TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Artigos Científicos: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  2.721 Palavras (11 Páginas)  •  1.176 Visualizações

Página 1 de 11

Qual a importância da psicologia para a pedagogia?

A psicologia estuda a forma como nós desenvolvemos ao da vida e entra-se nas mudanças qualitativas e quantitativas presentes ao longo da vida. Por isso é importante estudar a forma como o comportamento e os processos mentais mudam ao longo da vida. A importância da psicologia da educação na práxis da pedagogia é de mediar aos educadores conhecimentos embasados na estrutura psicológica, uma vez que a psicologia é o estudo do comportamento e da subjetividade humana, preocupa-se com as manifestações de nosso inconsciente. Ela é o estudo do ser humano em todas as suas expressões, seja nosso comportamento que são visíveis a todos ao a subjetividade de nossos sentimentos.

A importância da psicologia da educação na práxis da pedagogia revela um conjunto de conhecimentos psicológicos e pedagógicos sobre as bases do desenvolvimento e da aprendizagem do ser humano. Na práxis a psicologia nos permite traçar métodos e técnicas pedagógicas que atenda as particularidades de cada indivíduo, por isso a psicologia é bastante relevante na práxis da pedagogia, pois ela nos revelará o que as teorias e nossa didática pedagógica ainda não nos revelam, a importância de ver o educando como um ser único e também de como a educação influencia na formação da subjetividade deste individuo visto que são seres humanos em desenvolvimento e que a interação com o outro, e sua vivencia social formará a mesma, pois ela é a relação do sujeito com o seu meio. A subjetividade do ser humano é o que nos torna únicos. Na práxis cotidiana das ações pedagógicas a psicologia permite compreender a vivência da arte de aprender a conviver, a ver, a ouvir, a falar, a respeitar, a pensar, a criticar, a agir, a dialogar, a relacionar, a sentir, a conhecer, a amar, a escrever e a ser. Quando um profissional da área de educação possui conhecimentos do enredo das áreas da psicologia, esse faz toda a diferença no exercício da sua prática profissional.

Contribuições da Psicologia para a educação

A aprendizagem significativa consegue promover o desenvolvimento pessoal dos alunos valorizam-se as propostas didáticas e as atividades de aprendizagem em função de sua maior ou menos potencialidade para promover aprendizagens significativas propõe-se procedimentos e técnicas de avaliação suscetíveis de detectar o grau de significância das aprendizagens realizadas, etc. esta coincidência, é, sem duvida, surpreendente na medida em que as práticas educacionais tanto escolares como não escolares constituem em um âmbito de conhecimento e de atividade melhor propenso a polemicas e a pontos de vista desencontrados. Na realidade, a idéia, ou, melhor dito de algumas ideias que subjazem ao uso atual do conceito de aprendizagem significativa contam com inúmeras antecedentes na história do pensamento educacional. O principio de auto-estruturação do conhecimento, isto é vêem o aluno como responsável ultimo de seu próprio processo de aprendizagem, ”como o artesão da sua própria construção”. O principio fundamental dos métodos ativos: compreender é inventar ou reconstruir por reinvenção. De um ponto de vista psicológico pedagógico, isto conduz a proposta de confrontar o aluno com situações que possuem uma série de características (novidade, complexidade, ambigüidade, incongruência, etc.) suscetíveis de ativar a motivação intrínseca e desse modo, provocar uma curiosidade epistêmica e uma atividade exploratória dirigida a reduzir o conflito conceitual, a incerteza e a tensão gerada pelas características da situação. A educação que se transmite habitualmente nos centros escolares seja impessoal concentrada no professor, extrínseca utilitária, diretiva e em ultima instancia, irrelevante para as necessidades individuais do aluno. Antes da aprendizagem extrínseca, há outra que ocorre à margem do sistema escolar e que surge diretamente das experiências pessoais de uma série de aprendizagens fundamentais intrínsecas que aprendemos mais sobre nós mesmos e chegamos a descobrir e reconstruir a nossa própria identidade. A partir disso, as orientações para erradicar a aprendizagem extrínseca da educação formal são bem conhecidas: que os alunos decidem por si mesmo o que querem aprender, pois só eles mesmos podem saber o que se adapta melhor a sua individualidade às suas necessidades básicas, dar prioridade ao objetivo de aprender a aprender antes do objetivo de habilidades ou conteúdos, praticar a avaliação como a única forma de avaliação relevante, prestar uma atenção especial à educação da sensibilidade e dos sentimentos, eliminar componente ameaçador das situações da aprendizagem.

Teorias Psicologia

Aspectos conceituais Contribuições para o âmbito

Educacional

Teoria verbal significativa •Estrutura cognitiva

•Aprendizagem com significado, novos conhecimentos (conceitos, idéias, modelos)

•Significado, interação e conhecimento

•Muda o foco do ensino modelo- estímulo para modelo aprendizagem significativa

•Interação do novo conhecimento com o já existente, conhecimentos que o aluno já possui, ou seja, a aprendizagem significativa ocorre quando a informação é ancorada no conceito preexistente na estrutura cognitiva do aprendiz.

•O processo é dinâmico e vai sendo construído

Teoria genética da aprendizagem

•Durante a vida serão vários os modos de organização dos significados.

•Conhecimento gerado através de uma interação do sujeito com o meio.

•O desenvolvimento humano passa por estágios de desenvolvimento

Para que ocorra a construção de um novo conhecimento, é preciso que o contato já assimilado passe por um processo de desorganização para que em contato com o novo conhecimento possa se reorganizar.

•Estágios do desenvolvimento: sensório-motor (do nascimento aos 02 anos) pré-operatório (02 a 06 anos) operatório-concreto (07 a 11 anos) e operatório- formal(12 a 16 anos)

Teoria sócio cultural

•As mudanças que ocorrem em cada um de nós tem sua raiz

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com