TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Personalidade

Por:   •  31/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.222 Palavras (5 Páginas)  •  514 Visualizações

Página 1 de 5

Curso de Psicologia

Estudo dirigido Psicologia do Desenvolvimento III - Capítulo 15

Data de entrega: 18.08.15

1.De o conceito de plasticidade?

2.O que é ninho vazio?

3.Fala a respeito da Síndrome da porta giratória.

4.A meia idade é um período movimentado e geralmente estressante. Justifique e cite exemplos dessa afirmação.

5. Descreva os fatores que afetam a saúde na meia idade.

6. Quais são os sintomas físicos do estresse descritos com maior frequência na meia idade?

7. Defina o conceito de envelhecimento no senso comum do conceito de envelhecimento biológico.

8. O que é Senescência? O que é Senilidade?

9. Descreva o envelhecimento bem sucedido?

10. Descreva o modelo SOC ( Baltes) apontando os seus objetivos.

11. Uma das diretivas prioritárias do Plano de Ação Internacional sobre o Envelhecimento 2002 (OMS, 2002) refere-se à necessidade de fomentar a inserção social das pessoas idosas. Cite essas diretivas.

12. Fale sobre a relação entre desempenho criativo e a idade.

13. A partir de sua experiência, os estudantes em idade não tradicional parecem se sair melhor ou pior na faculdade do que estudantes mais jovens? Como você explicaria sua observação?

14. Diferencie Inteligência Fluida da inteligência Cristalizada e como elas são afetadas pela meia idade.

15. Descreva as perdas cognitivas que ocorrem na meia idade.

16. Que mudanças físicas geralmente ocorrem durante os anos intermediários e que impacto psicológico elas têm?

17. Cite as mudanças que ocorrem no funcionamento sensório e motor durante a terceira idade.

18. Como os padrões de trabalho mudaram e como o trabalho contribui para o desenvolvimento cognitivo?

1) O conceito de plasticidade sugere que aquilo que as pessoas fazem e o modo como vivem têm relação com a maneira como envelhecem.

2) Fase de transição na criação dos filhos depois que o último deles deixa o lar dos pais. É uma transição para uma nova etapa: o relacionamento entre pais e filhos adultos.

3) Tendência entre jovens adultos de retornar ao lar dos pais enquanto estabelecem-se ou em épocas de dificuldades financeira, conjugai ou de outro tipo.

4) A meia idade pode ser definida (entre 40 e 65 anos), A meia-idade geralmente é um período movimentado, às vezes estressante. Ela costuma ser repleta de muitas responsabilidades e de múltiplos papéis - responsabilidades e papéis que a maioria dos adultos sente-se competente para enfrentar: administrar lares, departamentos ou empresas; lidar com a independência dos filhos; talvez cuidar de pais idosos ou iniciar novas carreiras.

5) A hipertensão é um importante problema de saúde na meia- idade. A AIDS tende a ser mais grave em pessoas mais velhas devido ao seu sistema imunológico mais fraco.

Abaixa renda está associada à pior saúde. As taxas de mortalidade são mais altas para os homens do que para as mulheres, e mais altas para pessoas negras do que para brancas.

Após a menopausa as mulheres tornam-se mais suscetíveis à doenças cardíacas e à osteoporose e podem fazer terapia de reposição hormonal (TRH) ou algum tratamento alternativo.

As causas de estresse ocupacional incluem sobrecarga de trabalho, conflitos interpessoais, assédio sexual e uma combinação de pressão alta e de pouco controle. O estresse constante pode levar ao esgotamento.

O desemprego causa estresse. Efeitos físicos e psicológicos podem depender dos recursos de enfrentamento.

6) Os sintomas físicos de estresse descritos com maior freqüência são dores de cabeça, dor de estômago, dores musculares ou tensão muscular e fadiga. Os sintomas psicológicos mais comuns são nervosismo, ansiedade, tensão, raiva, irritabilidade e depressão. Reações psicológicas ao estresse podem aumentar a vulnerabilidade à doença, assim como o esforço para lidar com o próprio estresse.

7) envelhecimento biológico é o resultado de processos que variam de pessoa para pessoa e que são influenciados tanto por fatores internos como externos; às vezes chamadas de teorias de erro.

8) Senescência - Período do ciclo de vida marcado por mudanças no funcionamento físico associadas ao envelhecimento; ele se inicia em idades diferentes para cada pessoas.

Senilidade - se refere à fase do envelhecer em que o declínio físico é mais acentuado e é acompanhado da desorganização mental. 

9) Satisfação com a vida, longevidade, ausência de incapacidade, domínio/crescimento,participação social ativa, alta capacidade funcional/independência e adaptação positiva. destacando-se: nível educacional elevado; prática de atividade física regular; senso de auto-eficácia; participação social e ausência de doenças crônicas.

10) Dois são os objetivos da teoria de seleção, otimização e compensação (teoria SOC): descrever o desenvolvimento em geral e estabelecer como os indivíduos podem, efetivamente, manejar as mudanças nas condições biológicas, psicológicas e sociais que se constituem em oportunidades e em restrições para seus níveis e trajetórias de desenvolvimento. A plasticidade comportamental é sua inspiração central, pois interessa saber como indivíduos de todas as idades alocam seus recursos internos e externos a essas três funções no sentido de maximizar ganhos e minimizar perdas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (177.1 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com