TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLÓGIA EDUCACIONAL

Monografias: PSICOLÓGIA EDUCACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2013  •  1.432 Palavras (6 Páginas)  •  4.784 Visualizações

Página 1 de 6

ATIVIDADES (pg. 31)

1. Você leu no texto que existem a Psicologia cientifica e a Psicologia do senso comum. Supondo que o seu contato até o momento só tenha sido com a Psicologia do senso comum, relacione situações do cotidiano em que você ou as pessoas com quem convive usem essa psicologia.

R:

2. Conversem sobre a Psicologia cientifica – sua matéria-prima e seu enfoque. Para isso, retomem as seguintes questões:

a) Qual é a matéria-prima da Psicologia?

R: A psicologia é um estudo que tem como matéria prima a vida e o comportamento dos seres humanos. E é necessário que tenhamos a curiosidade de conhecê-la para compreender os fenômenos que ocorrem no estímulo de cada indivíduo.

b) O que é subjetividade?

R: Subjetividade é entendida como o espaço íntimo do indivíduo, ou seja, como ele 'instala' a sua opinião ao que é dito (mundo interno) com o qual ele se relaciona com o mundo social (mundo externo), resultando tanto em marcas singulares na formação do indivíduo quanto na construção de crenças e valores compartilhados na dimensão cultural que vão constituir a experiência histórica e coletiva dos grupos e populações.

c) Por que a subjetividade não é inata?

R: Porque não nascemos com ela. As poucos ela vai se formando através das nossas experiências, vivências etc.

d) Porque as práticas místicas não compõem o campo da Psicologia cientifica?

R: Porque ao contrario do que a maioria das pessoas pensam a psicologia se baseia em investigações bastante meticulosas em que todos os detalhes são cuidados e onde nada pode deixar dúvida ou ficar inexplicado. Obviamente que isso não é possível acontecer com as praticas místicas, daí que sejam deixadas de fora.

ATIVIDADES (pg. 44)

1. Construam uma linha do tempo e coloquem nela os principais marcos da Psicologia. Tragam para esse exercício seu conhecimento sobre gregos, romanos, Idade Média, Renascimento e Idade Moderna.

2. Discutam o surgimento da Psicologia como fruto da modernidade. Porque o homem da Idade Média não pode ria ter criado a Psicologia?

3. O texto de Maria Helena Patto afirma com ênfase a relação entre o desenvolvimento de uma sociedade e o desenvolvimento das idéias que se apresentam e circulam naquele coletivo social. As idéias de uma ciência refletem as relações de poder e os principais aspectos de uma sociedade.

Considerando essas idéias, sugerimos que um grupo assista ao filme Giordano Bruno e outro assista Galileu Galilei. Depois discutam quem foram e o que pensaram esses homens. O que aconteceu com eles? Comparem suas idéias com o que pensamos hoje sobre o mundo.

4. Psicologias ou Psicologia? Debatam essa questão a partir do texto.

ATIVIDADES (pg. 57)

1. Quais são os ensinamentos que a interpretação dos sonhos nos propicia? Utilizem o texto complementar como referencia para essa discussão.

2. Com os subsídios do texto, justifiquem a afirmação: “Se fosse preciso concentrar em uma palavra a descoberta freudiana, essa palavra seria incontestavelmente inconsciente”.

3. Discutam a frase: “O que João diz de Pedro diz mais de João do que de Pedro”.

4. Pesquisem e discutam textos de psicanalistas cujos objetos de análise são fenômenos sociais atuais ou fatos do cotidiano. Esses textos têm sido publicados com freqüência em jornais de circulação nacional. Dois psicanalistas têm se destacado nessa produção e divulgação: Jurandir Freire Costa e Contardo Calligaris.

ATIVIDADES (pg. 70)

1. A partir do capitulo estudado e do texto complementar apresentado, discutam:

• Como a análise comportamental vê a pessoa/

• Pela proposta da análise comportamental, o que é preciso fazer para se conhecer e para conhecer os outros?

• Como se dá a questão do controle e do contra controle dos comportamentos?

2. Escolham situações simples da vida cotidiana e procurem aplicar os conceitos de reforçamento positivo e negativo, punição, extinção, esquiva, generalização e discriminação, que foram apresentados no texto, produzindo questões desafiadoras para seus colegas. Por exemplo: por que abrimos o guarda-chuva quando está chovendo? Como sabemos todos os dias como chegar em nossa casa?

3. Escolham uma situação social cotidiana e, a partir da perspectiva do Behaviorismo, procurem entender o que está acontecendo com o comportamento das pessoas, esforçando-se em conhecer as contingências ambientais que as levam a se comportar daquela maneira.

4. Assistam a um dos filmes indicados e debatam sobre o controle social do comportamento. Avaliem o controle em nossa sociedade.

ATIVIDADES (pg. 99)

1. Façam uma linha do tempo para um dos modelos teóricos fundadores da Psicologia e busquem preenchê-la com os autores mais significativos.

2. Discuta com a Psicanálise.

3. Entre as correntes psicanalistas e as fenomenológicas há um corte profundo que produz duas vertentes distintas de pensamento psicológico. Discuta as bases dessas diferenças.

4. Moreno, ao criar o Psicodrama, o fez com certa independência das demais correntes e ao mesmo tempo aproveitando seus avanços. O que caracteriza essa corrente?

5. Pesquise as teorias psicológicas mais incidentes em determinado país da America Latina.

ATIVIDADES (pg. 130)

1. Situem as características de comportamento de seu grupo de amigos em determinado período do desenvolvimento e busquem estabelecer as relações entre os diferentes aspectos do desenvolvimento (afetivo, intelectual, físico, social).

2. Quais são os efeitos da miséria e da violência sobre o desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com