TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA TREINO DISCRIMINATIVO - SNIFFY

Por:   •  21/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.800 Palavras (8 Páginas)  •  1.599 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE ANHANGUERA

PSICOLOGIA

TREINO DISCRIMINATIVO - SNIFFY

SOROCABA

2018

FACULDADE ANHANGUERA

PSICOLOGIA

TREINO DISCRIMINATIVO - SNIFFY

Trabalho elaborado para avaliação de nota, da disciplina Análise Experimental do Comportamento, sobre a orientação da Profa. Ms. Carolina Antonelli dos Santos.


SOROCABA

2018

RESUMO

O presente trabalho relata o comportamento de um rato virtual, o qual foi analisado segundo a teoria da Análise Experimental do Comportamento do psicólogo americano B. F. Skinner. O experimento teve como objetivo a aplicação dos  conceitos descrito pelo autor que é o treino discriminativo do comportamento e a extinção do comportamento. O objetivo do experimento fez com que o rato já modelado, ou seja, fizesse o  pressionamento a barra para receber alimento, passasse a fazer isso perante a um novo treinamento dentro da caixa virtual de Skinner. Segundo MEDEIROS, 2007 “O procedimento de treino discriminativo consiste em condicionar uma resposta na presença de um estímulo e extingui-lo na presença de outro.” E foi iniciado o processo de extinção do comportamento, que foi brevemente alcançado, por falta de tempo não foi extinto completamente, mas foi bem relevante para a compreensão da teoria. Nesse experimento o rato só foi reforçado quando pressiona a barra na presença de som, e quando não houve som ele não foi reforçado, extinguindo assim seu comportamento quando não houve um reforço positivo no ambiente. O trabalho em questão verificou como o sujeito opera sobre o seu ambiente a partir de estímulos inseridos pelos experimentadores e sua resposta discriminativa pode ser observada e analisada. É possível afirmar que cada organismo possui uma história de vida, atua sobre seu meio e se comporta de determinadas maneiras devido ao seu condicionamento e reforçamentos. O experimento é um rico material que podemos utilizar para compreender de forma clara como os organismos operam e emitem respostas de acordo com as modificações no ambiente.

Palavras-chave: treino discriminativo, reforço positivo, condicionamento, extinção.

SUMÁRIO

1.0 INTRODUÇÃO ………………………………………………………………………….5

2.0 METODOLOGIA ………………………………………………………………………..6

        2.1 PARTICIPANTES …………………………………………………………….7

2.2 AMBIENTE……………………………………………………………………….8

2.3 PROCEDIMENTOS……………………………………………………………..9

3.0 RESULTADOS…………………………………………………………………………10

3.1 DISCUSSÃO…………………...………………………………………………11

4.0 CONCLUSÃO………………………………………………………………………….12

5.0 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS………………………………………………….13


1.0 INTRODUÇÃO

Muitos livros de psicologia, em diversas áreas e abordagens, apresentam muitas teorias sobre diversos assuntos, a análise experimental do comportamento têm como objeto de estudo o comportamento humano que têm como objetivo descrever o comportamento. Para testar a veracidade da teoria de Skinner, esse trabalho apresenta a Caixa de Skinner virtual, já testado por outros estudantes que obtiveram o resultado esperado.

“O tempo todo estamos cercados por vários estímulos (pessoas, objetos, sons, etc.); no entanto, não são todos os estímulos que exercem controle sobre o comportamento. Chamamos aqueles estímulos que exercem controle sobre o comportamento operante de estímulos discriminativos (SD). A partir desse momento, passamos a falar, então, de controle do comportamento por estímulos discriminativos.” MOREIRA e MEDEIROS, página 181.

A prática do mesmo, foi feita virtualmente pelo programa Sniffy Pró 2.0, desenvolvido por alunos do curso de Psicologia, supervisionado dentro do laboratório de informática da faculdade, pela Professora Mestra Carolina Antonelli. Teve como objetivo realizar o treino discriminativo com a apresentação de estímulo e reforço, e logo após a extinção do comportamento sem a presença do estímulo.

                No treino discriminativo o sujeito experimental percebe que não é em todo contexto que obtém reforço. Na caixa de Skinner, o sujeito discrimina que só vai ter acesso ao reforço quando o estímulo estiver presente no ambiente, se o som estiver ativado e o sujeito pressionar a barra ele receberá o reforço. O som ativado é o estímulo discriminativo e o som desativado é o estímulo delta. Sendo assim o organismo também tem a capacidade de desaprender algum comportamento, quando realizamos a retirada do reforço, ocorre diminuição da frequência ou o desaparecimento do comportamento reforçado, chamado de extinção.

Skinner iniciou seus estudos sobre análise o comportamento ao ter acesso aos livros de Pavlov e Watson, que lhe despertou um grande interesse sobre a natureza humana. Ao examinar os conceitos criados por esses teóricos, foi possível destacar quatro deles como de grandes relevâncias para esse experimento, são eles: condicionamento, reforçamento, extinção, modelagem.

Esse trabalho científico tem como principal objetivo demonstrar os métodos e os resultados encontrados com o decorrer das atividades, que serão divididas em treino discriminativo e extinção do operante.


2.0 METODOLOGIA

Esse trabalho foi realizado por estudantes do curso de psicologia, durante uma aula prática da disciplina Análise Experimental do Comportamento, onde foi treinado o rato virtual Sniffy, ao treino discriminativo. O treino foi feito no laboratório de informática, com um programa virtual chamado Sniffy Pró 2.0, reforçou o comportamento do rato na presença de som onde o alimento ficou disponível no comedouro, o qual ficava ativado durante um minuto e então o rato tinha o comportamento de pressão a barra reforçado, e logo após o som ficava um minuto desligado e os experimentadores não reforçaram o comportamento de pressão à barra, deixando de dar o reforço ao rato. O treino discriminativo tem como objetivo colocar um comportamento sob o controle de um estímulo, no caso desse experimento o estímulo foi o som e o comportamento a pressão à barra. Logo após os experimentadores colocaram em extinção a pressão a barra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (215.8 Kb)   docx (60.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com