TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Personalidade

Por:   •  31/5/2015  •  Resenha  •  3.742 Palavras (15 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 15

                                             PERSONALIDADE

A palavra personalidade frequentemente é definida pelo senso comum, como um atributo ou característica de uma pessoa que causa alguma impressão nos demais, aquilo que é mais típico no indivíduo. O termo personalidade, deriva do latim persona, designava as máscaras usadas no teatro, ou “aparência”, aquilo que parecemos ser aos outros. Em Psicologia, entende-se por personalidade “o conjunto total de características próprias do indivíduo que, integradas, estabelecem a forma pela qual ele reage costumeiramente ao meio ambiente”             (Braghirolli et al., 1995).

Em termos gerais a personalidade, consiste em padrões relativamente duradouros e constantes de perceber, sentir, pensar e comportar-se, os quais parecem dar às pessoas identidades separadas (Davidoff, Linda). Configuração esta que poderá articular-se em dois níveis, um externo, observável, as respostas externas do indivíduo e, outro não observável, interferências e respostas internas.

- Frequência de comportamentos de um indivíduo ocorridos durante um período de tempo e numa gama de situações diferentes, o que faz dele um sistema de impulsos e de hábitos que fazem com que a pessoa responda de um modo semelhante perante determinadas situações (Ferreira, Carvalho et al,).

- É aquilo que caracteriza o indivíduo (Ruch e Zimbardo, Psychology and Life).

- Consiste na organização dinâmica dos sistemas psicofísicos (traços enquanto constantes e estáveis) que determinam o seu comportamento e pensamento característicos (Allport, 1937).

Em síntese, a personalidade de uma pessoa é, portanto, a combinação dos traços que empregamos para descrevê-la.

Devido às dificuldades e controvérsias em definir o termo personalidade, alguns estudos nos possibilitam identificar algumas características gerais da personalidade. Dentre elas, podemos destacar:

 - Global: tudo o que somos elementos hereditários, orgânicos, adquiridos, aprendidos, afetivo, cognitivo, de forma integrada.

- Social: as características dos indivíduos desenvolvem-se e manifestam no contexto social, nas interações sociais, permitindo ou não seu ajustamento ao meio.

- Dinâmica: interação frequente dos vários elementos, os vários elementos que compõem a personalidade, se interagem, combinam-se, organizam-se e harmonizam as diversas formas de comportamento do indivíduo, podendo produzir novos comportamentos e adaptar-se.

- Individual: maneira peculiar, única de cada indivíduo, que o distingue dos demais.

A personalidade se apresenta como a interação dinâmica de vários sistemas, que recebem a designação de áreas. As principais são:

- Físico: constituição individual, resultante da genética e forças do meio;

- Emoções: sentimentos individuais: alegria, tristeza, raiva, ódio, etc;

- Temperamento: características emotivas; faz com as pessoas sejam apáticas, agitadas, instáveis, emotivas, etc;

- Caráter: conjunto de qualidades, traços (honradez, honestidade, sinceridade; etc), conduta certa ou errada para se enquadrar ou não nos padrões de comportamento socialmente aceitos (bondade, perversão, amizade, honestidade, etc);

Subjetivos: interesses, ideais, desejos, aspirações, inteligência, etc; refere-se ao que é mais representativo em um indivíduo, ou seja, o que ele realmente é, e não somente o que o distingue dos demais.

 Características comuns entre as várias definições:

- Similaridade das reacções que uma pessoa tem em diversas situações.

- As pessoas são diferentes em termos de características de personalidade (sociáveis, organizadas, activas…)

- Para exercer determinados cargos, umas características são mais importantes do que outras, em virtude de os detentores de tais características se adaptarem melhor às exigências do cargo.

Ex. Um adequado grau de sociabilidade e adaptação é tido como um requisito importante no desempenho de funções que impliquem forte relacionamento com o público.

- A partir das características de personalidade é possível predizer o comportamento profissional de alguém.

Ex. Uma personalidade marcadamente individualista dificilmente se integra num ambiente de trabalho em grupo.

Diferentes traços interagem para formar tipos diferentes de personalidade, a saber:

1- Personalidade autoritária

- Rigidez

- Obediência

- Submissão à autoridade

- Tendência para estereotipar

2- Personalidade Maquiavélica

- Orientada para a manipulação e controlo

- Com pouca sensibilidade para as necessidades dos outros

3- Personalidade Existencial

- Tende a valorizar a escolha

- Tentativas de manter uma percepção exacta da realidade

- Procura compreender as outras pessoas.

Influências no desenvolvimento da personalidade:

- Os nossos traços físicos e o revestimento biológico limitam os modos com que somos capazes de nos adaptar ao nosso meio circundante;

- A nossa socialização e cultura do nosso grupo e sociedade;

- Diversos eventos vividos, as sensações e outros factores situacionais que experimentamos.

- A variável personalidade é evolutiva e dinâmica.

Na década de 1930, era característico do estudo da personalidade, a abordagem por métodos experimentais de fenómenos como a percepção, a motivação, etc.

Na década de 1960, o nível de análise no estudo da personalidade desloca-se para a relação indivíduo-situação.A preocupação da investigação centra-se na demonstração longitudinal e trans-situacional da consistência do comportamento.

Traços de personalidade:

Padrões consistentes de pensar, agir e sentir, que distinguem uma pessoa de outra.

O traço descreve o quanto um indivíduo se diferencia de outro, sendo a soma das diferenças a especificidade do indivíduo.

Na investigação da personalidade procura-se detectar e explicar a consistência de traços caracterizadores de forma de pensar, de sentir e de agir, que envolve fazer comparações entre pessoas e procurar consistência de traços que as diferenciem.

Alguns aspectos a registar:

- para alguém ser influenciado por uma situação é necessário que possua a característica de ser influenciado pela situação;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)   pdf (251.6 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com