TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO - APRESENTAÇÃO DO TRABALHO SOBRE SAÚDE MENTAL E POLÍTICAS PÚBLICAS

Por:   •  4/9/2016  •  Seminário  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 2

RELATÓRIO -  APRESENTAÇÃO DO TRABALHO SOBRE SAÚDE MENTAL E POLÍTICAS PÚBLICAS

        A apresentação do grupo com a temática “Saúde mental e políticas públicas” se inicia com uma breve descrição histórica sobre como foi o desenrolar da saúde mental no Brasil. Inicialmente o grupo narra como se deu o início da urbanização do Rio de Janeiro no século xix e a criação da primeira instituição psiquiátrica no país, passando pelas Políticas sociais (normas e medidas estatais), investimentos em hospícios e uma psiquiatria voltada para um controle social e não visando o bem estar do paciente.

O relato segue abordando os caminhos que o tema “saúde mental” trilhou, até os dias de hoje, passando pelas leis, debates, movimentos sociais e estratégias adotadas.

O grupo aborda a reforma psiquiátrica que surgiu na Itália em 1978, as mudanças na lei brasileira através de decretos na tentativa de modernizar e humanizar os atendimentos à pacientes portadores de sofrimento mental, e faz um relato sobre a “Luta Antimanicomial” que teve seu início em 18 de Maio de 1987

De acordo com o grupo, são tomadas uma série de ações como: extinção progressiva dos manicômios e sua substituição por outros recursos assistenciais; regulamentação a internação psiquiátrica compulsória; proibição de construção de novos hospitais psiquiátricos públicos, de modo que a internação seja o último recurso. Uma série de outras medidas são tomadas, cercadas dos devidos cuidados e do absoluto respeito à cidadania do paciente,

Devido á essas mudanças são criadas instituições substitutivas como uma alternativa ao Hospital psiquiátrico como: Centros de Referência em Saúde Mental (CERSAMs), Centros de Convivência; Centros de Saúde; Núcleo de Atenção Psicossocial (NAPS); Centro de Atenção Psicossocial (CAPS); Serviço Residencial Terapêutico (SRT) que são residências terapêuticas ou simplesmente "moradia“ e se constituem como alternativas de moradia, para aqueles que tiveram longos períodos de internação e não tem apoio adequado de familiares e que tem como finalidade a reinserção social dos pacientes.

A apresentação se encerra com o grupo fazendo menção ao dia internacional da Luta Antimanicomial no dia 18 de maio e fazendo um convite à participação no desfile que aconteceria em Belo Horizonte, com concentração na praça da Liberdade. E finaliza com algumas imagens sobre eventos anteriores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (70.5 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com