TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA SOCIAL

Ensaios: PSICOLOGIA SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  1.966 Palavras (8 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 8

PSICOLOGIA SOCIAL

Introdução

Essa atividade nos mostra o comportamento do homem, baseando-se no filme Tropa de Elite, relatando suas culturas, conflitos, manifestações e grupos sociais podem influenciar na vida dos indivíduos e de uma sociedade e tem como objetivo apresentar a necessidade de uma reflexão critica sobre os acontecimentos de cunho econômico, social e psicológico que ocorrem na sociedade do ponto de vista do profissional de Serviço Social.

Com uma análise profunda do filme “Tropa de Elite”, vamos compreender a questão cultural e psicológica dentro do grupo de policiais e todos os envolvidos.

O filme explicitou uma sociedade desamparada, onde o BOPE usa de tortura e crueldade para mostrar a dinâmica de seu exercício, os personagens se encontram encurralados no caos, na violência e na corrupção.

Existe um conflito social entre a Polícia e o tráfico de drogas, assim como a escolha profissional e a familiar necessitando da intermediação da Psicologia e o Serviço Social para resolução desses conflitos.

Cultura e as manifestações culturais apresentadas no filme Tropa de Elite

Cultura é cultivar todo conhecimento, arte, crença, moral, costume e hábitos adquiridos pelo ser humano não somente em família, mas também através do convívio em sociedade. É um conjunto de ideais, comportamentos, símbolos e práticas sociais aprendidos de geração em geração.

A cultura é um conceito que está sempre em desenvolvimento, pois com o passar do tempo ela é influenciada por novas maneiras de pensar inerentes ao desenvolvimento do ser humano.

Porque as modificações trazidas por uma geração passam à geração seguinte, aonde vai se transformando, perdendo e incorporando outros aspectos procurando assim melhorar a vivência das novas gerações. (...)

Cada país tem a sua própria cultura, que é influenciada por vários fatores. A cultura brasileira é marcada pela boa disposição e alegria, e isso se reflete também na música, no caso do samba, que também faz parte da cultura brasileira.

Cultura na língua latina, entre os romanos tinha o sentido de agricultura, que se referia ao cultivo da terra para a produção, e ainda hoje é conservado desta forma quando é referida a cultura da soja, a cultura do arroz etc.

O Filme trata especificamente de problemas sociais. Conforme o Capitão Nascimento o Rio de Janeiro tem mais de 700 favelas e as armas que seriam usadas pra fazer guerra em outros países são utilizadas no Rio pelas facções criminosas.A violência, a corrupção, o tráfico de drogas e a exclusão social são algumas das manifestações culturais apresentadas no filme Tropa de Elite.

O filme mostra criminosos armados para uma guerra, com armas que em outros países são usadas apenas pelo exército. É apresentada uma polícia corrupta, que facilita a vida dos bandidos em troca de interesses e grandes quantias de dinheiro e um BOPE, polícia de elite, que invade favelas para matar os traficantes, mas com tanta violência que inocentes também são mortos.

Jovens universitários de classe alta da sociedade que patrocinam o tráfico de drogas quando sobem os morros para comprar entorpecentes para seu próprio consumo ou também se tornam traficantes levando as drogas para seus colegas de classe, desmistificando assim, que só o jovem pobre, negro e sem oportunidades de melhores condições de vida entram para o mundo do crime.

Uma verdadeira guerra urbana está instaurada nas cidades, e não é somente nas grandes cidades, nas pequenas também, onde tanto polícia como bandido estão ali para matar ou morrer e dessa forma cometem qualquer tipo de atrocidade, inclusive tortura, para poder sobreviver.

A violência da polícia e dos bandidos, o tráfico de drogas, o tráfico de armas, a corrupção, não só na política, mas em outras instituições sérias do país, são financiadas pelo Governo, que permite que tudo isso aconteça, quando é de sua responsabilidade combater com políticas públicas eficazes, pois segurança é um bem público. Tropa de Elite mostra o verdadeiro caos do poder público. Direitos humanos só existem se forem respeitados e as políticas púbicas devem ser baseadas nesses direitos.

Violência e Corrupção: Conflitos encontrados no filme Tropa de Elite

Qualquer projeto de prevenção da violência deve levar em conta a complexidade desse fenômeno que possui raízes macroestruturais, pois a violência é uma realidade da sociedade brasileira que não faz qualquer distinção entre classes sociais, mas que a cada dia faz uma nova vítima. A imprensa menciona em seus noticiários que existe violência policial, como se esta fosse à regra, destacando casos de corrupção policial. As pessoas que deveriam estar presas estão soltas. A educação é o único meio que pode transformar o comportamento dos homens, para que estes aprendam desde cedo a respeitar o próximo, e os direitos e garantias individuais a que todos são assegurados. A sociedade deve investir cada vez mais na educação e na formação do caráter das pessoas. É preciso que cada um assuma a sua responsabilidade e acredite no respeito ao próximo e no cumprimento da lei.

Com tratamento individual, ou em grupos o psicólogo até pode auxiliar. Só que o tratamento leva muito tempo e exige paciência. Pois a pessoa tem que procurar ajudar e querer essa ajuda. A não ser que o psicólogo faça parte como cidadão civil, indo para a rua, exija da sociedade mudanças, ergue a bandeira que ele mesmo prega nos consultórios. Os conflitos sociais quem vai resolver é cada pessoa por si mesmo, aceitando o que não pode mudar e ir em busca daquilo que realmente pode mudar.

O filme Tropa de Elite, além de fazer duras críticas à corrupção da polícia carioca, também mostra a hipocrisia da classe média, representada por estudantes universitários, que criticam a violência policial, mas, no enredo do filme, que não está longe da realidade da sociedade carioca, e se for parar para pensar, do país inteiro, estes mesmos estudantes, realizam o consumo e o tráfico de drogas nas festas e na própria universidade, e assim favorecendo a violência urbana. Tropa de Elite é uma obra de ficção que expõem as corporações policiais existentes no Brasil há duzentos anos. Esta perspectiva nega o conflito entre classes sociais: os que trabalham e são explorados cotidianamente nos seus direitos sociais, e os que exploram o trabalho destes, os ricos.

Martín-Baró uma analise do filme Tropa de Elite

Segundo Martin-Baró (in MARTINS, S.T.F. 2003),define

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com