TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia filosofia educacional

Seminário: Pedagogia filosofia educacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  Seminário  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 2

. As avaliações exclusivamente quantitativas e mensuradoras não consideram criticamente as filosofias educativas, os valores formativos e as missões das instituições. Estão mais voltadas ao já-realizado que aos projetos a realizar. Impostas de cima para baixo e desde o exterior, não envolvem os atores da comunidade acadêmica e, deste modo, inibem um signifi cativo compromisso dos docentes com as necessárias transformações e inovações educativas, sociais, nacionais. Se os educadores, professores e estudantes, não se sentem responsáveis e participantes dos processos, as transformações serão burocráticas e de curto alcance.

Deveria haver uma forte sinergia entre avaliação e valores democráticos e republicanos e suas respectivas políticas, os conhecimentos e a formação para a justiça social e a emancipação humana. Por isso, a avaliação deveria ter como foco central os temas relativos ao cumprimento institucional das determinações sociais, em especial a formação de cidadãos críticos e criativos, o aprofundamento dos valores democráticos da vida social e o desenvolvimento sustentável da nação. Avaliar é muito mais que medir e classifi car. A avaliação educativa e participativa tem um signifi cado e um papel ético-político essencial na construção da cidadania e da sociedade democrática.

É importante que a avaliação envolva a participação de uma parte significativa da comunidade acadêmica e científica em processos que produzam significados sobre questões como, por exemplo, as que seguem: relevância social e pertinência dos conhecimentos transmitidos e gerados, considerando projetos nacionais, necessidades do entorno, desenvolvimento sustentável, inclusão social, cultura de paz, diminuição da pobreza e da desigualdade etc.; valores e significados das atividades pedagógicas e científi cas para a formação de cidadãos e profi ssionais críticos, éticos, competentes e dotados das virtudes necessárias para a consolidação de uma sociedade democrática e justa; políticas institucionais orientadas a ampliar as oportunidades de acesso e permanência de estudantes procedentes de setores desfavorecidos e demais ações afi rmativas de inclusão social; ações efetivas orientadas à formação de docentes de todos os níveis educativos; integração dos egressos na sociedade, inclusive no mundo econômico; inserção da instituição na comunidade acadêmica e de pesquisa internacional.

“Importante é que a avaliação não se reduza a controlar, nem tampouco seja a supressão da autonomia e da liberdade intelectual, mas sim um instrumento para elevar a consciência dos problemas, para potenciar os signifi cados dos fenômenos e para projetar novas possibilidades de construção. Contribua para a emancipação, portanto.” (DIAS SOBRINHO, 2002,)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com