TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pinóquio as avesas

Por:   •  17/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.480 Palavras (6 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 6

                                   UNIP- UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO DE PEDAGOGIA 2° Semestre

Trabalho sobre o livro Pinóquio as avessa

                                                                                                                   

                                                                             

Jacqueline dos Santos Migotto

R.A: A186CC-1

ASSIS

        2014        

Índice

Introdução...........................................Página

Resumo...............................................Página 2

Abordagem Tradicional........................Página 3

Abordagem Comportamental................Página 4

Abordagem Humanista.........................Página 5

Conclusão............................................Página 6

Referência Bibliográfica........................Página 6

Introdução

Este trabalho visa mostrar as diferentes formas de abordagens educacionais, sendo elas ensino tradicional, abordagem comportamental e abordagem humanista.

Todas contem como base, a relação entre professor e aluno, levando em consideração a formação do professor que acaba sendo de crucial importância para existir uma educação eficaz.

Assim como a estória de Pinóquio às Avessas que está diretamente relacionada com as mesmas.

Resumo do livro Pinóquio ás Avessas

Pinóquio ás Avessa aborda uma estória para analisar as diferentes metodologia de ensino, de forma mais crítica e menos condicionada.

Esta crítica é exposta através de Felipe, personagem principal, que era muito alegre e curioso, adorava pássaros e estava sempre em busca de novos conhecimentos sobre eles. Um dia seu pai lhe informou que em breve ele teria que frequentar a escola para adquirir os conhecimentos necessários para que pudesse futuramente ser alguém, pois sua visão nós somos a profissão que exercemos.

Felipe passou então a criar expectativas sobre o colégio, imaginando que lá ele aprenderia tudo sobre seus tão amados pássaros e quem sabe um se tornar um cuidador de pássaros. Porém toda essa empolgação acabou assim que percebeu que a escola, não era para aprender curiosidades sobre a vida, e que quando tentavam saber sobre determinados assuntos, fora do contexto da aula eram repreendidos pelos professores que diziam que aquele não era o momento para pensar sobre isso.

No começo, foi difícil sua adaptação aos sistemas educacionais, mas aos poucos ele foi minimizando suas curiosidades e passou a dar prioridade para as “regras” impostas pela sociedade, ou seja, estudou o que lhe disseram que era preciso, se formou, cursou uma universidade e adquiriu uma profissão.

Felipe se tornou um frango lojista, muito bem sucedido, no entanto algo dentro dele o impedia de ser completamente feliz, pois a seu ver, estava vivendo em um mundo de pessoas sobreviventes, de réplicas de uma população arcaica.

Por este motivo, Felipe procurou um psicólogo que o ajuda a se libertar, dando a ele a possibilidade de sair do mecanismo em que estava apresentando-o as informações antes tão almejadas sobre seus pássaros.

Ensino Tradicional

Ao decorrer da estória, Rubens Alves procura destacar pensamentos que se espalham há anos pela sociedade.

De acordo com ele muitas pessoas acreditam que a criança quando crescer só irá ser inserida na sociedade se seguir o aprendizado que é transmitido pelo professor.

Se baseando no ensino tradicional, onde a escola é o local ideal para a transmissão de conhecimento que a sociedade exige do homem, a atenção está totalmente ligada no objeto (professor) e não no sujeito (aluno).

Nesta abordagem os alunos são tratados todos da mesma forma, desconsiderando a individualidade de cada um.

O aluno é visto como uma tabula rasa ou folha em branco, onde não há conhecimentos anteriores, o mesmo só irá ser transmitido pelo professor. O foco estava na quantidade de informações que seriam armazenadas e não na formação de pensamento reflexivo e do potencial criativo.

Esta forma de aprendizagem que é imposta sobre a criança, está relacionado ao ambiente sociocultural de onde a mesma vive. O homem deve se introduzir ao meio, que para ele é externo, meio que nos impulsiona normas e valores importantes para que consiga desenvolver uma personalidade capaz de nos manter aceitos na sociedade.  

Abordagem Comportamental

De acordo com a abordagem comportamental, o homem é produto de um meio que pode ser manipulado, e o homem modificado pelo ambiente social e cultural a fim de chegar a um objetivo prévio.

Por consequência das influências e forças extremas existentes no meio ambiente, o indivíduo passa a seguir padrões, a ele estabelecido, abandonando suas próprias ganas e se tornando auto controlador, e autossuficiente o que enfatiza a modificação do social para o pessoal.

Com base no livro Pinóquio às Avessas, Felipe acabou se tornando o que o sistema havia imposto, deixou de fazer perguntas que não eram relevantes e passou a seguir os parâmetros “aceitáveis” pela sociedade.

Quando ele se forma e se torna um frango lojista respeitoso, mostra diretamente esta influência, pois na realidade seu grande sonho era ser um cuidador de pássaros, mas para não decepcionar seus pais acabou deixando-se manipular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (96.4 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com