TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA X EDUCAÇÃO

Tese: PSICOLOGIA X EDUCAÇÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  Tese  •  1.493 Palavras (6 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Anhanguera-UNIDERP

Centro de Educação à Distância

Disciplina: Psicologia da Aprendizagem

Tutora Presencial: Marzonete Duarte

Christiane R. Borges Ferreira - RA 436256

Fabiana Matos Mendes Oliveira - RA 7927689382

Márcia Geany Pereira da Silva - RA 7981684477

ARAGUAÍNA-TO

2014

INTRODUÇÃO

No desenvolvimento deste artigo ATPS (Atividade Prática Supervisionada) notamos que a ciência “Psicologia” em seus estudos sobre a aprendizagem e bastante extensa, estudaremos algumas teorias lembrando que existem inúmeras outras teorias da aprendizagem.

Abordaremos as relevâncias do desenvolvimento cognitivo, motor, interpessoal e intrapessoal em seus estímulos da aprendizagem em relação a mente humana.

Portanto as pesquisas que foram feitas para a realização deste trabalho, busca trazer-nos o conhecimento sobre a psicologia da aprendizagem.

PSICOLOGIA X EDUCAÇÃO

A psicologia como ciência é visualizada em seu lado investigativo, o comportamento humano, em seus processos mentais, com a finalidade de saber a origem das ações, motivações e reações do comportamento humano.

No cotidiano do professor, é exposto desafios que o próprio ensino exige, e necessário a busca de requisitos para que haja entendimento no que está sendo ministrado, a psicologia é uma das principais ciências que auxilia o professor a desenvolver habilidades e conhecimentos, a partir do desafio dessa arte que é ensinar assim formando sua própria construção da identidade como educador.

O estudo da psicologia é fundamental para entendermos o que se passa em nosso organismo através da nossa sensação, emoção, percepção aprendizagem e inteligência.

A união entre a educação e a psicologia é incontestável, mesmo antes dela ser ciência na antiguidade, ela nos mostra o conhecimento de um todo do ser humano, o que pensamos o que sentimos do que gostamos, enfim nos apresenta formas de comunicação entre nossos semelhantes.

Assim ela é também aplicada a educação e a aprendizagem dessa fusão entre ciências, mostra-nos a interação entre professor e aluno, o papel do professor como educador, motivador e fundamental nesse processo de ensino e aprendizagem.

A otimização das relações professor e aluno, deve-se a psicologia, pois ela nos possibilita uma reflexão conjunta pra a melhoria em geral da educação.

MAPA CONCEITUAL DAS TEORIAS DA APRENDIZAGEM

TEORIAS

PSICOLOGIA –ASPECTOS CONCEITUAIS

CONTRIBUIÇÃO PARA O ÂMBITO EDUCACIONAL

Teoria verbal

Significativa

Tem David Ausubel, como o principal teórico da aprendizagem significativa, sua defesa propõe que os conhecimentos inicias dos estudantes sejam valorizados, para que haja uma construção, nas estruturas mentais do indivíduo por meio de mapas conceituais.

Por ser um processo dinâmico essa interação vai sendo construída ao longo do processo e dos conhecimentos já existentes no potencial do aluno.

Teoria genética

Aprendizagem

A essência principal desta teoria de Piaget é a assimilação do desenvolvimento do ser humano em todos os seus estágios, e as relações entre os aspectos biológicos e sociais. Essa teoria estuda cada fase da vida do ser humano e mostra a importância na forma de como cada indivíduo passa a compreender o meio que o cerca.

Teoria

Sociocultural

Vygotsky foi o principal percursor da Teoria Sociocultural ela concentra-se na relação causal entre o contato da sociedade com o indivíduo e o seu desenvolvimento cognitivo.

Ela trouxe uma visão de aprendizagem colaborativa, proporcionando uma forma diferenciada de ensinar e ao mesmo tempo aprender, em um modo inovador de ensino, superando o modelo tradicional da educação.

TEORIAS DA APRENDIZAGEM

Teoria é o conhecimento independente das aplicações de cada forma de pensar de estudiosos que compõem regras organizadas em um pensamento para explicação de fatos e o estudo de hipóteses em relação a algo que acreditam conforme seus estudos relacionados.

Encontramos na teoria da aprendizagem algumas que se destacam-se entre elas: Teoria verbal significativa; Teoria genética da aprendizagem e Teoria sociocultural. Essas e outras teorias servem para explicar o processo de aprendizagem pelos indivíduos.

A teoria verbal significativa tem como principal teórico David Ausubel, em seus estudos ele defende que os conhecimentos inicias dos estudantes sejam valorizados, para que haja uma construção, no processo mental desses indivíduos por meio de mapas conceituais está relacionada a estrutura cognitiva o aprender através do significado a interação do conhecer.

Esses estudos da teoria verbal estão relacionados aos conhecimentos que o indivíduo já possui, ou seja, a aprendizagem significativa ocorre quando a informação é firmada no conceito de fatos já existentes na estrutura cognitiva do aluno por ser um processo dinâmico essa interação vai sendo construída ao longo do processo e dos conhecimentos já existentes no potencial do aluno.

Os estudos sobre a teoria genética da aprendizagem foram desenvolvidos por Piaget que consiste em parte em uma fusão das teorias filosóficas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com