TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Políticas Publicas de Saúde Mental

Por:   •  30/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.422 Palavras (10 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

 

Políticas Públicas de Saúde Mental e Assistência Social

ATIVIDADE AVALIATIVA A1

 

Profª. Elvira Maria Ventura Filipe

CURSO: Psicologia

SEMESTRE:

DIA DA SEMANA DA AULA: 5ª

PERIODO: Matutino

CAMPUS: Paulista

SÃO PAULO

        2023

 Levantamento sobre os serviços públicos de saúde mental e assistência social existentes na cidade de São Paulo

Os serviços públicos de saúde mental fazem parte da Redes de Atenção Psicossocial elaboradas pelo governo como parte das diretrizes e estratégias à assistência à Saúde Mental. As Redes de Atenção Psicossocial visa promover cuidado as pessoas em estado de sofrimento, transtorno mental ou com necessidades decorrentes ao abuso de álcool e drogas. Essas redes estão subdivididas em Atenção Primária; Sistema Único de Saúde, Atenção Especializada; formadas por Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT), Comunidades Terapêuticas, Unidades de Acolhimento (UA) e Atenção Hospitalar; Urgência e Emergência (SAMU), Enfermarias Especializadas em Hospital Geral e Hospital-Dia.

Os Centros de Atenção Psicossocial são instituições públicas destinadas a acolher pessoas em sofrimento psíquico ou com transtornos mentais, isso inclui aquelas com alguma dependência química. Seu principal objetivo é trabalhar na sua reintegração social e familiar, apoiá-los em suas iniciativas de busca da autonomia, oferecer-lhes atendimento médico e psicológico, além de uma reabilitação psicossocial. O CAPS é formado por uma equipe multiprofissional e seu modelo constituem a principal estratégia do processo de reforma psiquiátrica. O objetivo do CAPS é oferecer atendimento à população de sua área de abrangência, realizando o acompanhamento clínico e processos terapêuticos, reintegrar os usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. Todo o trabalho desenvolvido no CAPS deverá ser realizado em um “meio terapêutico”, isto é, tanto as sessões individuais ou grupais como a convivência no serviço têm finalidade terapêutica. Isso é obtido através da construção permanente de um ambiente facilitador, estruturado e acolhedor, abrangendo várias modalidades de tratamento. Ao iniciar o acompanhamento no CAPS se traça um projeto terapêutico com o usuário e, em geral, o profissional que o acolheu no serviço passará a ser uma referência para ele. Esse profissional poderá seguir sendo o que chamamos de Terapeuta de Referência (TR), mas não necessariamente, pois é preciso levar em conta que o vínculo que o usuário estabelece com o terapeuta é fundamental em seu processo de tratamento.

Existem diferentes tipos de CAPS de acordo com o tipo de demanda dos usuários e localização. Os diferentes tipos de CAPS são:  

  • CAPS I e II;  oferece atendimento diário a adultos com transtornos mentais severos e persistentes, e também para aqueles que possui transtornos devido ao uso de substâncias psicoativas, esse modelo atende em locais onde a população é entre 20mil e 50mil habitantes.
  • CAPS III; oferece atendimento diário e noturno a adultos, durante sete dias da semana, atendendo à população com transtornos mentais severos e persistentes, também por causa do uso de substâncias psicoativas, atende onde a população é acima de 150mil habitantes.
  • CAPSIJ II E III; atende crianças e adolescentes na faixa etária de 0 a 17 anos 11 meses e 29 dias que apresentam transtorno mental grave e/ou persistente que necessitam de acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, incluindo aquelas com necessidades decorrentes ao uso de substâncias psicoativas, esse atendimento é prestado onde há mais 50mil habitantes.  
  • CAPS AD e AD II: atende a todas as faixas etárias, são especializados em transtornos causados pelo uso de álcool e drogas, presta atendimento diário à população com transtornos decorrentes do uso e dependência de substâncias psicoativas.
  • CAPS AD III e IV: atende a todas as faixas etárias, contam com 8 a 12 vagas de  acolhimento noturno e observação, funcionam 24h e estão mais direcionados aos usuários que sofrem transtornos causados pelo uso de álcool e drogas, . Esse tipo de CAPS possui leitos de repouso com a finalidade exclusiva de tratamento de desintoxicação. Abaixo segue uma tabela dos diferentes tipos CAPS e suas localidades:

Centros de Atenção Psicossocial

CAPS

Centro

Norte

Sul

Leste

Oeste

Sudeste

CAPS AD

0

0

0

1

0

0

CAPS AD  II

0

1

2

6

2

6

CAPS AD III

4

3

6

4

2

1

CAPS AD IV

1

0

0

0

0

0

CAPS IJ II

0

4

6

7

2

6

CAPS IJ III

1

1

2

1

2

3

CAPS ADULTO II

0

3

2

6

2

4

CAPS ADULTO III

1

2

7

1

2

3

  1. Unidades de Acolhimento:

As Unidades de Acolhimento são unidades públicas de assistência social, do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, que executam Serviços de Acolhimento Institucional. Os Serviços de Acolhimento Institucional se destinam ao acolhimento de famílias e indivíduos com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, com o objetivo de garantir proteção integral, garantindo privacidade, respeitando costumes, tradições e a diversidade de: ciclos de vidas, arranjos familiares, raça/etnia, religião, gênero e orientação sexual. Os serviços são direcionados ao público em geral, crianças, adolescentes, adultos, idosos e famílias. Os tipos de unidades de acolhimento são:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (181.1 Kb)   docx (213 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com