TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES

Trabalho Escolar: PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 2

Psicologia nas Organizações

1. Diferencie o pensamento de Sócrates, Platão e Aristóteles sobre a alma humana.

Sócrates afirmava que a principal característica humana era a razão.

Platão (pré-socrático) definiu um lugar para a razão (alma), a cabeça, representando fisicamente a psique, e a medula teria como função a ligação entre a mente e o corpo. Concebia a alma separada do corpo, e acreditava na imortalidade da alma e na reencarnação.

Aristóteles (pré-socrático) acreditava na mortalidade da alma, na dissociação de corpo e alma, entendia corpo e alma de forma integrada.

2. Qual a principal característica atribuída ao homem por Sócrates?

A razão, que permitia ao homem sobrepor-se aos instintos, que seriam a base da irracionalidade.

3. Explique qual a relação entre a igreja católica medieval e o conhecimento.

A igreja católica tornou-se a principal religião da Idade Média, nesse período a psicologia era relacionada ao conhecimento, já que, ao lado do poder econômico e político, a Igreja Católica também monopolizava o saber e, consequentemente, o estudo do psiquismo.

4. Qual a principal consequência do fato da igreja católica defender a ideia de que a alma humana além de fornecer ao homem a razão, era divina, um presente de Deus?

A proibição do estudo do corpo humano.

5. Qual o acontecimento Renascentista que provocou um maior desenvolvimento no conhecimento sobre o homem?

O mercantilismo, que levou a descoberta de novas terras propiciando a acumulação de riquezas pelas nações em formação. Na transição para o capitalismo emergiu uma nova forma de organização econômica e social, contribuindo para o processo de valorização do homem. Nas ciências ocorre um grande avanço, Copérnico causa uma revolução no conhecimento humano mostrando que o nosso planeta não é o centro do universo.

6. Qual fato histórico que transformou os estudos da psicologia em ciência?

A área da ciência vem se desenvolvendo desde 1875 com a criação do primeiro laboratório experimental de Psicofisiologia, em Leipzig (Alemanha), Wundt o fundador do laboratório fez com que tivesse um grande avanço nos estudos sobre a psicologia.

7. Quais as características básicas e essenciais para que uma área de conhecimento seja considerada científica?

Objeto específico, linguagem rigorosa, métodos técnicos e específicos, processo cumulativo do conhecimento, objetividade. Um conhecimento para ser considerado científico requer um objeto específico de estudo.

8. Qual a relação entre o capitalismo e o desenvolvimento da psicologia?

O capitalismo trazendo consigo um processo de industrialização impulsiona o desenvolvimento da ciência para o qual deveria dar respostas e soluções práticas no campo da técnica, enquanto um sustentáculo dá nova ordem econômica e social, e dos problemas colocados por ela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com