TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parte do Trabalho Sobre o HTP

Por:   •  5/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  964 Visualizações

Página 1 de 2

Parte do trabalho sobre htp

O HTP foi criado por John N. Buck, em 1948, e tem como objetivo compreender aspectos da personalidade do indivíduo bem como a forma deste indivíduo interagir com as pessoas e com o ambiente.

O HTP é um dos testes mais aplicados por psicologos brasileiros, e ensinados nos cursos de formação em psicologia.

Na concepcao de Buck (2003), o H-T-P tem como objetivo obter informação sobre como uma pessoa vivencia sua individualidade em relaçao aos outros, e em facilitar a projeção de elementos da personalidade e de areas de conflitos , identificados com o proposito de avaliação ou terapeutica. Ainda para o autor, “os desenhos tambem estimulam o estabelecimento do interesse, conforto e confiança entre o examinador e o cliente.” (p.2)

O teste HTP pode ser aplicado em crianças  acima de 8 anos de idade , adolecente e adulto, cuja essa aplicação pode ser tanto individual ou em grupo. Seu tempo de aplicação é livre, mas não ultrapassa a média de 30 a 90 minutos. O pacinete deve se sentar em frente a uma mesa, onde esteja confortavel, a sala deve ser silenciosa e sem distrações

O material utilizado é muito simples e barato,  como papel oficio A-4 e lápis preto no. 2, no caso d.e ser realizado um teste cromático , utilizam-se tambem lápis de cor. Pode ser aplicado num tempo curto (2 meses) , e aplicado em mais de uma sessão.

O desenho , pode ser uma tecnica não-verbal e tem uma grande vantagem pois crianças e jovens se expressam , na maioria das vezes melhor com os desenhos e por ser um teste não verbal, possibilita a aplicação em individuos sem escolaridade, deficientes mentais e mudos, e etc. Este teste serve como um elemento de ligação para facilitar o exame clinico .

Ondem de aplicação: Solicita-se que desenhe da melhor maneira possivel,

na 1° folha será entregue na posição horizontaldesenhar  uma Casa,

na 2° folha desenhar  uma arvore na posição vertical  

na 3°folha desenhar  uma pessoa com a folha tambem na vertical.

Simbolismo inerente as figuras: A figura da casa provoca associaçoes com a vida familiar, e a percepcao que o sujeito tem da dinamica da vida familiar. Se for um adulto já casado se refere a sua familia atual.

Na figura da arvore, é projetado os sentimentos mais profundos e inconsientes que tem se da a respeito de si mesmo.

A figura da pessoa investiga a imagem corporal e o autoconceito, e assim como na arvore reflete a visao se si mesmo mais proxima da consciencia e de sua relação com o ambiente.

Referencias Bibliograficas:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Teste_HTP

https://www.algosobre.com.br/psicologia/teste-do-desenho-um-espelho-da-alma.html

https://www.passeidireto.com/arquivo/989040/htp

https://cld.pt/dl/download/86daa490-a43c-479c-9f76-ae763b412783/HTP-manual%20e%20guia%20de%20interpreta%C3%A7%C3%A3o.pdf

Buck, J. N. (2003). H-T-P: Casa – Árvore – Pessoa. Técnica Projetiva de Desenho: Manual e Guia de Interpretação. (1ª ed.). São Paulo: Vetor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (115 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com