TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO

Tese: PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  Tese  •  1.486 Palavras (6 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 6

Psicologia da Aprendizagem

ETAPA1

PSICÓLOGIA e EDUCAÇÃO

Este artigo tem por objetivo avaliar o trabalho do psicólogo no âmbito da Educação. Refletindo sobre essa atuação no contexto brasileiro, considera-se que, embora em casos já relatados pela literatura crítica, a psicologia possa efetivamente ter contribuído para justificar processos de exclusão educacional ou social, a atuação do psicólogo não é monolítica. Conclui-se observando que é possível que seu trabalho possa ter o efeito contrário e contribuir para a inclusão escolar e social de grupos desfavorecidos, quando inspirado em perspectivas teóricas que enfatizem a gênese social e cultural dos fenômenos psicológicos.

A contribuição da psicologia para a educação é fornecer subsídios para desenvolvimento e elaboração do planejamento Curricular da Escola, nas várias modalidades de ensino, tais como:

- na Educação infantil;

- no Ensino Básico Fundamental, da 1ª á 8ª série;

- no Ensino Médio;

- na EJA;

- na Educação Especial;

- na Educação Inclusiva.

Permitindo uma maior compreensão e conhecimento acerca das diversas fases do desenvolvimento do ser humano, e um melhor entendimento sobre a aprendizagem e das condições que a torna mais eficiente e fácil de ser assimilada, compreendida.

Na Educação Infantil, ajuda no planejamento e na dinâmica das atividades infantis a serem desenvolvidas e permite o conhecimento e a compreensão do desenvolvimento da criança nas diferentes fases =

1. na fase sensório-motora que é a fase da formação da inteligência prática, se refere á manipulação de objetos, á percepção e movimentos. A criança precisa expandir seus movimentos, explorando seu corpo e o espaço físico de forma a ter um desenvolvimento sadio.;

2. na fase sócio-afetiva compreender que é relevante que a criança tenha uma auto-imagem positiva de sua identidade própria e que seja sempre valorizada e estimulada em suas atividades, no seu processo de interação e socialização no seu grupo social;

3. na fase simbólica reconhecer que a linguagem é a forma de expressão individual e como sendo fundamental no processo de socialização da criança;

4. Na fase cognitiva considera que a criança conhece e constrói conceitos á medida que age, observa, percebe e se relaciona com objetos do mundo físico.

Nas demais modalidades de ensino, a contribuição se mostra ao subsidiar o planejamento das propostas de atividades curriculares com o objetivo de orientar a exploração, a descoberta e a construção de noções, isto é, o desenvolvimento e o conhecimento do mundo físico e social da língua, da matemática, das ciências naturais e sociais que são os eixos básicos da função pedagógica na escola.

A expressão, tanto verbal como corporal, que a criança, o adolescente e o adulto manifestam através do dialogo, das atividades, das brincadeiras e dos jogos, são fundamentais para ampliar seus conhecimentos, fornecendo uma base sólida para o processo de socialização e construção da linguagem oral e escrita.

É através das relações,enfrentando desafios e interagindo uns com os outros e com o meio ambiente,que os indivíduos desenvolvem seus pensamentos intelectuais.A contribuição da psicologia para a educação se dá , de modo especial e mais acentuado, na modalidade de educação Especial, pois, esta é uma educação organizada para atender específica e exclusivamente alunos com determinadas necessidade educativas especiais e, cujo objetivo, está inscrito nesta definição. Uma das principais características desta educação é denominar tanto uma área de conhecimento sobre necessidades especiais de crianças deficientes quanto um campo de atuação com profissionais especializados, como = professores, psicólogos, educador físico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional.

Outra característica desta educação é que ela não promove o convívio de crianças deficientes com as crianças normais.

A Escola tem um papel essencial na construção do intelecto dos indivíduos que vivem em sociedades escolarizadas. E o desempenho desse papel só se dá na medida em que, conhecendo a situação de desenvolvimento cognitivo do aluno, a escola dirige o ensino para estágios de desenvolvimentos mais avançados, ainda não incorporados pelos alunos, funcionando como um motor de novas conquistas intelectuais.

ETAPA 2

Verbal Significativa

Aprendizagem significativa é o conceito central da teoria da aprendizagem de David A aprendizagem significativa acontece quando uma informação se conecta a um conceito já existente na mente do aluno, ou seja, é possível aprender significativamente novas idéias na medida em que outros conceitos já são de conhecimento do mesmo. Em outras palavras, os novos conhecimentos se relacionam com o conhecimento que já possui. .Pode ocorrer de três formas diferentes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com