TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Por Que A Hipnose Foi Abandonada Por Freud

Artigos Científicos: Por Que A Hipnose Foi Abandonada Por Freud. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/12/2014  •  241 Palavras (1 Páginas)  •  2.342 Visualizações

Freud formou-se em medicina em 1881 e após trabalhar como anátomo-patologista, especializa-se em neuropsiquiatria. Faz um estágio em Paris, com Charcot, médico influente que fez muitos adeptos da hipnose, muito por conta de seu método que mais poderia ser comparado a um espetáculo. Charcot reunia um grande grupo de espectadores médicos e lhes apresentava o funcionamento da hipnose utilizando uma de suas pacientes e também médicos voluntários da platéia, retirava sintomas (paralisias, cegueiras, tremores...) como se fosse mágica, mas era ciência, era a comprovação da existência de um inconsicente.

Freud então teve um contato especial com a hipnose, que lhe pareceu a opção perfeita de tratamento para a histeria, afecção sem etiologia orgânica que incomodava médicos da época.

Em 1886 abre seu consultório em Viena, onde aplica a hipnose nas pacientes histéricas.

Ocorre que Freud começa a verificar que a hipnose surtia efeito apenas temporário para a retirada dos sintomas histéricos. Logo eles retornavam ou iguais, a mesma paralisia, ou o mesmo tremor; ou diferentes, surgia um tremor sem etiologia orgânica em quem estava com paralisia antes da hipnose, por exemplo. Freud então constatou que a hipnose apenas servia para provar que conteúdos podem ser armazenados em um local da mente, o inconsciente e que este inconsciente pode ser mexido.

Freud então começou a se dedicar a maneiras de tornar conscientes os conteúdos inconscientes que causavam sintomas. Foi então que transitou do método catártico para o método da associação livre, após abandonar completamente a hipnose.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com