TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

“PSICOLOGIA SOCIAL E SAÚDE: LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO”

Por:   •  7/3/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.081 Palavras (5 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 5

UNIP – Universidade Paulista

Instituto de Ciências Humanas

Curso de Psicologia

“PSICOLOGIA SOCIAL E SAÚDE: LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO”

                       

     

Camila Cavalcante Dantas

RA D2571F-0

Josiane da Silva Rangel

RA T2860H-0

Lívia Cardoso Leal

RA N1215A2                  

Miriam Lúcia Gasch Pereira

RA N130HD-4

Renata Fagioli Nogueira

RA T4542H-5

Campinas/SP

2018

UNIP – Universidade Paulista

Instituto de Ciências Humanas

Curso de Psicologia

     

Camila Cavalcante Dantas

RA D2571F-0

Josiane da Silva Rangel

RA T2860H-0

Lívia Cardoso Leal

RA N1215A2                  

Miriam Lúcia Gasch Pereira

RA N130HD-4

Renata Fagioli Nogueira

RA T4542H-5

“PSICOLOGIA SOCIAL E SUAS RELAÇÕES COM A SAÚDE: LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO”

Trabalho apresentado à disciplina “Temas em Psicologia Social” do 4º semestre do curso de Psicologia da Universidade Paulista – UNIP.

Orientação: Profª Drª Elisana M. Machado de Souza.

Campinas/SP

2018

SUMÁRIO

Objetivo...........................................................................................................

Método............................................................................................................

Resultados e Discussão ................................................................................

Considerações Finais.....................................................................................

Referências.....................................................................................................

OBJETIVO

A presente pesquisa bibliográfica tem como objetivo identificar experiências de práticas de psicólogos/as sociais referentes ao tema “Psicologia Social e suas relações com a saúde” e aproximá-las das discussões travadas no âmbito da disciplina “Temas em Psicologia Social”.


MÉTODO

Foi realizada uma pesquisa do tipo bibliográfica, via documentação indireta, junto a três suportes nacionais de acesso livre, a saber: PEPSIC, MAXWELL, e SCIELO Brasil.

Os descritores utilizados para busca foram: psicologia social e saúde, políticas sociais, saúde e psicologia. Foram encontrados 10 artigos em português e selecionado dois que contemplaram o tema proposto e os conteúdos das aulas: Desigualdade, pobreza e políticas públicas: notas para um debate, Scalon, Celi. 2011 e “Sílvia Lane e o Projeto do ‘Compromisso Social da Psicologia’” Bock, A.M.B.; Ferreira, M.R.; Gonçalves, M.G.M.; Furtado. A Dimensão Subjetiva da Subcidadania: Considerações Sobre a Desigualdade Social Brasileira ((((Sugestão)))).

 Os eixos temáticos obtidos no levantamento bibliográfico são: caracterização de medidas socioeducativas para adolescente em conflito com a lei e inserção da Psicologia Social no âmbito da saúde.

RESULTADOS E DISCUSSÃO:

        O artigo Análise bibliográfica da produção em saúde sobre adolescentes cumprindo medidas socioeducativas de privação de liberdade de Neto, Nilo Terra Arêas; Constantino; Patrícia; Assis, Simone Goncalves De (2011), trata, conforme o quadro resumo que segue abaixo, de uma análise sobre as ações promovidas em relação à assistência e à saúde dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas de privação de liberdade, especificamente no Estado do Rio de Janeiro.

        Toda a análise realizada da produção bibliográfica do tema abordado deixa clara a precariedade do sistema existente, bem como que a maioria dos artigos produzidos são da área da Psicologia. Neste contexto Neto; Constantino; Assis Apud Costa (2007) ressaltam que “os cuidados prestados à saúde no contexto de privação de liberdade ocupam plano secundário, assim como ocorre com as ações de promoção à saúde, sendo ambas essenciais para integrar o adolescente ao contexto social e para promover fatores de proteção e reduzir riscos”.

A existência de uma preocupação da Psicologia com os adolescentes cumprindo medidas socioeducativas em privação de liberdade ocorre em virtude da dificuldade de substituir o modelo arcaico, punitivo e coercitivo atual por uma lógica socializadora. Importante destacar que o sujeito-adolescente investigado encaixa-se em uma dupla situação de exceção, do ponto de vista biopsicossocial e jurídico: é um adolescente que vivencia o período conturbado dessa fase do desenvolvimento, caracterizada por rebeldias, contradições e ambivalências; além disso, tem seu conflito estendido para além de si mesmo e de seu meio social, pois está em conflito também com a lei (JOST, 2010; RIO DE JANEIRO, 2015).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (119 Kb)   docx (322.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com