TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio A Psicologia da Educação

Por:   •  12/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  693 Palavras (3 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 3

Portfólio 1 – Comparativo, possibilidades e limitações das vertentes do Behaviorismo, Psicanálise, Gestalt e Humanismo na educação

ALUNO – RAFAEL LIMA LÁZARO

R.A 8108630

[pic 3]Portfólio 1 apresentado para a disciplina Psicologia da Educação, sob orientação da Profa. Inaiê Cordeiro


[pic 4]

  1. Introdução.

Este trabalho tem como intuito a construção de um quadro comparativo que mostre as possibilidades e limitações das vertentes da psicologia do Behaviorismo, Psicanálise, Gestalt e Humanismo no contexto educacional.

  1. Quadro comparativo, possibilidades e limitações das correntes estudadas.

Possibilidades

Limites

Behaviorismo

  • Reforço – Pode ser utilizado para estimular comportamentos desejáveis através de consequências (reforços) no comportamento dos estudantes. Sendo os principais tipos de reforço os seguintes:

  • Reforço Positivo – Quando há uma resposta positiva a um acréscimo de estímulo.
  • Reforço Negativo – Quando há uma resposta positiva a retirada de um estímulo.

O estudante em dado momento pode não reagir mais aos estímulos e passe a necessitar de consequências (reforços) cada vez mais intensos e elaborados. Como foi observado por outras correntes da psicologia, ações e palavras podem advir não somente da percepção sensorial.

Psicanálise

  • A construção de vínculos afetivos - A construção de uma relação afetiva entre professor e aluno propicia um ambiente que estimula ambas as partes a trabalharem em prol do aprendizado do educando. Essa relação de afeto é construída através dos seguintes processos.
  • Transferência – Ocorre quando a vontade do estudante em aprender é conectada a figura do professor, fazendo com que a figura do professor tenha um significado importante para o aluno, e esta significação, se torna um elemento importante para o aprendizado.

  • Contratransferência – Conjunto de reações que o professor tem perante seu(s) aluno(s).

Reduz o aprendizado a relação entre professor e aluno. Se o aluno e o professor não forem capazes de estabelecer laços afetivos positivos, mesmo que a falta de empatia seja apenas de um dos lados, através dos processos de transferência e contratransferência, o aluno poderá ter dificuldades no aprendizado, mesmo que o assunto  lhe pareça interessante e/ou necessário, ou o professor poderá ter dificuldades de ensinar.

Gestalt

  • Percepção como ferramenta de aprendizado - O aprendizado deve ocorrer observando o amplo contexto que cerca o indivíduo, pois o ambiente externo pode afetar a percepção dele ao estímulo dado.
  • Autoavaliação - a reflexão sobre o próprio aprendizado é uma importante ferramenta para se observar as próprias limitações e falhas.

Limita o estudante a sua própria percepção, diminuindo bastante a possibilidade de críticas. A autoavaliação, importante para a Gestalt na educação, diminui a possibilidade de avaliações mais objetivas em temas mais técnicos em que o conhecimento assertivo de fenômenos observados é necessário/

Humanismo

  • Métodos individuais para cada situação – O professor deverá desenvolver métodos de ensino de acordo com as potencialidades e contextos dos estudantes.
  • Foco na autonomia de aprendizado - Autonomia que servirá para que por conta própria o educando busque novos conhecimentos para a resolução de problemas.
  • Aceitação do Aluno – O professor deve saber respeitar e entender os sentimentos e visão de mundo dos seus alunos.

Nesta abordagem, o professor deve desenvolver seu próprio método, consumindo tempo e recursos. Deve ser capaz de ter empatia mesmo quando há divergência grande de visão de mundo dificultando, em mais um aspecto, seu trabalho.  O professor deverá renunciar a sistemas e métodos consagrados de ensino e favorecer a construção de uma abordagem individualizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (163.8 Kb)   docx (255.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com