TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paulo Freire

Artigo: Paulo Freire. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  221 Palavras (1 Páginas)  •  269 Visualizações

BONITEZA DE UM SONHO

.Em sua essência, ser professor hoje, não é nem mais difícil nem mais fácil do que era há algumas décadas atás. É diferente, diante da velocidade com que a informação se desloco, envelhece e morre, diante de um mundo em constante mudança, seu papel vem mudando, se não na essêncial tarefa de educar, pelo menos na tarefa de ensinar, de conduzir a aprendizagem e sua própria formação que se tornou permanente necessária, as novas tecnologias criaram novos espaços do conhecimento.

.O ofício de professor está, realmente em risco de extinção? não é a profissão que está morrendo, é uma profissão que está renascendo. Em geral, sua formação limita-se a aspectos técno-pedagogicos e não ético-políticos, que seriam afinados com os motivos da sua escolha. Examinar as teorias implícitas, estilos cognitivos, preconceitos, na formação permanente dos professores, o momento fundamental é o da reflexão crítica sobre a prática.

. Recentemente tem-se realçado o caráter "reflexivo" da função docente como algo muito novo. Todavia, não existe nenhuma teoria da educação que não defenda expressamente a necessidade da reflexão na prática do professor. Ensinar é mobilizar o desejo de aprender. mais importante do que saber é nunca perder a capacidade de aprender. Paulo Freire instia na necessidade de reafirmar a estética como dimensão fundamental da tarefa de educar.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com