TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paralisia Cerebral

Ensaios: Paralisia Cerebral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  2.054 Palavras (9 Páginas)  •  579 Visualizações

Página 1 de 9

PARALISIA CEREBRAL

INTRODUÇÃO

O termo Paralisia Cerebral é abrangente, apresenta variedade de fatores causadores, se refere também ao grupo de condições crônicas que tem como anormalidade na coordenação de movimentos.

A paralisia Cerebral é considerada uma doença multifacetada tipificada e marcada por distúrbios de desenvolvimento que afetam varias estruturas do cérebro.

Mesmo não havendo cura, existem estratégias de reabilitação, incluindo programas de formação e aprendizagem, tendo como objetivo o aumento do potencial de cada individuo, fazendo todos os possíveis para superar as deficiências ,e realizar tarefas que apresentem como barreira, tornando sua vida mais plena.

O comprometimento neuromotor da Paralisia Cerebral (PC),pode envolver partes distintas do corpo, podendo ser classificadas como: Alterações clinicas do tônus muscular e no tipo de desordem do movimento produzindo o tipo espástico, discinéticos ou atetóide, atáxico, hipotâmico e misto.

O termo Paralisia Cerebral foi introduzido por Freud enquanto estudava a Síndrome de Little, pois Little acreditava que as causas da paralisia eram atribuídas a asfixia e lesão cerebral ao nascimento, já para Freud era acarretada por anormalidade pré- natais.

Desde o simpósio de Oxford ,em 1959, a expressão Paralisia Cerebral foi definida como:

“sequela de uma agressão encefálica, que se caracteriza, primordialmente por um transtorno persistente, mas não invariável, do tono, da postura e do movimento, que aparece na primeira infância e que não só é diretamente secundário a esta lesão não evolutiva do encéfalo, senão devido, também , á influencia que tal lesão exerce na maturação neurológica’.

O que é Paralisia Cerebral

O que conduz a paralisia Cerebral ( PC) em geral acontece antes do nascimento, os danos cerebrais podem ser como degeneração ou desintegração do tecido cerebral, causando algum tipo de hemorragia danificando as fibras nervosas no tecido cerebral, comprometendo a comunicação com os neurônios.

Este comprometimento tem um resultado em uma atenção global reduzida e menor capacidade de concentração.

Em imagens feitas do cérebro com danos cerebrais, que indicam um PC, apontam uma grande densidade de matéria branca cerebral ao redor do núcleo onde estão concentrados os centro de apoio a descodificação de estímulos.

Podemos dizer que a PC é um conjunto de distúrbio que envolvem as funções cerebrais e do sistema nervoso, como os movimentos, aprendizagem ,audição, visão e raciocínio.

Causas

Os causadores desta doença, é gerado por lesões ou anormalidades no cérebro, podendo ocorrer conforme o bebê cresce dentro do útero, mas pode acontecer a qualquer momento durante os primeiros dois anos de vida, enquanto o cérebro do bebê ainda esta em desenvolvimento.

No pré-natal alguns fatores contribuem para o desenvolvimento da PC, como infecções e parasitoses (sífilis, rubéola, toxoplasmose, citomegalovírus, HIV), intoxicações(drogas, álcool, fumo); radiações, traumatismo (direto no abdomem ou a gestante cair sentada), fatores maternos (doenças crônicas, anemia grave, desnutrição, mãe idosa).

No período perinatal (período do nascimento da criança),podem ocorrer acontecimentos que fazem desenvolver a PC, podendo gerar uma hemorragia intracranianas, encefalopatia, hipoxico-isquêmica ,encefalopatia por hiperbilirrubinemia e leucomalácia periventricular.

Podemos classificar também a asfixia crônica que esta ligada à insuficiência placentária, no que resultam fetos pequenos e imaturos.

Nas causas pós-natais, podem ser devido a infecções como meningite ou encefalite, traumatismo craniano, afogamento, parada cardíaca durante cirurgias,acidentes vasculares cerebrais, tumores, exposições ao chumbo,e trombose pela anemia falciforme.

Em algumas pessoas com paralisia cerebral, a lesão ocorre a baixos níveis de oxigenação( hipóxia) na área afetada.

A paralisia cerebral também pode ocorrer na primeira infância como resultado de várias condições, incluindo :hemorragia cerebral ,infecções no cérebro (encefalite meningite, infecções pelos vírus herpes simplex),lesões no crânio, infecção na mãe durante a gravidez( rubéola),icterícia grave.

Sintomas

Os sintomas de uma PC ou sinais clínicos podem ser: alteração da consciência, como irritabilidade ou diminuição do estado de alerta, perturbações generalizadas e constantes do tônus, convulsões, problemas com a alimentação , e assimetrias duráveis de postura e movimento, podendo divergir muito entre pessoas com esses conjuntos de distúrbios, os sintomas podem ser muitos brandos ou muito graves, envolver somente um lado do corpo ou ambos ,ser pronunciado nos braços ou nas pernas, ou ambos. Normalmente os sintomas são observados antes da criança completar 2 anos de idade e, às vezes, têm inicio logos aos três meses. Os pais podem notar que seu filho está atrasado em sua capacidade de alcançar as coisas e no estágio de desenvolvimento como: sentar, rolar, engatinhar e andar

Existem vários tipos diferentes de paralisia cerebral, sendo a mais comum a Paralisia Cerebral Espástica, seus sintomas são: músculos muito rígidos e não se alongam, podendo ficar mais rígidos com o tempo, andar (marcha) anormal, braços dobrados para os lados, joelhos cruzados ou se tocando, as pernas fazem movimentos de “ tesouras” , andar na ponta dos pés , as articulações são rígidas e não abrem totalmente ( denominada contratura articular), fraqueza muscular ou perda dos movimentos em um grupo de músculos ( paralisia),podendo afetar um braço ou perna, um lado do corpo, as duas pernas, ou os dois braços e as duas pernas.

A paralisia Cerebral pode ser classificada como: quadriplégica, hemiplégica e diplégica. A paralisia hemiplégica é caracterizada por déficit motor e espasticidade unilateral, a lesão ocorre em um lado do córtex .

A paralisia Cerebral Quadriplégica é considerada a mais grave por causa do acometimento bilateral, inclusive de tronco, devido a lesão ampla do encéfalo. Estas diferenças de níveis tem como base limitações funcionais, necessidade de auxiliar na locomoção, e cadeiras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com