TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA Histórico- Culural

Trabalho Escolar: PSICOLOGIA Histórico- Culural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  662 Palavras (3 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 3

Existem pesquisas que acreditam TDHA seja um problema de origem orgânica, e essa teoria vem servindo de base para que se acredite que seja um problema genético, tendo transmissão hereditária. Apesar da transmissão genética não estar completamente confirmada essas pesquisas servem para reforçar a opinião de que o ambiente não contribui para o desenvolvimento do problema.

Um dos medicamentos mais comercializados no Brasil para esse problema é o metilfenidato conhecido como Ritalina, ele age no cérebro bloqueando a recaptação de um neurotransmissor chamado dopamina durante as transmissões sinápticas. Com mais dopamina no córtex, os sintomas de impulsividade e hiperatividade ficam reduzidos, permitindo assim que o indivíduo controle seu comportamento. Apesar dos grandes efeitos colaterais somente no ano de 2008, foram vendidas 1.147.000 caixas deste medicamento (IDUM, 2009).

Um dos grandes fatores para crescimento da comercialização desse medicamento está ligado aos casos de diagnósticos realizados de forma superficial. Foi constatado que não se exige uma análise mais criteriosa da criança, apenas busca-se enquadra-la nos sintomas listados pelo DSM-IV.

L.S.Vigotski, A.R. Luria e A.N. Leontiev, desenvolveram a teoria da Psicologia Histórico-Cultural considerava-se que o comportamento humano deveria ser estudado tanto nos seus aspectos biológicos quanto históricos, pois mudanças no desenvolvimento histórico da humanidade criavam um tipo diferente de homem.

Ao elaborar instrumentos de trabalho para agir sobre a natureza, o homem, além de modificar a natureza, modifica o seu próprio comportamento, sua estrutura interna, seu psiquismo.

Os estudos de Vigotski, demostram que as formas superiores de comportamento estão alicerçadas sobre as formas inferiores. As condutas inferiores são inatas, os comportamentos reflexos ou instintivos, por exemplo. Já as superiores, voluntárias, precisam ser desenvolvidas, e, superior aparentemente volta a se converter em inferior, ou seja, torna-se automatizada.

Para Vigotski, entender o TDAH vai além do estudo dos sintomas mais evidentes (desatenção, hiperatividade e impulsividade) e também na concepção de que os indivíduos têm, naturalmente, a capacidade de prestar atenção e controlar seu comportamento.

A forma mais elementar de manifestação da atenção é chamada atenção involuntária, considerada um fenômeno natural e tem em sua base, a ocorrência do reflexo orientado e da ativação de respostas a determinados estímulos novos, que se extinguem na medida em que ocorre a adaptação. Corresponde aos casos em que a atenção do homem é atraída por estímulos fortes, novos ou interessantes.

Na atenção voluntária a característica é o fato de o sujeito estabelecer determinadas tarefas com determinados fins que deve cumprir. Para que isso ocorra, é necessário que selecione, como objeto de sua atenção, somente aquilo que é importante para cumprir a tarefa.

Para a Psicologia Histórico-Cultural, a atividade está vinculada aos conceitos de motivo, sentido e significado. De acordo com Leontiev (1983). Toda e qualquer atividade é eliciada e dirigida por um motivo e é a necessidade que irá criar o motivo.

Ao ensinar qualquer conteúdo ao estudante, é importante que ele veja a importância do que está sendo passado. Ao reconhecer determinado conteúdo como necessário à

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com