TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Aula

Artigo: Plano De Aula. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  829 Palavras (4 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 4

1- Como você procura ter acesso à criança, a seus opressores, ao corpo docente e aos pais? De que modo pretende coletar evidências das ocorrências e identificação dos líderes?

- Quanto à criança e seus opressores, após a identificação dos indícios conversar com a vitima e agressor em particular para que não sejam expostos;

- Quanto ao corpo docente, averiguar as queixas apontadas pelos mesmos em relação aos alunos que passaram a apresentar déficit de concentração e de aprendizagem, sintomas psicossomáticos como dores, tonturas, sudorese, estresse, depressão e outros;

- Quanto aos pais, convocá-los para conversar sobre como está o comportamento da criança em casa e comunicar as atitudes dela no ambiente escolar ( tanto vítima, quanto agressor).

2-Que ações, como coordenador pedagógico, pretende empreender, junto aos atores da escola e da comunidade? Procure pensar em ações não só para corrigir o que passou, mas também para evitar futuras situações semelhantes. Pense no que falamos sobre valorizar a diversidade cultural, tanto no contexto mais teórico do módulo como na legislação que apresentamos. Como poderia tentar desenvolver ações de valorização da diversidade cultural de todos para que não houvesse preconceitos?

Uma proposta de programa pautado em valores como tolerância, respeito e solidariedade, visando subsidiar o educador na identificação dessas situações e na reflexão sobre como lidar com esse processo, que interfere prejudicialmente no desenvolvimento socioeducacional dos alunos.

Envolver a escola de maneira lúdica, por meio das seguintes atividades:

- Elaboração de cartazes sobre o aspecto desumano de nossa época e, em especial do "bullying";

- Elaboração de atividades que promovam debates e conscientizações sobre como lidar com este comportamento, visando desenvolver e estabelecer lideranças positivas entre os alunos;

- Apresentação de vídeos/filmes que abordem sobre o assunto, com posterior debate entre os alunos;

- Dinâmicas de grupo visando um compartilhar de vivências de bullying;

- Reuniões com os familiares para que possam participar do processo e se conscientizar de sua responsabilidade, tanto na formação de alunos "bully"(agressor) como na formação de alunos alvos de "bullying"(vítima).

3- Como pretende monitorar e avaliar se suas ações foram bem sucedidas e como pretende implementar um planejamento que seja incorporado ao cotidiano escolar, em uma perspectiva valorizadora da diversidade no espaço escolar?

O monitoramento ocorrerá através de incentivo a criação de grupos de alunos e pais solidários nas escolas com objetivo de atuar nos horários de entrada, recreio e saída, inibindo a ação dos agressores e incluindo os que têm dificuldades de se relacionar, além dos alunos novos. E a avaliação dos resultados esperados, ocorrerá através da promoção da reflexão crítica sobre o tema desde a possibilidade de sua identificação até as consequências desse fenômeno, promovendo uma aprendizagem significativa e contextualizada, possibilitando aos alunos a contemplação dos princípios para uma educação de respeito às diferenças, buscando um comprometimento consigo mesmo e o meio que estão inseridos e o qual são agentes integrantes e transformadores.

Tarefas/atribuições/ações a serem incorporadas.

1-Definir o que é bullying e suas consequências;

2-Identificar vítimas e agressores;

3-Apresentação de vídeos sobre o assunto com posterior debate entre os alunos.

Com pais ou responsáveis:

1-Explicar o que é bullying e seus sintomas;

2-Detectar as mudanças de comportamento dos envolvidos (vítima e agressor);

3-Reuniões com pais /responsáveis para conscientizá-los da existência do fenômeno e suas consequências.

Justificativa

Para prevenir e combater

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com