TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Aula

Dissertações: Plano De Aula. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/2/2014  •  750 Palavras (3 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 3

Jogos e brincadeiras na educação infantil

SANTA CRUZ DO SUL-RS

2013

Identificação

Tema

Jogos e brincadeiras na educação infantil

Delimitação do tema

A importância do brincar, pular, subir, descer, correr, cantigas e brincadeiras de roda das crianças para que assim a compreensão e convivo entre si seja melhor e agradável.

Problematização

Como subsidiar crianças da educação infantil da importância do brincar, pular, subir, descer, correr, cantigas e brincadeiras de roda no seu cotidiano?

Justificativa

Considerando a necessidade e a importância das crianças estarem ligadas a tecnologia e a modernidade dos dias de hoje, resolvemos então rever hábitos que as crianças não fazem mais como brincar, pular, subir, descer, correr, cantigas e brincadeiras de roda

Objetivos

Objetivo geral:

Pesquisar como as crianças expressão seus sentimentos, emoções, desejos, necessidade e compreender o processo de aprendizagem das crianças da educação infantil.

Objetivos específicos:

Investigar alternativas que possibilitam atividades que despertem o brincar na educação infantil.

Compreender como se da o processo lúdico de aprendizagem das crianças da educação infantil.

Cultivar o desejo das crianças de brincar, pular, subir, descer, correr, cantigas e brincadeiras de roda na educação infantil.

Fundamentação teórica

A opção em abordar esse tema foi devido a ele estar esquecido pelas crianças na atualidade, essas crianças não sabem o prazer de brincar com jogos e brincadeiras antigas, feitos por eles mesmos, ou até mesmo poder brincar de algo que possa mexer, correr, subir, descer, sair do lugar, se divertir de maneira simples e fácil.

Conforme Hermínia (2007, p.91).

O ato de brincar desempenha um papel importante na infância, pois brincando que a crianças aprende e se desenvolve, experimenta e interage, relacionando aquilo vivencia com o que observa a sua volta, estabelecendo as relações necessárias para a aquisição do conhecimento.

Hoje em dia não vê crianças mais fazendo essas brincadeiras. A tecnologia e também a violência restringem as brincadeiras fazendo que a crianças fiquem horas e horas na frente de computadores e televisão.

As crianças ficam mais preocupados em passar de fase e vencer obstáculos, disputar corridas, deixando até mesmo de fazer um passeio para ficar ali na frente do computador ou da televisão, ocorre isso sem criança sair do lugar, ficando parada e assim a cada dia mais o sedentários.

Para Hermínia (2007, p.85).

Brincando, a criança organiza e constrói seu próprio conhecimento e conceitos, relaciona idéias, estabelece relações lógicas, desenvolve a expressão oral e corporal, reforça as habilidades sociais e reduz agressividade.

São esses jogos e brincadeiras que crianças demonstram seus sentimentos, vontades, medos, as crianças ligam a imaginação com a realidade vivida. São simples fontes de estímulos ao desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança e também forma de expressão.

Segundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com