conhecimento humano, inclusive a educação.

Freud acreditava que suas descobertas no campo da psicanálise trariam uma profunda reformulação na educação, porém com o passar dos tempos mudou seu conceito e defendia que a pedagogia psicanalítica não era possível, tendo em vista que a satisfação das pulsões da criança ia de encontro à tentativa de organização civilizada de sua vida social. De maneira clara, Freud não chegou a elaborar nenhuma teoria pedagógica, mesmo diante de suas descobertas e de seus legados, porém essa influência é percebida entre vários autores de uma parte da corrente que entendem que a escola não serve como dissipadora de conhecimentos e sim de um lugar onde os seus integrantes possam manifestar as emoções vividas.

A corrente atual entende que a criança no seu inicio de vida escolar, ou seja, na pré-escola, já possui condições de expressar as emoções sentidas no cotidiano, essa demonstração de seus sentimentos pode-se materializar através de desenhos ou outros símbolos escolhidos por elas. Não havendo necessariamente a lógica direta entre o desenho e os sentimentos externados por aquela criança.

Foi com Freud que se iniciou um movimento de respeito à vida emocional das crianças, pois, foi com ele que se descobriu sobre conceitos de sexualidade infantil, o qual ensinava que as crianças deveriam receber a educação sexual assim que demonstrassem interesse pelo assunto. Nos dias atuais encontramos muitas teorias que defendem que existam diversos fatores que são traumáticos para as crianças, sendo que desde a destituição de uma família, ou até mesmo o acesso a programas televisivos contendo violência, sendo que a escola tem que ser um reduto para que as crianças possam expressar seus sentimentos e emoções.

A obra de Sigmund Freud, voltada de início na terapia de doenças emocionais, em muito contribuiu na educação e na área social, sendo certo que a arte de educar está envolvida diretamente com o desenvolvimento humano e em conseqüência o aparelho psíquico.

Com as reflexões de Freud podemos entender como educadores como se procede a evolução do sentimento emocional e mental de nossos educando, partindo do conceito de que o ser humano é constituído de razão e emoção.

As contribuições mais importantes da Psicanálise em relação a educação em geral se dão ao entendimento do funcionamento do aparelho psíquico e dos processos mentais, onde deriva a aprendizagem, desde os estudos dos vários tipos de pensamento, bem como da aprendizagem pelos processos de identificação e através dos processos de transferência de conhecimento, os quais são resultados da relação professor e aluno.

Segundo Freud, os estudos psicanalíticos devem auxiliar o educador a educar, sendo esta missão impossível de ser realizada plenamente, segundo o próprio Freud, pois o ser humano vive numa constante luta entre suas forças internas, regidas pelo princípio do prazer “id” e as forças externas que impõem os juízos de valor “superego” sobre esses desejos. A função do educador é auxiliar o aluno na busca de um equilíbrio para uma melhor aprendizagem.

A teoria de Freud imprime a importância do contato do professor e aluno. Esse contato é decisivo para determinar a empatia para estabelecer um clima favorável à aprendizagem. Seus estudos determinaram que o ser humano usa as experiências vividas e da mesma forma, resiste àquelas, as quais foram reprimidas.

A metapsicologia, como Freud a chamava, ou psicologia psicanalítica, é o entendimento teórico de como funciona o psíquico implícito do inconsciente, cuja análise mostrava de modo sistemático o desdobramento da vida mental em dois conjuntos organizados de pensamentos. Freud percebeu desde o princípio que a chave para a compreensão das formações do inconsciente estava em compreender, ou interpretar, seu sentido, a construção da teoria freudiana organiza-se em torno de três questões fundamentais: como um produto psíquico adquire sentido, que sentido é esse, e como, e em que condições, pode ter acesso à consciência.

Certamente, pode-se dizer que Freud conjuga três teorias, sendo a da representação, da teoria do pensamento e uma teoria da linguagem.

“Eduque-o como quiser; de qualquer maneira há de educá-lo mal.”

Sigmund Freud

Piaget e suas Contribuições para Educação

Piaget desde muito cedo mostrou seu interesse pelas ciências, quando completou 10 anos de idade fez sua primeira revista científica em 1918, concluiu seu doutorado em Biologia, mas retornou definitivamente para a Psicologia. Porém sua obra chegou ao Brasil em 1960.

Nas suas pesquisas utilizou o método clinico de investigação, mas na maioria das vezes era de observação e registro sistemático do comportamento das crianças, dessa forma Piaget gerou muitas críticas pelos americanos, os quais usam outras formas de testagem.

“Um método de conversação livre com a criança sobre um tema dirigido pelo interrogados que segue respostas das crianças que lhe pede que justifique o que diz, explique, diga por que, que lhe faz contra- sugestões, etc.” (Marie Dolle, 1981) .

Para Piaget com esse método é possível investigar os domínios da inteligência com os processos de organização e adaptação cognitiva do indivíduo ao meio, são eles: esquema, assimilação, acomodação e equilibração.

Dessa forma, esquema para Piaget, assim como o corpo, a mente é dotada de estruturas que a compõe,. Esquemas são análogos e conceitos, categoria ou fichas em um arquivo. A criança ao nascer dispõe de poucos esquemas com o desenvolvimento, e estímulos do meio este esquema fica mais concreto. De igual maneira, a criança em contato com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com