TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA EMERGENCIAL

Seminário: PSICOLOGIA EMERGENCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  Seminário  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 3

PSICOLOGIA EMERGENCIAL

Emergências e desastres são duas consequências de ameaças dos fenômenos naturais (terremotos, erupções vulcânicas, deslizamento de terra, inundações, etc.). Hoje estamos convencidos de que os seres humanos não são impotentes contra as ameaças, mas estamos cada vez mais vulneráveis aos mesmos basta lembrar os acidentes nucleares de Three Mile Island (1982). Esse cenário tem sido preocupação da comunidade internacional até o ponto que as Nações Unidas declararam os anos 1990-1999 como a década para a redução de desastres naturais e internacionais a partir de 2000, estabeleceu um secretariado permanente chamado “Estratégia internacional para redução de Desastres” em todo o mundo. Esses esforços permitiram que as nações unidas para demonstrar que Desastres não só afetam a economia e infraestrutura de um país, mais cometem a mesma estrutura social das comunidades envolvidas e da saúde física e mental dos seus membros. Nesse sentido vária disciplina tem vindo a adaptar os seus conhecimentos e técnicas para essas situações extremas, portanto, psicologia não poderia ser a exceção, tanto no campo da emergência e desastres presença profissional do psicólogo tem se tornado cada vez mais necessária. Desastres são emergências de grande escala. Emergências são situações inesperadas que comprometam vida e a integridade física de uma ou mais pessoas que reivindicam intervenção especializada. Só recentemente começaram a estudar e analisar a gestão das emergências e desastres em uma base regular como uma sequência fases inter-relação cíclica, essas bases são reconhecidas como prevenção, preparação, alerta, respostas, reabilitação e reconstrução. Psicologia em emergências e desastres é baseada em uma ampla experiência, pesquisas e construções teóricas datam do inicio do século XX e evoluíram a partir de estudos essencialmente descritivos e indivíduo para cortar empregos sociológico e estatisticamente significativo para a proposta técnicas de intervenção especifica.

O interesse no estudo do comportamento humano em situações de emergências e desastres pode-se dizer que remonta ao inicio do século com o trabalho de Eduard Stierlin (1909). No entanto, o estudo é considerado um pioneiro é o de Medicina Psiquiatra E. Lindemann (1944) dos EUA que trabalham com sobreviventes e família e vitimas de incêndio Club Coconut Grove noite de em Boston. O relatório clinico sobre os sintomas psicológicos de sobreviventes se tornou a pedra angular para a subsequência teorização sobre o processo de luto.

No nosso pais, um pioneiro no estudo do comportamento humano desastre foi o Dr. Raul Jeri que, com um grupo de médicos Hospital Central da policia foi criada no dia seguinte Huaraz terremoto em 1970. Durante os anos 80 especificamente 20 de julho de 1981 em IPAE (Instituto Peruano de Administração de Empresas). O autor começa a espalhar o trabalho do Dr. Jeri e recomendações psychological primeiros socorros manual de desastres American Psychiatric Association, lançado em 1972 pela revista militares do Peru, funcionando em diversas instituições, empresas e os hospitais de Lima, conhecimento, compreensão e interpretação das reações. Vitimas é psicólogo, como sujeitos individuais ou como um todo coletivo e uma sociedade baseada em um conjunto de construções teóricas que vão desde o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com