TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA -TDHA

Trabalho Universitário: PSICOLOGIA -TDHA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  1.343 Palavras (6 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 6

introdução

A hiperatividade também conhecida como TDHA( Trastorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade)é responsável por vários rótulos dados as pessoas como,’’indisciplinado’’,’’malcriado’’,desmotivados’’ entre outros isso se da a pouco informação que é fornecida sobre essa doença. (www.hiperatividade.com,2009). Ela pode ser dividida em Hiperatividade baixa e hiperatividade baixa.aonde a hiperatividade baixa é mais comum e não tem nível patológico e aquela aonde a criança tem falta de atenção,falta de paciência,troca de humor repentina em momentos banais do dia-a-dia e seu tratamento pode ser feito através de atividades físicas que leve a criança a exaustão ou atividades que prendam sua atenção por muitas horas(exemplo Vídeo game),já a hiperatividade grave é mais complexa ela tem tratamento a base de medicamentos e supervisão de psicólogos e seu tratamento é longo e nem sempre controlável.(www.wikipedia/hiperatividade.com,2009)

Segundo Sam Goldstein e Michael Goldstein a criança hiperativa representa um enorme desafio para os pais e professores. Desatenção, agitação em excesso,emotividade,impulsividade e baixo limiar de frustração afetam a integração da criança em casa, na escola e na comunicação em geral.

A hiperatividade é ligada a disfunção cerebral da criança ,sua função de aprendizagem fica prejudicada,já que uma criança hiperativa tem grande dificuldade em prestar atenção em uma aula,ou até mesmo em um simples pedido feito a ela.A hiperatividade pode se ser confundida com uma simples falta de atenção,algumas pessoas pensam que hiperatividade é aquela criança que se movimenta demais e esse aspecto de movimento deve-se levar em consideração .(Alan O.Ross 1979)

Alguns sintomas hiperativos pode ser visto através de uma comparação com outras crianças,através de perguntas.

QUESTIONARIO PARA PAIS DE CRIANÇAS DE UM ANO ATÉ A IDADE PRÉ-ESCOLAR

Comparando com outra criança,meu filho:

PERGUNTAS SIM NÃO

Parece ser movido por um motor --- ---

Está constantemente ‘’indo’’

Sente dificuldade em ficar num único lugar. mesmo por curtos períodos de tempo --- ---

Presta atenção só em coisas muito estimulantes, mesmo assim apenas por curtos períodos de tempo

--- ---

Não se adapta bem a mudanças --- ---

Fica facilmente superemotivo --- ---

Grita sempre e muito alto

È sempre imprevisível no seu comportamento e em outras rotinas como dormir e comer --- ---

Parece mais excitável que as outras crianças --- ---

Sempre age sem pensar

Deixa sempre tarefas,mesmo simples,sem terminar --- ---

Geralmente presta atenção por apenas alguns minutos de cada vez --- ---

Fica facilmente frustrado --- ---

(fonte:HIPERATIVIDADE;Como desenvolver a capacidade de atenção da criança.6°edição.Editora Papirus 1979.Goldstein S.,Goldstein M. Pagina 33 e 34)

Essas perguntas que vemos aqui é uma comparação simples,e é preciso apenas observar a criança no seu desenvolvimento escolar e perguntar aos professores como é esse desempenho da criança em sala de aula.

Para os professores também existe uma tabela simples com algumas perguntas,que só precisam de observarção e comparação entre uma criança e outra.

QUESTIONARIO PARA PROFESSORES

Comparando com outras crianças da classe esta criança:

PERGUNTAS SIM NÃO

Não completa seu trabalho --- ---

Não consegue trabalhar sozinho,sem a necessidade de acompanhamento

Parece incapaz de seguir,com precisão,instruções simples --- ---

Parece incapaz de seguir uma seqüência de instruções com precisão --- ---

Frequentemente fica inquieto,levantando-se e saindo do seu lugar --- ---

Parece incapaz de controlar suas emoções --- ---

Age sem pensar

Fala muito --- ---

Parece sonhas acordado --- ---

Requer maior dedicação do professor em relação aos problemas escolares, sociais ou emocionais

Parece desorganizado --- ---

Parece ter capacidade para sair bem. Mais não consegue --- ---

Parece desatento --- ---

Parece se distrair facilmente

A relação de crianças portadoras de TDAH nas escolas segundo Russel A. Barkley as crianças com TDAH tem grandes dificuldades de ajustamento diante das demandas da escola.Um terço ou mais de todas as crianças portadoras de TDAH ficarão para trás na escola, no mínimo uma série, durante sua carreira escolar,e até 35% nunca completará o ensino médio. As notas e pontos acadêmicos conseguidos estão significativamente abaixo das notas e pontos de seus colegas de classe. Entre 40% a 50% dessas crianças acabarão por receber algum grau de serviços formais através de programas de educação especial, como salas com recursos, e até 10% poderá passar todo o seu dia escolar nesses programas. Complicando esse quadro, existe o fato de que mais da metade de todas as crianças com TDAH também apresentam sérios problemas de comportamento opositivo. Isto ajuda a explicar porque entre 15 a 25% dessas crianças serão suspensas ou até expulsas da escola devido a problemas de conduta.

É de extrema importância que alunos com TDAH sejam motivados. Em nossa prática no dia a dia, orientando professores de crianças portadoras de TDAH, freqüentemente encontramos crianças com dificuldades seríssimas em termos de relacionamento, comportamento e também de aprendizagem, conseguirem uma melhora significativa quando mudam de professor. “A criança com TDAH tem que engolir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com