TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA DO CONSUMIDOR

Trabalho acadêmico: PSICOLOGIA DO CONSUMIDOR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2014  •  Trabalho acadêmico  •  3.950 Palavras (16 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 16

ANA CAROLINE RIBEIRO CARVALHO

ANGEL CAROLINE

CAROLINA GUEDES TEODORO

CAROLINE DA SILVA PESTANA

ELISANGELA

LUCIANE

NELIA

PSICOLOGIA DO CONSUMIDOR

SÃO PAULO

2014

ANA CAROLINE RIBEIRO CARVALHO 8203947978

ANGEL CAROLINE

CAROLINA GUEDES TEODORO 8098919169

CAROLINE DA SILVA PESTANA 8410170907

ELISANGELA

LUCIANE BARAUNA DA SILVA 8072850545

NELIA

PSICOLOGIA DO CONSUMIDOR

Trabalho apresentado à professora Karina Midori

da disciplina Praticas Emergentes da turma

do 1º semestre, noturno de Psicologia

SÃO PAULO

2014

SÚMARIO

1 – INTRODUÇÃO _______________________________________

2 – INTRODUÇÃO A PSICOLOGIA DO CONSUMIDOR _________

3 – OS PRINCIPAIS FATORES QUE INFLUENCIAM NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR _________________________________________

1 – INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é explicar o que é psicologia do consumidor, assim como de que forma ela funciona e onde é aplicada, estando quase que totalmente ligada ao marketing.

Para elaboração do mesmo foram realizadas pesquisas, pelo grupo que lhe apresenta, em diversos veículos, como livros, artigos da internet e revistas.

2 – INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA DO CONSUMIDOR

A psicologia e o marketing se uniram para juntos estudar e entender o comportamento do consumidor, tendo como base as teorias do comportamentalismo e da psicanálise. Foi a partir de segundo pós-guerra que o campo se expandiu.

A teoria comportamental se foca no estimulo ambiental que produz e reforça ações desejáveis ou indesejáveis, vendo a psique humana como mecanismo que aprende a responder a estímulos e reforços associando-os a premiação e punição. Sendo assim, a psicologia ensinou aos mercadores que a manipulação cuidadosamente planejada de estímulos pode gerar associações mentais extremamente fortes. A relação entre o comportamentalismo e o marketing sempre foi próxima, cabe citar John Broadus Watson, behaviorista, que teve uma intensa carreira acadêmica dedicada a estudar a ciência comportamental, e na década de 1920 começou a trabalhar na agencia de publicidade norte-americana, onde teve uma carreira brilhante. , se dedicando ao entendimento do comportamento do consumidor.

A teoria psicanalítica entra como um complemento a aplicação da teoria comportamental. Ela vem ajudar nas relações entre psicologia e consumo, especialmente na maneira de aplicar o “inconsciente freudiano” ao ato de compra. A importância da teoria freudiana para a compreensão do comportamento do consumidor já havia sido anunciada pelo economista Wroe Alderson que, em 1957, já afirmava que Sigmund Freud, juntamente com Charles Darwin e Thorstein Veblen, seriam fundamentais para a formulação de uma adequada teoria do marketing (ALDERSON, 1957).

A importância do conhecimento da “motivação inconsciente” para o consumo marcou uma predominância na psicanálise, no que foi considerado a primeira onde de pesquisa motivacional (1945-1960). Um dos seus principais representantes foi Ernest Dichter, um psicólogo austríaco que se exilou nos EUA no final da década de 1930. Foi pioneiro na aplicação dos conceitos da psicanálise no comportamento do consumidor, que, analisando como o indivíduo projeta valores e crenças em objetos, forneceu alguns fundamentos da psicologia aplicada ao marketing.

Mesmo a psicologia estando presente no marketing á tantos anos, a psicologia do consumidor é uma área relativamente nova, mas com um futuro bastante promissor. Universidades norte-americanas vem oferecendo programas de doutorado na área. Varias são as áreas de atuação, como pesquisa e acompanhamento de litígios judiciais.

3 – OS PRINCIPAIS FATORES QUE INFLUENCIAM NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

O comportamento de consumo é envolto de sentimentos, emoções e desejos que impulsionam os clientes a decidir comprar algo. Portanto, inúmeros fatores, sejam eles neurológicos, biológicos (genéticos e sensoriais), sociais, culturais ou econômicos podem induzir uma pessoa ao comportamento consumista.

Biologicamente os seres vivos, de um modo geral, consomem para sobreviver e reproduzir. Ao longo da vida humana, as pessoas consomem para perpetuar a espécie. Neste mundo atual baseado em sistemas econômicos, o consumo gerou sistemas de troca baseados em dinheiro, onde para que as pessoas consigam dar continuidade à sua geração e manter sua prole de forma saudável precisam consumir não só para sobreviver, mas para chamar a atenção de possíveis parceiros, e também para continuar na mesma posição social. Sem contar que traz uma agregação de valores.

O estudo do comportamento do consumidor sempre foi um dos dilemas

das pesquisas de marketing. Este ato de consumo pode ser definido como os

processos e atitudes realizados por pessoas interessadas em obter algum

produto ou serviço que supra seus anseios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com