TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa De Crianças Superdotadas

Monografias: Pesquisa De Crianças Superdotadas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  1.240 Palavras (5 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 5

Crianças com Altas Habildades

1John Wilker de Almeida Lesmo 2Elódia Maldonado 3Leyisa Sena Carvalho Cardoso

Resumo: Altas Habilidades/Superdotação é algo que é desconhecido por muitos ainda hoje em dia, e as características das altas habilidades aparecem desde da infância, e por conta desta falta de conhecimento muitas crianças não estimuladas e tratadas corretamente,

principalmente na escola, professores que não identificam a alta habilidade/superdotação na criança indicando como déficit de atenção, hiperatividade e etc.

Palavras chave: Altas habilidades/superdotação, crianças, escola.

Abstract: High Abilities / Giftedness is something that is still unknown to many today, and the characteristics of high abilities appear since childhood, and because of this lack of knowledge many children unstimulated and treated properly, especially at school, teachers who do not identify high ability / gifted child in indicating as attention deficit, hyperactivity and etc.

Keywords: High Abilities / Giftedness, children, school.

1. Introdução

O módulo PINESC tem por finalidade, demonstrar aos acadêmicos o Sistema Único de Saúde (SUS), como é colocado em prática, dando a oportunidade aos mesmos de conhecer a importância da equipe multiprofissional, e como o psicólogo se encaixa nela.

Proporciona alem de uma aprendizagem prática, uma transparência da realidade tanto da eficácia do SUS, em todos os seus parâmetros, mas também da população que o recorre, não só das gratificações como das dificuldades e problemas sociais enfrentadas pelos brasileiros. Tornando-se assim estes os objetivos gerais e específicos do módulo, pois um complementa ao outro.

O módulo teve duração de cinco meses, iniciando em Fevereiro e tendo término em Junho no Centro de Atenção Psicossocial Pós Trauma (CAPPT).

O CAPSi é especializado em tratamento de crianças e adolescentes que possuem algum transtorno mental, são atendidos pacientes até os 17 anos de idade.

Os pacientes podem agendar consultas presencialmente sem necessidade de encaminhamento e posteriormente passam pelas seguintes etapas acolhimento; avaliação (terapia ocupacional, psicologia, psiquiatria); projeto terapêutico multiprofissional; tratamento; alta terapêutica.

A unidade de CAPSi localiza-se na Travessa Ana Vani , 44, Centro, Campo Grande – Mato Grosso do Sul.

Os acadêmicos neste tempo puderam estar vivenciando muitas atividades do CAPSi como acolhimento; oficinas terapêuticas; visitando o

Hospital Nosso Lar, na ala infantil, realizando até uma atividade musical tocando e cantando com aqueles que estavam internados e seus acompanhantes.

Através de tudo vivenciado no CAPSi este artigo relatará sobre o que é criança com altas habilidades/superdotadas, pois em dois acolhimentos foi identificado crianças com probabilidade de possuir altas habilidades.

2- Altas Habilidades- Conceito

Superdotação se refere a uma pessoa que possui uma capacidade mental significamente acima da média, e não são iguais a habilidades, pois habilidades são aprendidas e seus comportamentos são adquiridos. A superdotação intelectual é a aptidão inata para atividades intelectuais que não podem ser adquiridos através de esforço pessoal, o termo superdotado sugere ainda a presença de um talento, seja na área musical, literária ou de artes plásticas.

Muitas vezes se confundem altas habilidades com “gênio” Assim, é comum acreditar que, para ser superdotado o indivíduo necessariamente deverá apresentar um desempenho surpreendentemente, uma coisa original, talvez por quer Mozart aos c5 anos compunha sonatas, e os produziu uma sinfonia e aos 16 já tinha mais de 135 obras, ou Leonardo da Vinci que na idade média ainda fez esboço de helicópteros e de até um submarino, ou Picasso que foi um grande pintor, ou Einstein que foi um grande físico, as pessoas que possuem altas habilidades não precisam desenvolver coisas extraordinários, só apresentam o nível intelectual superior aos demias.

2.1 Altas Habilidades na Criança

A maioria das crianças diagnosticadas com altas habilidades/superdotação são sempre encaminhadas pela escola para avaliação psicológico seja com psicólogo ou psiquiatra, e sempre relatam as mesmas queixas, déficit de

atenção, hiperatividade e etc., raramente identificando os traços de superdotação na criança.

2.2 Como identificar Crianças com Altas Habilidades/Superdotadas

A identificação de alunos com altas habilidades/superdotação é um aspecto que chama a atenção de inicio, porque envolve o conhecimento de indicadores de características individuais que evidenciam uma capacidade superior, em uma área de interesse do aluno. Tem em vista possibilitar que cada sujeito possa expressar suas contribuições para a sociedade, e no caso destes sujeitos, podendo deixar contribuições significativas para o futuro da humanidade.

A identificação de pessoas com altas habilidades/superdotação tem sido realizada não com intuito de “rotular” estes indivíduos, formar um grupo de elite, entre outras colocações que são feitas neste sentido, que normalmente vem imbricada por inúmeros mitos. A identificação permite que estes sujeitos possam receber um atendimento que vá ao encontro de suas reais necessidade e interesses, para que possa estar desenvolvendo e estimulando suas habilidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com