TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA SOCIAL

Projeto de pesquisa: PSICOLOGIA SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 2

PSICOLOGIA SOCIAL

INTRODUÇÃO

Verificamos através dos estudos , que a desigualdade social é a responsável pelas humilhações pelas quais os trabalhadores da camada mais pobre da sociedade sofrem diariamente e além disso são os principais alvos de uma sociedade desigual.

A Psicologia social, não estuda o homem sozinho, e sim em sua coletividade, sendo assim na sua profissão não pode ser diferente , as experiências vividas dia a dia, interagindo com seus colegas , passando pelo mesmo sofrimento, se tornando o conjunto dos trabalhadores que vivem a mesma situação

A Psicologia Social estuda também, o processo psíquico social, ou seja o comportamento do ser humano em grupo, sua comunicação, atitudes ,e o seu processo de socialização.

Aborda também a interdependência, influencia, e interação entre as pessoas, as relações interpessoais.

CONCLUSÃO

Vivemos numa guerra psicossocial, onde a luta de classes, desde a colonização, o homem não é mais humano, passou a ser visto como apenas um uniforme ,perdem sua identidade, ele não sente, não sofre, apenas cumpre ordens.

Essa rotina física, e psicológica que são expostos diariamente para exercer suas funções , trabalho este arriscado ate para sua saúde, não se exige um mínimo de escolaridade , sendo assim são desqualificados , pouco remunerados, são vitimas do capitalismo, marginalizados pela sua profissão.

Devemos olhar a humilhação social não só como fator psicológico , mas também político, o estado não se preocupa com aqueles , que não lhes trazem beneficio, e com isso acaba esquecendo do valor destes profissionais.

Enfrentam barreiras, para obter acesso aos serviços básicos oferecidos pelo estado, seus direitos são violados, passando por humilhações , tirando lhes a expectativa e motivação.

A invisibilidade é atual, mas já sentida históricamente, onde a diferença de classes aparece entre o “ senhorzinho” , e seus “escravos”, essa desvalorização, o preconceito, e a marginalização de sujeitos invisíveis vem do passado, são esgotados fisicamente e psicologicamente, com duras tarefas e pouco reconhecimento.

A sociedade esta doente , não enxerga o seu próximo como seu semelhante, e ignora a situação desumana que ele vive, não reconhece que este ser tem uma família, religião, e que sofre, mas apesar de tudo isso sorri e sonha, com uma vida melhor e torce para ser reconhecido como ser humano.

É Preciso uma transformação, tornando o capaz de realizar moralmente uma sociedade mais justa , formando homens de bem, consciente de suas responsabilidades ,com a sociedade e a vida, com o próximo e consigo mesmo, praticando a solidariedade, o amor ao próximo, combatendo o orgulho, o egoísmo, valores esses indispensáveis para uma sociedade igualitária.

As leituras realizadas , nos possibilitaram importantes reflexões a cerca da histórica exclusão das pessoas pobres da sociedade, e seu sofrimento como sujeito desta exclusão.

“Tal homem , Tal estado “ (Platão)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com