TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES

Relatório de pesquisa: PSICOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  Relatório de pesquisa  •  759 Palavras (4 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

PSICOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES

PROFª DRª TANIA ELISA MORALES GARCIA

RESENHA DESENVOLVIDA POR:

CRISTIANE BONOW

FERNANDA FREITAS

KARIZA VITÓRIA

SÁ, Maria Auxiliadora Diniz de, LEMOINE, Claude. Em Matéria de Comprometimento na Empresa, são os Valores Individuais que Contam. Anais... do XXIII EnANPAD, Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração.Foz do Iguaçu, 1999. Rio de Janeiro: ANPAD, 1999.

O artigo estudado trata de comprometimento dento da organização e esse comprometimento é visto como vantagem competitiva, pois acredita-se que qualidade provém das atitudes dos colaboradores. É nas atitudes e nos valores das pessoas que reside a boa vontade, o bom senso e a responsabilidade de tornar o ambiente onde se trabalha em um local de desenvolvimento pessoal e profissional e, somente quando tivermos essa disposição, teremos condições de atingir a visão da organização.

A partir de expectativas de empresas e empregados sobre comprometimento, o autor desenvolveu uma pesquisa exploratória e identificou que, as organizações não oferecem boas condições de trabalho, assim contribui para reduzir a autonomia dos trabalhadores. Um elevado número de empregados trabalham nos chamados "chão de fábrica" e, as tarefas realizadas por estes são operações simples e previsíveis, executando sempre o mesmo trabalho. Portanto, não é necessária criatividade, inovação e participação dos indivíduos no trabalho.

Nesse sentido, pergunta-se como o modo de organização do trabalho pode influenciar o comprometimento das pessoas? Será que as relações interpessoais podem contribuir favoravelmente nesse processo?

No entanto, não se conseguiu confirmar a hipótese de que o comprometimento na empresa é função das condições materiais de trabalho. Por diversos motivos como trabalho repetitivo, falta de autonomia, participação, pois isso influencia muito sobre o comprometimento e só fazem diminuir este com a organização.

Já a outra hipótese, determinando que o comprometimento na empresa é função das relações interpessoais foi confirmada, pois nós brasileiros conseguimos desenvolver relações sociais com muita facilidade, características culturais, o gosto pelo coletivo e pela aproximação.

Podemos afirmar que cada individuo possui sua cultura, valores, costumes, tradições e conhecimentos. E, se o comprometimento representa um modo de identificação, ou seja, as pessoas para se comprometer com a organização precisam "vestir a camisa", e isso só é possível quando se é reconhecido, quando se pode perceber todos os dias que, cada um, é indispensável ao seu local de trabalho.

A pesquisa deste trabalho visa entender o universo de uma investigação explorando este assunto de caráter tanto qualitativo quanto quantitativo através de uma comparação interorganizacional e intercultural. Com o objetivo de investigar o comprometimento nas empresas, a partir de uma análise comparativa entre a influencia provocada pelas condições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com