TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO O CONSTRUTIVISMO

Artigo: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO O CONSTRUTIVISMO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2014  •  1.066 Palavras (5 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 5

“O CONSTRUTIVISMO”

“Educar significa, para a maioria das pessoas, tentar fazer com que a criança se assemelhe ao adulto típico de sua sociedade” Jean Piaget

É a teoria do processo de construção de conhecimento ou denominado espistemologia genética, aplicado na forma de aprendizagem, conforme a criança cresce, ocorrem mudanças na inteligência. Na abordagem de Jean Piaget (1896 – 1980), As crianças passam por quatro fases de desenvolvimento, pois a escola, exclusivamente os professores precisam adequar à fase de desenvolvimento das crianças, oferecendo tarefas, em que estimulam o pensamento independente e a criatividade. Portando o processo cognitivo da criança é diferenciado do adulto.

Jean Piaget se preocupava com o crescimento natural e das habilidades mentais ao decorrer do tempo (mudanças cognitivas qualitativas), mas ele queria investigar as diversidades, como na experiência e qualidade na aprendizagem infantil. Entretanto decidiu investigar as capacidades inatas e congênitas, em que levavam a criança a saltar uma série de estágios de desenvolvimento de acordo com sua idade. O desenvolvimento intelectual da criança, se dar por meio de um processo pessoal e ativo, decorrente de um desejo natural de sentir, explorar, mexer e dominar. Portanto sua descoberta é que todas as crianças atravessam por fases de desenvolvimento cognitivo, entre diferenças qualitativas, mas organizadas hierarquicamente. Na sequência todas as crianças atravessam as fases, sem pular ou regredir, desta forma cada indivíduo da mesma faixa de idade, apresenta seu próprio ritmo de desenvolvimento.

Os quatro estágios do desenvolvimento, proposto por Piaget.

Primeiro estágio sensório-motor, no período de 0 a 2 anos de vida, as crianças aprendem por meio dos sentidos (sensório) e da ação e movimentação físicas (motor). No seu pensamento só funciona pela manipulação e ação dos objetos no seu ambiente, por meio de reflexos sem compreendê-los e sem a intenção de fazê-los, pois mais tarde, já conseguem coordenar os objetos e organizar seus sentidos.

Segundo estágio pré-operacional, é quando a criança começa a desenvolver autoconsciência, no período de 2 a 7 anos, possuindo as ferramentas do pensamento representativo, desenvolve as imagens, utilizando os símbolos e a linguagem. Em que seu interesse fundamental é a aparência das coisas. Neste nível do desenvolvimento as crianças começam a organizar os objetos de maneira lógica. Exemplos: distinguir a altura e a comparar dois objetos e suas características, focando uma por vez como tamanho e cor. Portando sua capacidade de pensar logicamente é limitada, pois a criança continua egocêntrica, incapaz de perceber as coisas pela perspectiva do outro.

Terceiro estágio operacional concreto, no período de 7 a 11 anos, é quando a criança torna-se capaz de realizar operações lógicas, porém só na presença de objetos reais (concretos), a criança consegue estabelecer e interligar pontos de vista diferentes. Entretanto elas começam a realizar operações mentalmente, como compreender a noção de conservação, classificação e seriação, pois aprendem que quantidades podem assumir formatos diferentes. Nesta idade a criança está pouco menos egocêntrica, e começa a introduzir um pouco de relatividade ao seu ponto de vista.

Quarto estágio operacional formal, que compreende no período de 11 ao adulto, já neste nível de desenvolvimento começar a manipular idéias, além de objetos, e são capazes de raciocinar (hipotético) com base apenas em afirmações verbais, podendo acompanhar um raciocínio. Aumentam a capacidade e o poder de imaginação, como também de debater idéias abstratas, revelando ser menos egocêntricas.

Jean Piaget definiu as quatro fases em nível de desenvolvimento da inteligência, na elaboração da lista dos esquemas (é a representação mental de um conjunto de idéias, percepções, pensamentos e ações, que nos ajudam com a estrutura mental necessária para que organizemos as vivências anteriores, presente e nos preparemos para as futuras). Entretanto identificou alguns aspectos fundamentais, como nos processos adaptativos e organizativos da atividade intelectual, na utilização de esquema como elemento primordial do pensamento. Encontramos a assimilação, acomodação e o equilíbrio. A assimilação é o processo pelo qual se soma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com