TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA SOCIAL

Artigo: PSICOLOGIA SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2015  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho de pesquisa

Psicologia social, organizacional e psicologia de crise.

1 O que você entende por Psicologia social?

A psicologia social pode ser compreendida como uma ciência que visa entender as manifestações comportamentais desenvolvidas pela interação do homem com a sociedade a qual ele pertence. Portando, considera-se uma ciência que estuda o comportamento humano, considerando as suas conexões com as outras pessoas, procurando entender a razão e a maneira como ocorre esse comportamento humano.

2- Quais são os estudos da psicologia social?

A psicologia social atua no campo de conhecimento que visa estudar toda e qualquer interação do homem. Tendo essa ideia como base, começando a questionar as razões do comportamento humano, é possível entender que a psicologia social abrage um estudo sobre as relações interpessoais (como conflitos, influencias, a autoridade humana, o poder, a hierarquia), investiga os fatores psicológicos da vida social (como o instinto humano, o status social, a liderança...) E por fim, analisa os fatores sociais da psicologia humana ( motivação, o processo de socialização, as atitudes e as mudanças de atitudes, ideologias, preconceitos...)

3- Cite um método de investigação em Psicologia social.

Um método básico da investigação em Psicologia social é a observação. Como essa ciência tem por base estudar o comportamento do homem em sociedade, em sua interação com outras pessoas, a observação tem papel importantíssimo, pois é através da observação que começa a se examinar algo, a criar questionamentos e procurar pelas respostas.

4- O que você entende por grupos sociais?

Grupos sociais podem ser entendidos como a tendência natural do ser humano de procurar uma identificação. Quando uma pessoa se identifica com a outra e passa a estabelecer um vinculo social com ela, forma-se um grupo social.

5- Defina psicologia organizacional.

A psicologia organizacional compreende e intervêm em relação a fenômenos e processos relativos ao mundo do trabalho e das organizações. Explora, analisa, compreende e interage as múltiplas dimensões que caracterizam as pessoas, grupos e organizações.

6- Conceitue o que vem a ser psicologia de crise

A psicologia de crise vem a entender a mudança a nível biológico, psicológico ou social, que exige da pessoa ou do grupo, um esforço suplementar para manter o equilíbrio ou estabilidade emocional. Correspondem a momentos da vida de uma pessoa ou de um grupo em que há ruptura na sua homeostase psíquica e perda ou mudança dos elementos estabilizadores habituais.

7- Como reconhecer uma crise?

A crise pode ser definida como uma fase de perda, ou uma fase de substituições rápidas, em que se pode colocar em questão o equilíbrio da pessoa. Torna-se, então, muito importante a atitude e comportamento da pessoa face a momentos como este. É fundamental a forma como os componentes da crise são vividos, elaborados e utilizados subjectivamente. Portanto, pode-se reconhecer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com