TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA SOCIAL

Tese: PSICOLOGIA SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  Tese  •  3.109 Palavras (13 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 13

Segundo alguns autores as linhas tênues que separam homens e animais, a importância científica como do Darwinismo consiste em sua filiação à teoria da evolução, pertencendo o Darwinismo ao campo de análise do mundo orgânico, das coisas animadas, vivas, em sua origem do homem e a seleção sexual (1871),ela responsável pela teoria da evolução que balançou os alicerces humanos relevando sua descendência animal. Também enfatizou que há uma grande diferença entre a mente humana e a da mente de animais mais superiores, citadas em seu livro. Segundo ele havendo uma serie de pequenas modificações cerebrais que levaram ao desenvolvimento da mente humana e dos animais chegando a um resultado de uma diferença quanto ao desempenho das mentes de cada uma das espécies descendente.

A teoria da evolução deu aos homens a mesma origem daquela dos animais, as inúmeras tentativas de colocar limites que separam por vezes separam e outras aproximam uns dos outros. Uma garantia mais recente que dava exclusividades aos humanos era a cultura, que ainda propõe divisões entre biólogos, etólogos e antropólogos. Já para GALEF, a cultura está relacionada ao comportamento e conhecimentos cumulativos que é socialmente transmitido que se baseiam no aprendizado e imitação. Para RAPCHAN Doutora em ciência sociais cultura dentro de um grupo de animais é questão de padrões comportamentais, ou seja, transmitidos entre o grupo.

Para OTTONI oque diferencia melhor a cultura humana dos não-humanos são particularidades de nosso entendimento, pois somos capazes de fazer aparecer como real o estado mental de outros indivíduos, ou seja oque desejam ,oque sabem, ou não a partir daí podemos adivinhar melhor o comportamento dos outro. Permitindo assim que nossa transmissão cultural seja muito mais eficiente, devemos também falar a capacidade dos humanos de fabricar símbolos tais como sepultar os mortos produzir arte, usar adornos etc. Dentro de suas observações OTTONI relata que oque nos faz deferentes são taxas de inovação pois somos capazes disto a todo momento, em maior na espécie humana, não deixando de ressaltar que toda espécie tem sua evolução, e evoluir não é ficar mais entendido com a aparência melhor , e sim estar subordinado ao tempo de ação da seleção natural ,mais ainda; que não podemos achar que o homem estar mais evoluído que o chimpanzé ou uma minhoca ,porque cada espécie tem sua evolução.

Página 2

PSICOLOGIA SOCIAL

De acordo com nossas pesquisa, o conceito de cultura é bastante complexo; Em uma visão antropológica, podemos o definir como a rede de significados que dão sentido ao mundo que cerca um indivíduo, ou seja, a sociedade. Essa línguas, etc.rede engloba um conjunto de diversos aspectos, como crenças, valores, costumes, leis, moral,

Constituem patrimônio brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem: I – as formas de expressão; II – os modos de criar, fazer e viver; III – as criações científicas, artísticas e tecnológicas; IV – as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; V – os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico. (BRASIL, 2005, p.80).

De acordo com o filme, cultura é o que se convencionou chama de jeitinho brasileiro, isto é um jeito astucioso de driblar o sistema, a ex. um motor que foi trocado de um carro e o policial personagem diz: isto é um crime praticado dentro da corporação e a reação de seus subordinados foi de ironizar a situação, dando a entender que estão tão amoldados a estas práticas espúrias, que para eles está tudo normal.

E essa cultura diz que nos batalhões quem trabalha direito sempre se da mal, uma vez que o sistema não trabalha prá resolver os problemas da sociedade e conforme o capitão Nascimento o sistema trabalha é prá resolver os problemas de si mesmo. As manifestações culturais são apresentadas através dos bailes fanks.

Nestes eventos podemos dizer que um tributo é prestado a subcultura do crime, a sedução pelas drogas, prazer rápido e barato, juntamente com a prostituição e tráfico.

Conforme nossas pesquisas, os Policiais do Batalão do BOP, são considerado um grupo, pela capacidade de interação entre si e de elaboração de normas e objetivos; Funcional porque havia uma correspondência no sistema organizacional do batalão. A questão de poder do Bop é caracterizado no momento em que sob o comando do Capitão, os soldados obedecem suas ordens e uma vez no encalço e captura dos bandidos os tortura para arrancar suas declarações; Portanto este batalão se caracteriza um grupo com alta capacidade de articulação e inovação, sendo seu foco totalmente voltado para o tráfico e o sistema corrupto da corporação, agindo com firmesa e crueldade, porem fazendo sem os limites da lei e ética; Sua capacidade se dá por meio da coesao que havia entre si, e de uma vez unidos em um só objetivo, em prol dos seu objetivos estabelecidos.

Página 3

PSICOLOGIA SOCIAL

Assistindo ao filme Tropa de Elite nos deparamos com vários conflitos sociais, mas dois nos chamaram a atenção:A Corrupção: O filme nos mostra a continua e crescente corrupção dos policiais que trabalham de uma forma errada e até margilizada cobram altos preços dos traficantes para aliviar o tráfico de drogas, faturam alto com o comércio em troca de segurança, mas esta segurança não vai apenas ao estabelecimento ou a integridade física das pessoas é uma segurança que vai além, esta corrupção vai desde o âmbito físico ao moral o policial perde a visão do que é certo ou errado e só se preocupa com os valores a serem recebidos.Violência: O que assistimos no filme é a realização de um trabalho agressivo, os policiais usam métodos pouco ortodoxo e bastante agressivo, a violência policial relatada compreende desde pequenas crueldades e espancamentos até a tortura e a execução primária de supostos delinquentes e para tanto os policiais ontam com a autorização de seus superiores e a convivência dos pares, até mesmo da corregedoria, vivemos em um mundo cercado de violência, crimes, roubos, uma sociedade altamente injusta e desigual. Acultura das musicas, de linguajar de baixo calão, a importância do poder das armas até na hora da morte a uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com